Boa tarde, pessoal!!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Silvia e Wendell 12 Nov Aprendizado de línguas L2 Início 1995 Cresceu com a World Wide Web Grandes avanços.
Advertisements

Introdução à Internet.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
BREVE HISTÓRIA DA INTERNET
Histórico da Internet FINAL DOS ANOS 60 Guerra Fria;
Conceitos Básicos de Internet
Internet Histórico Conceitos Básicos Estrutura Ferramentas Serviços
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
PORTAIS E WEB Alunos: Carlos Magno, Elaynne Sodré, Fernanda Alves.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Sistemas Operacionais
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Interfaceamento Visual
Centros colaboradores da OMS: breve introdução
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
A Era da Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
Informática Instrumental
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
Esse instrumento visa facilitar os procedimentos de inscrição de você, aluno e aluna, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A seleção é feita.
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Quatro dimensões do papel da sociedade civil no combate à corrupção e na promoção da boa governança Bruno Wilhelm Speck, diretor de pesquisa da Transparência.
Everaldo Carniel Formação: Profissão:
Casos de sucesso de São Carlos - SP em TI Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os municípios e do software público brasileiro Apresentação.
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Aplicações – Serviços Virtuais Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
Implementação Do JXTA Como Protocolo De Transporte Do JacORB
1 Sistema do Processo Legislativo Roberto da Silva Depto. de Informática e Desenvolvimento Organizacional.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Autenticação em ASP.NET
Tecnologia para Web Enrique Pimentel Leite de Oliveira
Out/2011 Vídeos Série Cidade Solidária Bom dia, minha gente! Amanhece nossa Cidade Solidária para mais um dia!. É assim que começa o primeiro dos três.
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Escola QI – Disciplina de Internet – Aula1. Prof. Luciano Monteiro
Comunicações e Redes de Dados Elisabete Cruz – FPCE – Tecnologias Educativas III – 10/2005 O que é a Internet Estrutura da Internet Informação na Internet.
Grupo 2 Andreia Lancastre, Mariana Almeida e Miguel Lourenço Andreia Lancastre, Mariana Almeida e Miguel Lourenço Escola Superior de Educação de Santarém.
TEMA 05 - INTERNET Profª Ana Patrícia e Paula Karini Web-tutora Aline Salles INFORMÁTICA FORENSE AULA 11 – 03/05/2006.
E-Marketing Capítulo 2 – Entendendo a Internet LIMEIRA,Tania. E- marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
A World Wide Web
Profº Cláudio Barbosa WWW - World Wide Web Rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hypertexto;
TECNOLOGIAS WEB – AULA 1 PROF. RENATO GUIMARÃES.
Transcrição da apresentação:

Boa tarde, pessoal!!

O que é INTERNET ?

A INTERNET é um conjunto de redes de computadores interligadas entre si, os quais têm em comum um conjunto de protocolos e serviços, permitindo que pessoas, conectadas a ela possam usufruir de serviços de informação e comunicação de amplitude mundial.

HISTÓRICO

A INTERNET surgiu de um projeto de uma instituição norte-americana denominada ARPA (Advanced Research in Projects Agency), ligada ao DoD (Departament of Defence) e que tinha o objetivo de conectar computadores dos seus departamentos de pesquisa. Essa conexão iniciou-se em 1969, entre quatro localidades: a Universidade de Califórnia de Los Angeles e Santa Bárbara, Universidade de Utah e Instituto de Pesquisas de Stanford passando a ser denominada ARPANET.

Década de 70 Concepção do conjunto de protocolos que é a base da INTERNET, e que é conhecido como TCP/IP - Transmission Control Protocol/INTERNET Protocol.

Década de 80 Integração das redes de outros centros de pesquisa à ARPANET. Implantação do protocolo TCP/IP no Sistema Operacional UNIX pela Universidade da Califórnia de Berkeley, o que possibilitou a integração de várias universidades à ARPANET.

Em 1985, a entidade norte-americana interligou os supercomputadores de seus centros de pesquisa, resultando na rede conhecida como NSFNET, sendo conectada à ARPANET em 1986. Dessa interligação, surgiu o primeiro backbone (espinha dorsal da rede) e passou a ser oficialmente conhecido como INTERNET, ou Interredes.

Década de 90 A partir de 1993 a INTERNET deixou de ser uma instituição de natureza puramente acadêmica e passou a ser explorada comercialmente, quer pela implantação de novos backbones, quer pela oferta de diversos e diferenciados serviços.

A INTERNET NO BRASIL

A INTERNET chegou ao Brasil em 1988 por iniciativa das comunidades acadêmicas de São Paulo através da FAPESP e do Rio de Janeiro pela UFRJ e pelo LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Em 1989 foi criada, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma instituição com o objetivo de iniciar e coordenar a disponibilização de serviços de acesso a INTERNET no Brasil. Foi estabelecido o backbone RNP, interligando instituições educacionais à INTERNET.

A exploração comercial da INTERNET iniciou-se em dezembro de 1994 a partir de um projeto piloto da EMBRATEL, inicialmente através de linhas discadas e posteriormente por acessos dedicados via RENPAC.

BACKBONES NO BRASIL EMBRATEL RNP Global-One Uninet IBM BR HomeShopping

TERMINOLOGIA Telnet FTP E-mail Newsgroups Listas de discussão WWW (Wide World Web) HTML (Hypertext Markup Language)

TERMINOLOGIA WWW = biblioteca sites = livros; conjunto de páginas da Web páginas WWW = páginas específicas de um livro Cada página possue um “endereço”exclusivo na Web chamado de Universal Resource Locator - Localizador Universal de Recursos (URL).

DOMÍNIOS http://www. hospvirt.org.br TIPO DE INSTITUIÇÃO edu gov mil com org net NOME DO PAÍS ca (Canadá) uk (Reino Unido) za (África do Sul) br (Brasil)

EMOTICONS :-) feliz :) :- ( triste :( :-O chocado :’-( chorando :-X um beijo (:-D tem uma boca grande :-{( tem um bigode

A World Wide Web (a web ou WWW) oferece uma interface gráfica na qual é fácil navegar para observar documentos na Internet. Esses documentos, assim como os links existentes entre eles, compõem uma "teia" ("web") de informações.

Um ‘navegador‘ (visualizador ou “browser”) é uma ferramenta de software que você usa para ver as páginas da Web. As páginas da Web são interconectadas. Você se conecta com outras páginas clicando no texto ou nos gráficos que são chamados hyperlinks.

Os hyperlinks são palavras ou gráficos, sublinhados ou com bordas, que têm endereços na Web incorporados. O texto dos hyperlinks tem uma cor diferente do resto do texto de um site da web. Surfar na Web significa seguir os hyperlinks para diferentes páginas da web.

INTERNET ENTRE DE NESTA REDE