A teoria econômica do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia e a crise socioambiental atual
Advertisements

PARADIGMAS DA ECONOMIA
Ronaldo lemos ied ronaldo lemos
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Seminário no Departamento de Ciência Política da USP,
Organização Método & Ambiente
1. O campo de estudo da Economia do Meio Ambiente
VIVA EQUIPAMENTOS INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA
UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007.
ENERGIA, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
Fundamentos de Economia
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
MARKETING SOCIAL Prof. Patrick Nunes (org. ) Colaboradores: Prof
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE MARKETING SOCIAL
Desenvolvimento e Equilíbrio socioambiental
Teorias Sociais: controlos e exclusões sociais
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
1° LUSAMBE – 20 A 22 DE SETEMBRO DE 2009 – ESTORIL - PORTUGAL
Ademar Ribeiro Romeiro
Economia e Meio Ambiente
O I L U M N S Professor: Odair.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Economia POLÍTICA Unidade 01
Enrique Ortega DEA/FEA/Unicamp Versão inicial: 13 de outubro de 2013
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Sustentabilidade.
Os Fisiocratas Grupo de economistas franceses do século XVIII que combateu as idéias mercantilistas e formulou, pela primeira vez, de maneira sistemática.
Gestão Sustentável do Uso da Energia
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
Perspectivação Económico-Ética da Educação
Marcos Djun Barbosa Watanabe , Prof. Dr
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Gestão e Automação no Agronegócio
Introdução a Sociologia: De Comte aos Clássicos
Muito além da economia verde
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
Economia dos Serviços Ecossistêmicos
A Visão Pré-analítica: Economia Ecológica e Neoclássica Joshua Farley, PhD Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Agrárias Zootecnia.
Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento
Desenho e simulação de bioprocessos
EAE INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Duas Correntes Teóricas
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
Economia Ecológica e a Natureza dos Recursos Naturais Joshua Farley, PhD Universidade de Vermont Desenvolvimento de Comunidade e Economia Aplicada Instituto.
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
Dècroissance: qual a consistência?
- Ciências – Educação Ambiental
Sustentabilidade Sócio Ambiental
ASPECTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL
DIREITO AMBIENTAL PROFA. CAMILA ILÁRIO.
Seminários de “Ética e Administração” Disciplina: Filosofia e Ética Curso Administração Outubro/novembro 2014 Profº Luiz Antonio de Oliveira Título: Autor(es):
Trajetórias do desenvolvimento de: Maria Amélia Enríquez
A sociologia como ciência
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Economia Ecológica e a Natureza dos Recursos Naturais Joshua Farley, PhD Universidade de Vermont Desenvolvimento de Comunidade e Economia Aplicada Instituto.
VISÃO GERAL DA ESCOLA CLÁSSICA
Economia e Meio Ambiente
I NTRODUÇÃO À E CONOMIA QUESTÕES-CHAVE DA ECONOMIA CARLOS HENRIQUE LEITE BORGES.
Dinâmica demográfica Conceitos e polêmicas atuais.
Depois de um longo percurso, estabeleceu-se a Ciência Econômica, que se ocupa da produção e distribuição da riqueza nos Estados, nas corporações e entre.
PROGRAMA DE LEITURA DA PETROBRAS LEIA BRASIL – ONG DE PROMOÇÃO DA LEITURA ENCONTRO DE LEITORES DINAMIZAÇÃO DA REVISTA LEITURAS COMPARTILHADAS Gestão e.
Fases do capitalismo Mercantil (comercial) Financeiro (monopolista)
Transcrição da apresentação:

A teoria econômica do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável Ricardo Abramovay – Professor titular EAE/FEA/USP, coordenador do Núcleo de Economia Socioambiental, pesquisador CNPq – www.econ.fea.usp.br/abramovay/ Seminário “Estado da Arte em Economia” – Coordenador Antonio Delfim Netto, Professor Emérito FEA/USP 10 de novembro de 2008

Plano da exposição 1. Visões alternativas no interior da economia. 2. As ciências sociais, de costas para a natureza. 3. Ética, necessidades e desenvolvimento sustentável

Uma ausência notável N. Gregory Mankiw: Introdução à Economia (1998): Meio ambiente: uma entrada. Recursos naturais: uma entrada. Recursos naturais não limitam crescimento. Biodiversidade, ecossistemas, desenvolvimento sustentável: não há entrada. Publicado 24 anos após Limits to Growth e 11 anos após Relatório Bruntdland.

Polaridade essencial Economia Ambiental Recursos naturais: externalidades Substitutibilidade Crescimento sustentável Economia é o limite da economia Economia ecológica Ecossistemas: internos Limites à substitutibilidade Desenvolvimento sustentável Ecossistemas são os limites da economia

Formação de um novo paradigma? Junção da “capability approach” (Sen) com os temas centrais levantados por Georgescu-Roegen (1906-1994).

As ciências sociais, de costas para a natureza Durkheim: o social explica o social. Marx: numa sociedade não alienada riqueza é função das necessidades. No capitalismo: capital é o limite do capital. Weber: economia formal, economia substantiva.

A dupla “emancipação”: natureza e ética O valor perde toda relação com matéria e energia: fisiocratas, Smith, revolução marginalista. Ao mesmo tempo: separação entre economia e ética: Mill, Neville-Keynes, Lionel Robbins, preferências reveladas. Separação entre economia as outras ciências sociais.

Dupla reação no interior da economia 1. Por que crescer? a) Sistema econômico não pode ser encarado como resultado da “mecânica dos interesses”. Inspiração aristotélica e não “galileana” ou “hobbesiana”. b) Principais autores: Amartya Sen, Marta Nusbaum, Stefano Zamagni, Luigino Bruni: capability approach.

Dupla reação no interior da economia 1. Por que crescer? c) Desenvolvimento como liberdade: liberdades susbtantivas => entrar no mérito das necessidades humanas e de sua formação => que padrões de consumo? Que indicadores de riqueza?

Dupla reação no interior da economia 2. Quanto crescer? Georgescu-Roegen. Mestrado de Andrei Cechin: importância da termodinâmica e da entropia. a) Escala do sistema econômico: limites ao crescimento. Jared Diamond: 32. b) Em que direção deve ir o crescimento? Ele não pode ir além das capacidades de regeneração e absorção dos ecossistemas.

Conclusões 1. Interdisciplinaridade: necessidade de uma abordagem, de uma ciência socioambiental. 2. Michel Serres, novo contrato, contrato com a natureza. 3. Novos indicadores de bem-estar e de comportamentos empresariais: GRI. 4. Enriquecimento dos mercados pela participação social.