Conheça a doença que está assustando todo mundo...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação Postural no Trabalho
Advertisements

APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS
PRÁTICAS MÉDICAS E DOENÇA DIARRÉICA AGUDA - ANO 2000
Medidas de Precaução e Isolamento
Surto de Mycobacterium sp em implantes mamários
Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica
INQUÉRITO POPULACIONAL SOBRE DOENÇA DIARRÉICA E INGESTÃO DE ALIMENTOS
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
VIGILÂNCIA DA SÍNDROME HEMOLÍTICA URÊMICA
Investigação de Surtos
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS PERFIL EPIDEMIOLÓGICO, CONTROLE E RESULTADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO Maria Bernadete de Paula Eduardo Divisão de Doenças.
MONITORIZAÇÃO DE DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS
BOTULISMO - ESTADO DE SÃO PAULO E BRASIL -
DIVISÃO DE BIOLOGIA MÉDICA SERVIÇO DE VÍRUS RESPIRATÓRIOS
Construção de Indicadores
CÓLERA HA DDT Atualização em
Programa de Infecções Hospitalares - O papel do Estado - Maria Clara Padoveze Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica Secretaria.
HA DDT DIVISÃO DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA E ALIMENTAR
Maria Bernadete de Paula Eduardo1
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
Precauções e Isolamento em Hospitais Psiquiátricos
HA DDT DIVISÃO DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA E ALIMENTAR Atualização em 6/6/2007.
PLANILHAS DE NOTIFICAÇÃO
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DENGUE TRANSMISSÃO DO DENGUE.
Sarampo - Brasil SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
FUNASA Rejane Maria de Souza Alves I SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO EM PARALISIAS FLÁCIDAS AGUDAS / POLIOMIELITE São Paulo, 18 de abril de 2002 COVEH/CGVEP/CENEPI/FUNASA.
II Simpósio sobre Atualização do Tabagismo no Estado de São Paulo São Paulo, 28 de maio de 2012 Campanha Ambientes Saudáveis e Livres do Tabaco II Simpósio.
Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas...
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
Profª Vivian Zaboetzki Dutra
Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
FLUXOGRAMA SINAN-NET / A.T.
Balanço geral dos recursos RENAST liberados aos CERESTs Regionais do estado de São Paulo SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS.
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Quatro dimensões do papel da sociedade civil no combate à corrupção e na promoção da boa governança Bruno Wilhelm Speck, diretor de pesquisa da Transparência.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Controle de Gastos Públicos
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Secretaria de Comunicação
Quem sou eu?.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DISCIPLINA: CIENCIAS DO AMBIENTE PROFESSOR(A): SELMA MARIA DE ARAUJO ALUNO:
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
FAMÍLIA ORTOMIXOVÍRUS
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Mensagens curtas sobre prevenção da dengue
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
1 31/3/ Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Com apoio:
Frutas, uma ótima pedida sempre! sempre!. O consumo de frutas na infância é inversamente proporcional à incidência de cancro na fase adulta.
Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes 2011
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
Influenza A H1N1 Fique por dentro! Ângela Ginbo-Lima Ângela Ginbo-Lima.
ORIENTAÇÕES PARA O ENFRENTEMANTO DA INFLUENZA A (VÍRUS H1N1)
GRIPE SUÍNA.
Transcrição da apresentação:

Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!! Influenza A Gripe Suína Conheça a doença que está assustando todo mundo... Coordenadoria de Assistência Social da Universidade de São Paulo Divisão de Promoção Social – Educação em Saúde São Paulo – maio de 2009

Universidade de São Paulo Coordenadoria de Assistência Social Reitora Suely Vilela Vice-Reitor Franco Maria Lajolo Coordenadora de Assistência Social Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca Diretora de Promoção Social Marisa Luppi Enfermeira de Saúde Coletiva Kelly Cristina Máxima Pereira Finalidade Esta publicação visa à divulgação de informações sobre educação em saúde referente à gripe suína (Influenza A) aos trabalhadores técnico-administrativos da Coseas e aos alunos participantes da Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil, em especial, os que habitam as moradias estudantis da USP. Autoria: Kelly Cristina Máxima Pereira Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca

Gripe suína ou Influenza A: o que é isso? É uma doença respiratória causada por um vírus que geralmente ataca só os porcos. O problema atual é que o vírus INFLUENZA SUÍNA, sofreu uma mutação (transformação genética) que lhe deu a capacidade de infectar também os seres humanos. Atualmente, a gripe suína é chamada de INFLUENZA A

Mutação genética do vírus da gripe no porco da gripe das aves da gripe do ser humano Vírus da gripe do porco Mutação genética do vírus da gripe no porco Vírus da gripe suína Influenza A (H1N1)

O vírus é contagioso... A gripe suína não é causada pelo consumo de carne de porco e seus derivados. Ela é transmitida de pessoa a pessoa, por meio de tosse, espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Como se transmite a gripe suína? A gripe suína se transmite como uma gripe comum, de forma: Direta – da pessoa gripada para outra pessoa Indireta – da pessoa gripada para um objeto (que fica contaminado) e deste para outra pessoa PESSOA PESSOA OBJETO

Quais são os sintomas da gripe suína? Febre alta Tosse Dor no corpo Dor de cabeça Dor de garganta Calafrio Cansaço Diarréia Vômito às vezes Os sintomas aparecem de 3 a 7 dias após a transmissão

Será que eu estou com a gripe suína? Para ser considerada um caso suspeito de gripe suína a pessoa precisa: Apresentar febre igual ou maior que 38 graus E tosse OU mais de um dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor no corpo, dificuldade de respirar E ter apresentado os sintomas até 10 dias após sair de países com casos confirmados da doença OU ter tido contato próximo com casos suspeitos nos últimos 10 dias.

O que devo fazer para não pegar a gripe suína? LAVAR as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro e antes de comer. EVITAR tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies. USAR lenço de papel descartável; PROTEGER com lenços a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. EVITAR aglomerações e ambientes fechados. MANTER hábitos saudáveis de vida, (alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física). NÃO USAR remédios por conta própria. Não vá a festas ou reuniões em que haja pessoas com gripe. É FALSA a informação de que é bom pegar a gripe agora, antes que ela fique mais forte. É importante que os todos os locais sejam arejados e recebam luz solar. Estas medidas ajudam a eliminar os agentes das infecções respiratórias.

O que fazer diante de um caso suspeito de gripe suína? Telefone para o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) de São Paulo. Plantão de 24 horas no telefone 0800 555 466. Para notificação on line: http://www.cve.saude.sp.gov.br ou pelo endereço eletrônico notifica@saude.sp.gov.br A gripe suína tem tratamento. Em caso de suspeita, procure atendimento. NÃO TOME REMÉDIOS POR CONTA PRÓPRIA.

O que fazer em caso de viagem ao exterior? Quais são alguns dos hospitais que prestam atendimento a pessoas com suspeita ou confirmação de gripe suína, no Estado de São Paulo? Adiar qualquer viagem para países que tenham gripe suína. Suspender a viagem caso esteja febril ou com sintoma de qualquer tipo de gripe. Voltar para o Brasil se adoecer no exterior evitando a contaminação de passageiros ou de outras pessoas após a chegada. Começar ou prosseguir o tratamento indicado. Se estiver saudável pode retornar ao Brasil sem problema. Hospital Universitário da Universidade de São Paulo – São Paulo Instituto de Infectologia Emílio Ribas – São Paulo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina – USP – São Paulo Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo – São Paulo Hospital das Clínicas da Unicamp - Campinas Hospital Estadual de Bauru Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Hospital Guilherme Álvaro - Santos Hospital de Base de São José do Rio Preto.

Rua do Anfiteatro, 295 Cidade Universitária. São Paulo www.coseas.usp.br Maiores informações sobre a gripe suína (Influenza A) podem ser obtidas nos seguinte sites: http://www.cve.saude.sp.gv.br - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Centro de Vigilância Epidemiológica http://portal.saude.gov.br/portal/saude - Ministério da Saúde. Portal da saúde