VERIFICAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS ORIUNDAS DA CONSTRUÇÃO DA ARENA CORINTHIANS EM SÃO PAULO, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO, PARA OS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Registro de Carta Topográfica
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Processamento de Imagens
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 Processamento Digital de Imagens Óticas.
Territórios digitais: O papel das tecnologias espaciais Gilberto Câmara OBT/INPE 3a. Conferencia Nacional de Ciencia, Tecnologia.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Arquitetura de Sistemas de Informação
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Secretaria de Comunicação
Matemática e Educação Ambiental.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Segurança de Dados no MAER.
Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO Fundação: escolas atendidas alunos participaram do programa 814 professores participaram do programa.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Projeto Fotografia. Projeto de Fotografia Nosso projeto de fotografia consistiu em, basicamente, compreender os comportamentos e propriedades da luz e.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho O uso da fotografia na Percepção Ambiental Estudo de caso: Escola Dorivaldo Damm.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Apresentação de Estágio Supervisionado
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
1 31/3/ Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Com apoio:
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Transcrição da apresentação:

VERIFICAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS ORIUNDAS DA CONSTRUÇÃO DA ARENA CORINTHIANS EM SÃO PAULO, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO, PARA OS ALUNOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO IEQ. Autora: Marisa L. P. Zuccas marisazuc@hotmail.com Participantes: Alunos do IEQ – Polo Itaquera

FUTURO ESTÁDIO DO CORINTHIANS PARA A COPA DE 2014 Projeto - Futuro estádio do Sport Club Corinthians – ARENA CORINTHIANS - para a Copa de 2014. Capacidade para 48 mil torcedores, mais 20 mil assentos removíveis, ficando um total de 68 mil. Local: Av. Miguel Inácio Curi, 1111 - Itaquera, São Paulo, SP, CEP 08295-005, Brasil . O complexo está sendo construído num terreno de 198 mil m², onde situava-se, desde a década de 1980, o Centro de Treinamento para as categorias de base do Corinthians, ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô e da CPTM.

comunidade como também no mundo JUSTIFICATIVA No momento, acontecem alterações ambientais significativas, geradas pela construção de um novo estádio para a Copa do Mundo de 2014, o que modifica a paisagem e a vida do morador local. O desenvolvimento da capacidade do corpo discente de utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, como o Sensoriamento Remoto, faz com que o aluno adquira novos conhecimentos que o ajudam a perceber sua responsabilidade como cidadão, não só dentro de sua comunidade como também no mundo em que vive.

OBJETIVO GERAL Desenvolvimento do educando através de novas práticas, como o uso do Sensoriamento Remoto, levando-o a refletir sobre o que acontece na atualidade no bairro em que mora e também sobre a atuação do homem no meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Propiciar ao aluno a oportunidade de conhecer-se como cidadão crítico, que observa mudanças, percebendo a responsabilidade do homem sobre o meio ambiente. Usar o Sensoriamento Remoto como ferramenta de análise comparativa entre imagens do local antes, durante e depois da construção do Novo Estádio em São Paulo para a Copa de 2014. Desenvolver a leitura de imagens e mapas para identificação do local da obra e seu respectivo entorno, observando e traçando em papel as mudança ocorridas na região onde está sendo feita a construção. Verificar as alterações ambientais através de imagens de satélite de alta resolução, como também de fotos e/ou filmes da área em análise, detectando vantagens e desvantagens trazidas por este novo projeto de construção para o bairro.

MATERIAL Papel de seda ou vegetal Mapa da região Fita adesiva Lápis preto e apontador Lápis de cor Borracha Régua Canetas coloridas Computador (para utilização PowerPoint) Mapa da região Imagem de satélite do local, anterior à construção do Estádio Imagem de satélite atual do local Imagem com o projeto de construção Fotos do local

MÉTODO 1- Explicação dos conceitos de interpretação de imagens e mapas, resolução, escala, legenda, elementos de identificação, já localizando no mapa o terreno do Estádio e a escola onde o aluno estuda. 2- Distribuição de imagens de satélite da região em estudo, com datas diferentes, antes e depois de iniciadas as obras e o desenho do projeto do Estádio a ser construído. 3- Trabalhar com os alunos em duplas. 4- Fixar as imagens na carteira, colocando fita adesiva no lado oposto à figura e fixar o papel de seda sobre as imagens, prendendo apenas as bordas. 5- Identificar na primeira imagem a área do terreno onde será construído o Estádio e na segunda identificar o local da construção com as respectivas mudanças, verificando se houve também alterações no entorno do terreno. 6- Pintar na folha de papel de seda as alterações que conseguiram visualizar entre as duas imagens, com cores diferentes e ainda comparar com o projeto definitivo a ser construído. 7- Discutir em sala de aula quais as vantagens e desvantagens, em relação à educação ambiental, da implantação desse projeto no local e quais os impactos na vida dos moradores da região. 8- Explicar sobre a oportunidade do aluno continuar acompanhando a construção e suas modificações até sua finalização, mesmo depois de ter entregue o trabalho em sala de aula. 9- Divulgação dos resultados para a escola e comunidade.

MAPA DA REGIÃO DE ITAQUERA E IMAGEM SATÉLITE LANDSAT SINT. Explicação dos conceitos de interpretação de imagem de satélite (exemplo Landsat 2011 sint.), mapa, resolução, escala, legenda, elementos de identificação, já localizando no mapa o terreno do Estádio, a escola onde o aluno estuda e o percurso. (PowerPoint)

COMPARATIVO COM A IMPLANTAÇÃO DO DESENHO DO PROJETO NA IMAGEM DE SATÉLITE Distribuição da imagem de satélite da região em estudo e da imagem com a implantação do desenho do projeto do Estádio a ser construído.

Fixar as imagens na carteira, colocando fita adesiva no lado oposto à figura e fixar o papel de seda sobre as imagens, prendendo apenas as bordas. Identificar na primeira imagem a área do terreno onde será construído o Estádio e na segunda identificar o local da construção com as futuras respectivas mudanças, verificando se haverá também alterações no entorno do terreno.

IMAGEM DE SATÉLITE E FOTOS Antes da construção – janeiro/2011 Com a obra iniciada – junho/2011 Agosto/2011 Explicação sobre imagens e fotos (PowerPoint)

FOTOS E IMAGEM DE SATÉLITE Traçado do terreno e da arena Explicação dos conceitos de interpretação de imagens e elementos de identificação com a localização do local da construção na imagem e fotos ilustrativas (PowerPoint).

IMAGENS - julho/2012

FOTOS AÉREAS DO TERRENO E TRAÇADO

COMO ERA O TERRENO E COMO VAI FICAR O LOCAL DEPOIS DA OBRA TERMINADA Discutir em sala de aula quais as vantagens e desvantagens, em relação à educação ambiental, da implantação desse projeto no local e quais os impactos na vida dos moradores da região (utilização de apresentação em PowerPoint). Hoje essa atividade é feita baseada no projeto arquitetônico, mas assim que a obra estiver concluída, a análise poderá ser feita com imagens de satélite.

COMPARATIVO: TERRENO E PROJETO COM AS FUTURAS MODIFICAÇÕES Pintar na folha de papel de seda as alterações que conseguiram visualizar entre as duas imagens, com cores diferentes e ainda comparar com o projeto definitivo a ser construído. Continuar discutindo em sala de aula quais as vantagens e desvantagens, em relação à educação ambiental, da implantação desse projeto no local e quais os impactos na vida dos moradores da região, comparando imagens.

RESULTADOS ESPERADOS Acesso a novas tecnologias Aprendizagem da leitura de mapas e imagens de satélite Verificação de como o Sensoriamento Remoto pode ser uma ferramenta útil de análise de imagens e fotos Avaliação das mudanças ambientais ocorridas pela implantação de projetos de construção de grande porte Oportunidade de colocar em prática conceitos de impactos socio-ambientais com as consequências da modificação do local Promover a interação aluno-escola-comunidade, incentivando a participação de todos.

Filme

CONSIDERAÇÕES FINAIS A utilização de um novo recurso pouco conhecido pelos alunos e a descoberta de que a tecnologia possibilita o estudo de um local distante, sem estar presente, pelo manuseio das imagens e mapa, tem a possibilidade de inovar as técnicas usadas em sala de aula, proporcionando prazer e por consequência, o empenho do educando por esta aprendizagem. O corpo discente pode perceber, pela comparação de imagens de satélite e fotos, como analisar as modificações ambientais oriundas da implementação de novos projetos ao bairro e à comunidade. As habilidades e informações a serem incorporadas pelos alunos poderão ter utilização constante agora e no futuro e propiciar a conscientização de sua capacidade de análise e reflexão como cidadão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FLORENZANO, Teresa Gallotti. Iniciação em Sensoriamento Remoto. São Paulo: Oficina de Textos, 2011, 3ª Ed. LIMA, Suely Franco Siqueira. Aplicações do Sensoriamento Remoto na Educação.São Paulo: DSR. INPE, 2011 MORAES, Elisabete Caria. Apostila: Fundamentos de Sensoriamento Remoto. São Paulo: DSR. INPE, 2011 SEVERINO, Joaquim Antonio. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Ed. Cortez, 1998 http://glcfapp.glcf.umd.edu:8080/esdi/index.jsp, acesso nov/2011 http://www.dgi.inpe.br/CDSR/, acesso nov/2011 http://maps.google.com , acesso out/2011 http://teleeduc.dpi.inpe.br , acesso out/2011 http://www.dsr.inpe.br , acesso out/2011 http://earth.google.com , acesso out/2011 http://itaqueraoaovivo.blogspot.com/, acesso out/2011 http://www.odebrecht.com/copa2014/corinthians, acesso set/2011 à julho/2012

AGRADECIMENTOS Aos alunos do curso de Educação Ambiental Ao INPE e seus professores Julho/2012