DOPING.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligue o Som Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Advertisements

Castillo Bamburgh Havia num país distante, um rei poderoso que tinha como servo um homem bom e fiel, cuja eficiência era única em todo o reino.
Orientação Postural no Trabalho
DSTs.
Profa Rejane Freitas Benevides
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Base conceitual da epidemiologia
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Atividade Física e Câncer. Prevalência, prognóstico n Prevalência –1960:16% mortes –1990: 24% mortes n Risco –Homens: 45% –Mulheres: 39% n Frequência:
Qualidade de vida relacionada à saúde
Doenças Pulmonares crônicas
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
Geraldine Madalosso Divisão de Infecção Hospitalar – CVE/CCD/SES
(Alterações cromossômicas)
Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas...
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
FILO PLATYHELMINTHES.
►► outras formas dessa equação:
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Criptografia Quântica : Um Estudo
PAIS MAUS “Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:- Eu amei-vos.
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
Planejamento Familiar
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Ilusão de Ótica O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente.
Qual é a função de um texto literário?
Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
Fazendo Slides no Power Point
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
BERKELEY E O IMATERIALISMO
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
ENTENDES TU O QUE LÊS? Atos 8:30.
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
TERCEIRA IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO Escatologia nas Quartas-Feiras Resumo do dia 26/09/07 Valdeir de Souza Contaifer, Pr.
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
TA 733 A – Operações Unitárias II
Probabilidade e Esperança Condicional
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Química: UFRJ/RJ Conceição Trucom Escritora: Alimentação Natural, Qualidade de Vida e Bem-Estar Cientista Aplicada: Química Orgânica.
Missão de Mãe.
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Recursividade Estrutura de Dados.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Para administração de testes motores voltados à avaliação do componente de força/resistência muscular, em geral, recorre-se à utilização de pesos adicionais,
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
Colégio PORTINARI 2011 Educação Física BEM ESTAR!!!!!!!
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
PROTEÍNAS.
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
EDUCAÇÃO FISICA PROFESSOR: WELLINGTON. 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Uso de Anabolizantes.
Transcrição da apresentação:

DOPING

Existem 5 classes de substâncias dopantes: Estimulantes; Narcóticos analgésicos; Diuréticos; Esteróides anabolizantes; Hormônios peptídeos.

ESTIMULANTES Visam diminuir a sensação de fadiga, como, por exemplo, a efedrina, anfetaminas, cafeína etc. São usados em esportes aeróbios, como: futebol, basquetebol, maratonas, natação de longa duração etc. O uso de cocaína e de maconha é considerado doping, mas só traz malefícios ao atleta.

NARCÓTICOS ANALGÉSICOS Usados em qualquer esporte, visam diminuir a dor de pequenas lesões, aliviar o mal-estar, cansaço etc.

DIURÉTICOS Servem para perder peso corporal ou para aumentar o volume de urina, ou ainda para diluir “outro” doping. São usados em: judô, boxe, levantamento de peso etc.

HORMÔNIOS PEPTÍDEOS Servem para fixar proteínas no organismo. São usados em esportes de força, como: arremesso, ciclismo, remo, levantamento de pesos etc.

ESTERÓIDES ANABOLIZANTES Hormônios sintetizados para aumentar a massa muscular. São usados em esportes de força, como: levantamento de pesos, provas de arremessos do atletismo, corridas curtas, saltos etc.

QUANDO É DESCOBERTO Sem dúvida nenhuma os anabolizantes produzem o efeito desejado aos simpatizantes da hipertrofia muscular e força física. O esporte está cheio de casos de vitórias ilícitas ligadas a esses medicamentos. Infelizmente a gente só acaba sabendo dos males quando alguém muito famoso morre como foi o caso da velocista americana Florence Grift Joyner falecida com menos de 40 anos, fato incomum tratando-se de atleta, principalmente do sexo feminino que teve uma carreira meteórica nas pistas. Ou então, quando algum ex-atleta bota a "boca no trombone" em entrevistas à revistas ou jornais sensacionalistas. A gente fica sabendo também quando algum ex-usuário, depois de ter comido "o pão que o diabo amassou" com os efeitos colaterais convivendo inclusive com o câncer conseguindo escapar, resolve entrar na luta contra o uso de drogas no esporte divulgando o seu próprio caso. 

PESQUISA Nas academias do Reino Unido 1667 pessoas responderam ao questionário. Entre os homens interrogados 9,1% usavam drogas anabolizantes contra 2,3% entre as mulheres. As doses chegaram a 34 vezes mais que as terapêuticas e apenas 28% eram atletas de competição. Há quem justifique que paradas temporárias não faz mal. Pois bem. O sistema de ciclos interrompidos foi utilizado por 88% dos usuários e mesmo assim 77% relataram efeitos colaterais.

NOS HOMENS OS RELATOS FORAM: Atrofia dos testículos em 56% dos casos. Ginecomastia (crescimento das mamas no homem) em 52%. Dificuldade para dormir em 37%. Hipertensão arterial em 36%. Lesões tendinosas em 26%. Sangramento nasal em 22% e Resfriados freqüentes em 16%. 

NAS MULHERES OS RELATOS FORAM: irregularidades menstruais. Hipertrofia do clitóris. Diminuição das mamas. Engrossamento da voz. Acne. Queda de cabelos no couro cabeludo e crescimento de pelos masculinos no corpo. As pessoas que resolveram parar, relataram tonturas, fraqueza, perda da libido e dores articulares, reações que acabam levando à dependência . 

Efeitos dos esteróides anabolizantes na saúde Homens que usam os diversos tipos de esteróides anabolizantes podem sofrer de encolhimento dos testículos e redução na produção de esperma. Eles também podem desenvolver mamas em uma condição chamada ginecomastia. As mulheres que usam esteróides anabolizantes podem ficar masculinas. A voz fica mais grossa, há crescimento excessivo de pelos e o tamanho dos seios diminui. Adolescentes que usam esteróides anabolizantes podem arriscar o seu crescimento. Esteróides anabolizantes podem ter efeitos nocivos na aparência com a formação de acne, cabelo oleoso e calvície (tanto em homens quanto em mulheres). Os esteróides anabolizantes também afetam o comportamento da pessoa. O usuário de esteróides anabolizantes pode ter variações extremas de humor, indo da euforia à raiva. Esteróides anabolizantes podem ocasionar irritabilidade e depressão. Eventualmente, esteróides anabolizantes podem ocasionar mania, delírio e comportamento agressivo.

Efeitos potencialmente fatais dos esteróides anabolizantes Quando os esteróides anabolizantes entram no corpo eles vão para órgãos e músculos. Os esteróides anabolizantes afetam as células e as fazem criar proteínas, o que pode causar diversos problemas. O fígado, por exemplo, pode crescer tumores e desenvolver câncer. Usuários dos diversos tipos de esteróides anabolizantes podem desenvolver uma condição médica rara chamada peliose hepática, na qual cistos cheios de sangue se acumulam no fígado. Tanto os tumores quanto os cistos podem romper e causar sangramento interno. Os diversos tipos de esteróides anabolizantes também não são bons para o coração. O abuso de esteróides anabolizantes pode causar ataque cardíaco e derrames até em pessoas jovens. Os esteróides anabolizantes também podem enfraquecer o sistema imunológico, tornando a pessoa mais vulnerável a doenças. Ao usar os tipos injetáveis de anabolizantes, os usuário também pode ser infectado pelo HIV, hepatite B e C. 

Efeitos dos anabolizantes no cérebro Os efeitos agudos dos esteróides anabolizantes no cérebro são bem diferentes dos decorrente de abuso de outras drogas. A principal diferença é que os esteróides anabolizantes não produzem euforia, significando que não engatilham a elevação rápida do neurotransmissor dopamina. Porém, o uso a longo prazo de esteróides anabolizantes pode ter impacto em substância químicas do cérebro, afetando o humor e comportamento.

Efeitos dos anabolizantes na saúde mental Relatos sugerem que esteróides anabolizantes podem contribuir para problemas psiquiátricos. Pesquisas mostram que o abuso no uso de anabolizantes pode levar a agressão e outros efeitos adversos. Alguns usuários de anabolizantes dizem se sentir bem ao utilizá-los, porém alterações extremas de humor podem ocorrer, incluindo sintomas de mania que poderiam ocasionar violência. Pesquisadores também observaram que muitos usuários de esteróides anabolizantes sofrem de ciúme patológico, irritabilidade extrema, delírios, e julgamento prejudicado pela sensação de invencibilidade.

Efeito potencial de dependência dos anabolizantes Estudos em animais indicaram que os anabolizantes têm potencial de dependência, como outras drogas viciantes. Essa propriedade é mais difícil de demonstrar em humanos, porém o potencial de dependência é consistente com a continuação do uso apesar dos efeitos negativos físicos e nas relações sociais. Ainda, usuários de esteróides anabolizantes geralmente gastam muito tempo e dinheiro para obter a droga, o que é outro indicador de dependência.  Pessoas que usaram esteróides anabolizantes passaram por sintomas de abstinência quando pararam de tomar a droga. Esses sintomas de abstinência incluem oscilações de humor, fadiga, impaciência, perda de apetite, insônia, redução do desejo sexual e vontade forte de voltar a usar os anabolizantes. Um dos sintomas mais perigosos de abstinência é a depressão, pois ela pode levar ao suicídio.

Efeitos adversos dos anabolizantes na saúde O uso de esteróides anabolizantes pode ter como efeitos problemas de saúde sérios e até irreversíveis. Alguns desses efeitos mais perigosos incluem dano ao fígado, icterícia (pigmentação amarelada na pele, tecidos e fluidos corporais), retenção de fluidos, pressão alta, elevação do colesterol LDL (colesterol ruim) e diminuição do colesterol HDL (colesterol bom). Outros efeitos dos anabolizantes que foram relatados incluem insuficiência renal, acne severa e tremores.  Adicionalmente, há alguns efeitos dos anabolizantes que são específicos para o sexo e idade da pessoa, como: Para homens - diminuição dos testículos, redução da quantidade de esperma, infertilidade, calvície, desenvolvimento de seios, elevação no risco de câncer de próstata. Para mulheres - Crescimento de pêlo facial, calvície de padrão masculino, alteração ou interrupção do ciclo menstrual, crescimento do clitóris, voz grossa. Para adolescentes - crescimento interrompido devido à maturação esqueletal prematura e aceleração das mudanças da puberdade. Além disso tudo, pessoas que fazer uso de anabolizantes injetáveis aumentam o risco de se contaminarem com HIV e hepatite.

EFEITO COLATERAL Querendo ficar "bombado" da noite pro dia e sem sacrifícios, muita gente recorre ao uso de anabolizantes. O que acontece com quem usa esses "medicamentos"? Pode até ficar todo saradão, mas há conseqüências sérias, como o risco de ficar estéril, ou seja, ter seus testículos "destruídos". Além de ter ficado com os testículos menores, uma coisa pior aconteceu com esse jovem alemão… De tanto ele tomar anabolizantes, a pele do tórax se encheu com uma séria acne, provocando o aparecimento de feridas e cicatrizes nojentas.

ANTES DE APARECEREM AS ESPINHAS

QUANDO INFECCIONARAM AS ESPINHAS

COMO ELE VAI FICAR PARA O RESTO DA VIDA

UM CASO CURIOSO DE DOPING Uma das mais graves vítimas de doping no esporte de que se tem notícia até hoje. Uma história que mistura atletismo e Alemanha, duas Alemanhas, e que mudou a vida de Andreas Krieger. Alemão, 43 anos, ele nasceu Heidi, uma campeã europeia do arremesso de peso que precisou abandonar o esporte aos 22 anos por causa das mudanças em seu corpo, consequência das enormes doses de esteróides que recebeu e que a levaram a fazer uma operação de mudança de sexo em 1997. 

ENTREVISTA COM ANDREAS - Todos os dias, quando me olho no espelho, vejo a imagem do que me aconteceu, do que define minha vida e de quem eu era. Eu disse uma vez que eles mataram Heidi porque eu não mudei apenas meu nome. Meu corpo mudou, minha vida mudou e eu precisei me tornar outra pessoa – afirma, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM. Para quem encontra Andreas, conversa com ele, observa seu rosto, suas mãos, é impossível dizer que ele um dia foi uma jovem e promissora atleta da antiga Alemanha Oriental. Heidi encerrou a carreira em 1988, dois anos depois da medalha de ouro no Campeonato Europeu de 1986, e sem ter realizado o sonho de disputar os Jogos Olímpicos de Seul. No ano seguinte, o Muro de Berlim caiu e os arquivos até então secretos do regime comunista revelaram a indústria do doping patrocinada pelo governo da Alemanha Oriental.

ANTES HEIDI E ATUALMENTE ANDREAS

UM CASO SUSPEITO A Federação Sul-Africana de Atletismo (ASA) não tem dúvidas de que a medalha de ouro conquistada pela meio-fundista Caster Semenya nos 800m no Campeonato Mundial de Atletismo, em Berlim, será mantida. A atleta de 18 anos foi submetida a dois testes de gênero, cujos resultados ainda não foram divulgados, para provar que é mulher. O treinador de Semenya, Michael Seme, diz entender o interesse em torno da atleta. que venceu com facilidade a prova.

CASTER SEMENYA

uso de anabolizante veterinário Os dois adolescentes de 16 anos que aplicaram medicamento de uso veterinário em seus corpos, em Caiapônia (GO), nesta quarta-feira (15), seguem internados em estado gravíssimo. Um dos meninos passou por uma drenagem no braço em que aplicou a droga nesta quinta-feira (16), no Hospital de Urgência de Goiânia (Hugo). O outro foi transferido para um hospital particular e permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Ocorreu uma infecção nos dois lados do braço, possivelmente em decorrência de alguma bactéria presente na seringa ou na substância usada por ele. O quadro de saúde dele é gravíssimo, pois foram comprometidos os rins e o fígado da vítima", disse Salustiano Gabriel, diretor geral do Hospital Universitário de Goiás.

Conclusão sobre as consequências do uso de Anabolizantes Existem cerca de 69 tipos de efeitos colaterais documentados, o usuário das superdosagens pode desenvolver problemas no fígado, até mesmo câncer, derrame e mudanças no comportamento. Em homens ocorre a diminuição na produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dores para urinar e o desenvolvimentos das mamas. em adolescentes ocorre a parda prematura do crescimento os tornando mais baixos   dos que não utilizam anabolizantes.  A parada repentina do consumo pode ocorrer depressão, insônia , fadiga e o desejo ainda maior de consumir anabolizantes. Enfim, os anabolizantes tem sim sua verdadeira utilização como em tratamentos da osteoporose, deficiência de crescimento e problemas hormonais masculinos, e não para satisfazer o ego , o uso inconsequente de anabolizantes já levaram  muitas pessoas à morte, porque na maioria das vezes as consequências são irreversíveis, por isso é aconselhável que sejamos amigos do tempo para obter o corpo desejado.

OUTRA FORMAS DE MELHORAR O DESEMPENHO Auto-hemotransfusão: Tiram o próprio sangue e o recolocam após alguns meses. Essa maior quantidade de sangue poderia levar os nutrientes, oxigênio etc. em maior quantidade ao corpo, mas causam problemas também.

Gravidez interrompida: A gravidez aumenta a quantidade de hormônios, que aumentam a força muscular, além de outras melhorias. Depois de 2 a 3 meses, abortam.

Treinamento em grandes altitudes: O corpo passa a aumentar a produção de hemoglobina que é quem carrega o oxigênio para os músculos.

Bicarbonato de sódio: Usado para “neutralizar” a acidez causada pelo exercício, fazendo com que “demore” mais a sensação de fadiga.

Introdução de ar nos intestinos: Colocar ar no intestino de nadadores, para aumentar a flutuabilidade.