O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Qualidade de vida relacionada à saúde
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Thaís Cristine Andreetti, Graduanda em Bacharelado em Ciências da Computação. Profª Drª Silvia Marina Anaruma.
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
IDENTIFICAÇÃO DA INSERÇÃO ESPACIAL DOS MIGRANTES PROVINDOS DA AMÉRICA DO SUL PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA ( ) Caio da Silveira Fernandes.
VARIABILIDADE GENÉTICA DO GENE HLA-F EM UMA AMOSTRA DE AFRO-BRASILEIROS DO SUL DO BRASIL Fernanda Alcântara UFPR/TN Prof.ª Dr.ª Valeria Maria Munhoz Sperandio.
IDENTIFICAÇÃO DE CÉLULAS DE DERIVA LONGITUDINAL LITORÂNEA, NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Ana Paula de Martini de Souza Bolsa voluntária.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE POLISSACARÍDEOS PARA O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL Tamyres Mingorance Carvalho - Iniciação.
A Periculosidade Penal como Conceito Histórico e Ideológico Hermínia Geraldina Ferreira de Carvalho Iniciação Científica – Fundação Araucária – 2012/2013.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
ENEM REDAÇÃO.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
29/3/2014Prof. José Arnaldo B. Montevechi1 Pesquisa Operacional Universidade Federal de Itajubá Informações sobre o trabalho final.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
Modelos de Iluminação e Tonalização
LIDERANÇA.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
RESOLUÇÃO CONAMA nº 9, de 31/08/93.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Direito Desportivo Novos rumos legais PARCERIAS NO FUTEBOL Ivandro Sanchez.
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
App mobile de voluntariado com Geolocalização
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS Grupo Eutrófico (GE) 44,8% (n=13)
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
Transcrição da apresentação:

O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton Carlos Mariotti INTRODUÇÃO A luta pela reforma psiquiátrica incentivou a busca por novas estratégia de reabilitação em saúde mental. As atividades de trabalho surgiram então neste contexto as atividades de trabalho vêm sendo utilizada como estratégia de intervenção. O Trabalho, por ter muita influência na sociedade, acaba se tornando significativo para o indivíduo agindo não apenas com o objetivo de gerar renda , mas como constituidor da identidade do indivíduo e influenciando nas relações sociais do sujeito. Para a pessoa com transtorno mental, voltar ao mundo do trabalho favorece ainda na relação interpessoas, autonomia e independência, favorecendo a reinserção social e a melhora na qualidade de vida. Desta forma, este trabalho objetivou analisar as oficinas de geração de trabalho e renda no contexto da saúde mental , e a sua influência na melhorada qualidade de vida da pessoa com transtorno mental. RESULTADOS E DISCUSSÃO No quadro a seguir são mostradas as médias obtidas pelos dois grupos nos oito dom´nios do questionário de qualidade de vida SF-36: Com estes resultados apresentados é possível notar que o grupo de participantes de oficinas de geração de renda obteve resultados maiores em todos os domínios com resultados mais expressivos principalmente em vitalidade e Aspectos emocionais. Além disso também foi possível observar que o grupo de participantes de oficinas de geração de renda não atingiu pontuação menos do que 50,0 (metade da pontuação que varia entre 0 e 100,0) enquanto o outro grupo atingiu uma média maior do que 50,0 pontos em apenas dois domínios mostrando que as oficinas de geração de renda tem efetividade em todos os domínios. MÉTODO A pesquisa quantitativa foi realizada com vinte adultos (entre 18 e 65 anos) de ambos os sextos, com transtorno mental em reabilitação psicossocial, onde foram analisadas em dois grupos: participantes e não participantes de oficinas de geração de renda. Foi avaliada a qualidade de vida dos usuários através do questionário de qualidade de vida SF-36 e comparada a média dos resultados obtidos por cada grupo. CONCLUSÃO Através desta pesquisa foi possível concluir que as oficinas de geração de trabalho e renda gera resultados positivos como intervenção no processo de reabilitação psicossocial de pessoas com transtorno mental promovendo efetiva melhora na qualidade de vida dessas pessoas, além de permitir a ampliação de conhecimento dos profissionais. Por fim, nota-se a necessidade de ampliação desta pesquisa para um numero maior de pessoas avaliadas obtendo assim, um resultado mais abrangente sobre o assunto. AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPISTS ASSOCIATION (AOTA); Therapy Practice Framework: domain and process. The American journal of occupational therapy, v. 56, n. 6, p.609-639, 2002. COSTA, N. R.; SIQUEIRA, S. V.; UHR, D.; SILVA, P. F.; MOLINARO, A. A. Reforma Psiquiátrica, Federalismo e Descentralização da Saúde Pública no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v.16, n.12, p.4603-14, 2011 CICONELLI, R. M.; FERRAZ, M. B.; SANTOS, W.; MEINÃO, I.; QUARESMA, M. R. Tradução para a Língua Portuguesa e Validação do Questionário Genérico de Avaliação de Qualidade de Vida sf-36 (Brasil sf-36). Rev.. Bras. Reumatol. V. 39, n. 03, p. 143 – 50, Mai/Jun 1999 LUSSI, I. A. O.; MATSUKURA, T. S.; HAHN, M. S. Reabilitação psicossocial: oficinas de geração de renda no contexto da saúde mental. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35 n. 2, p.185-192, 2011.