PRIMEIRA PARTE VERBUM DEI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
MISSÕES ESTADUAIS.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Jesus no Evangelho de João
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Paulo Sérgio Rodrigues PEL205
Exemplos de 3 posições relativas de prédio fronteiro
VERBUM DOMINI A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA
Humanidade: potencial e realidade Terceira Igreja Batista do Plano Piloto Escatologia nas Quartas-feiras.
IIIª Igreja Batista do Plano Piloto
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
A Tabuada.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 31.
Provas de Concursos Anteriores
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Regulamento FMTKD adaptado para Categorias Não-Oficiais
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
1 CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL – 2006 P Ó S-GRADUA Ç ÃO EM ECONOMIA Microeconomia I Prof.: Edson Domingues Cap í tulo II: Escolha.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Lemas (Sudkamp)  .
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO V – Nº 01.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Projeto Medindo minha escola.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO V – Nº 03.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 21.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
Transcrição da apresentação:

PRIMEIRA PARTE VERBUM DEI “No princípio era a Palavra,e a palavra estava junto a Deus,e a Palavra era Deus...e a Palavra se fez carne” (Jo 1, 1.14)

PRIMEIRA PARTE VERBUM DEI DEUS QUE FALA Deus em diálogo [6] Analogía da Palabra de Deus[7] Dimensão cósmica da Palavra [8] A criação do homem [9] Realismo da Palavra [10] Cristología da Palavra [11-13] Dimensão escatológica da Palavra de Deus [14] A Palabra de Deus e o Espírito Santo [15-16] Tradição e Escritura [17-18] Sagrada Escritura, inspiração e verdade[19] Deus Pai, fonte e origem da Palavra [20-21]

A novidade da revelação bíblica consiste no fato de Deus se dar a conhecer no diálogo que deseja estabelecer conosco.

O Verbo, que desde o princípio está junto de Deus e é Deus, revela-nos o próprio Deus no diálogo de amor entre as Pessoas divinas e convida-nos a participar nele. Portanto, feitos à imagem e semelhança de Deus amor, só nos podemos compreender a nós mesmos no acolhimento do Verbo e na docilidade à obra do Espírito Santo. É à luz da revelação feita pelo Verbo divino que se esclarece definitivamente o enigma da condição humana. (VD 6)

“um cântico a diversas vozes” ANALOGIA DA PALAVRA UMA PALAVRA ÚNICA QUE SE EXPRESSA DE DIVERSOS MODOS = PESSOA DE JESUS = HISTÓRIA DA SALVAÇÃO (“falou pelos profetas”) = PREGAÇÃO DOS APÓSTOLOS (Tradição) Questão catequética: COMO FORMAR PARA A IDENTIFICAÇÃO DESSES SIGNIFICADOS E PARA COMPREENDER O SENTIDO UNITÁRIO. SINFONIA DA PALAVRA “um cântico a diversas vozes”

A Palavra de Deus Tradição Escritura Tradición Escritura Tradição Escritura O cristianismo é a «religião da Palavra de Deus », não de « uma palavra escrita e muda, mas a do Verbo encarnado e vivo ».

« Cada criatura é Palavra de Deus, porque proclama Deus » (São Boaventura)

A criação é lugar onde se desenvolve toda a história do amor entre Deus e a sua criatura; por conseguinte, o movente de tudo é a salvação do homem. (VD 9)

A Palavra de Deus impele-nos a mudar nosso conceito de realismo: realista é quem reconhece no Verbo de Deus o fundamento de tudo. (VD 10)

A Palavra já não é apenas audível, não possui somente uma voz; agora a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré. O Filho do Homem resume em Si mesmo a terra e o céu, a criação e o Criador, a carne e o Espírito. É o centro do universo e da história, porque n’Ele se unem sem se confundir o Autor e a sua obra

A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS QUE FALA Chamados a entrar em Aliança com Deus [22] Deus escuta o Homem e responde às suas perguntas [23] Dialogar con Deus mediante suas palavras [24] Palabra de Deus e fé [25] O pecado como falta de escuta da Palabra de Deus [26] Maria « Mater Verbi Dei » e « Mater fidei » [27-28]

A HERMENÊUTICA DA SAGRADA ESCRITURA NA IGREJA A Igreja, lugar ordinário da hermenêutica da Bíblia [29-30] « Alma da Teologia » [31] Desenviolvimento da investigação bíblica e Magistério eclesial [32-33] A hermenêutica bíblica conciliar: uma indicação que se deve seguir [34] O perigo do dualismo e da hermenêutica secularizada [35] Fé e Razão na relação com a Escritura [36] Sentido literal e sentido espiritual [37] A necessária superação da « letra » [38] Unidade intrínseca da Bíblia [39] Relação entre Antigo e Novo Testamento [40-41] As páginas «obscuras» da Bíblia [42] Cristãos e judeus, em referência à Sagrada Escritura [43] A interpretação fundamentalista das Escrituras [44] Diálogo entre pastores, teólogos e exegetas [45] Biblia e ecumenismo [46] Consequências sobre a organização dos estudos teológicos [47] Os santos e a interpretação da Escritura [48-49]

A compreensão judaica da Bíblia pode ajudar a inteligência e o estudo das Escrituras por parte dos cristãos [...] Desejo afirmar uma vez mais quão precioso é para a Igreja o diálogo com os judeus (43)

OS BIBLISTAS E EXEGETAS… Não devem jamais esquecer que o que interpretam é a Palavra de Deus. Sua tarefa não termina com a distinção das fontes, a definição de formas ou a explicação dos procedimentos literários. A meta de seu trabalho se alcança quando esclarecem o significado do texto bíblico como Palavra atual de Deus

BIBLIA E ECUMENISMO… El puesto central de los estudios bíblicos en el diálogo ecuménico, con vistas a la plena expresión de la unidad de todos los creyentes en Cristo. Asimismo impulsa la promoción de las traducciones comunes de la Biblia como parte del trabajo ecuménico.

O ESQUEMA DA SEGUNDA PARTE

VIDA LITURGIA PALAVRA NA IGREJA PALABRA LA IGLESIA EN LITURGIA VIDA VIDA LITURGIA PALAVRA NA IGREJA

SEGUNDA PARTE VERBUM IN ECCLESIA « E quantos a receberam, lhes deu poder para ser filhos de Deus » ( Jo 1,12)

SEGUNDA PARTE VERBUM IN ECCLESIA A PALAVRA DE DEUS E A IGREJA A Igreja acolhe a Palavra [50] Contemporaneidade de Cristo na vida da Igleja [51]

A LITURGIA, LUGAR PRIVILEGIADO DA PALAVRA DE DEUS A Palavra de Deus na Sagrada Liturgia [52] Sagrada Escritura e sacramentos [53] Palavra de Deus e Eucaristía [54-55] Sacramentalidade da Palavra [56] A Sagrada Escritura e o Lecionário [57] Proclamação da Palavra e ministério do leitorado [58] Importância da homilia [59] Oportunidade de um Diretório homilético [60] Palavra de Deus, Reconciliação e Unção dos enfermos [61] Palavra de Deus e Liturgia das Horas [62] Palavra de Deus e Cerimonial de Bênçãos [63] Sugestões e propostas concretas para a animação litúrgica [64] a) Celebrações da Palavra de Deus [65] b) A Palavra e o silêncio [66] c) Proclamação solene da Palavra de Deus [67] d) A Palavra de Deus no templo cristão [68] e) Exclusividade dos textos bíblicos na liturgia [69] f) O canto litúrgico biblicamente inspirado [70] g) Particular atenção aos cegos e aos surdos [71]