Entretenimentos Romanos 300 a.C. – 476 d.C

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.” (Lucas 7:47).
Advertisements

Teatro Romano Teatro de Mérida.
Carnaval É um período de folia e boa disposição.
Deve-se notar, também, que vários imperadores apresentados como cruéis ordenavam que os os espetáculos se tornassem “realistas”: quando aparecia no.
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
O ESPAÇO MÁGICO.
ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, Victoria & Albert Museum, Londres
Alunos; Paola e Matheus
Urbanismo, Arte e Romanização
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
ARTES CÊNICAS.
Rute a Moabita Época dos Juízes.
CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
Desta rua retornamos até chegar à Igreja. Ao nos aproximarmos desta, o sino tocava anunciado a chegada da banda para o início da celebração. Neste percurso.
O TEATRO ROMANO.
ELESSANDRO e RAFAEL 3ºANO
Religião grega Zeus.
A ORIGEM DO CARNAVAL O CARNAVAL É UMA FESTA QUE SE ORIGINOU NA GRÉCIA EM MEADOS DOS ANOS 600 À 520 a.c.
A Religião Romana.
CIDADANIA.
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
Vida privada romana: Gladiadores romanos.
Grécia uma cultura fantástica
ROMA Profº MARCELO HOLANDA.
A origem do teatro.
Imigrantes italianos Giovanna e Sofia Turma 42 Professora marceli.
O TEXTO DRAMÁTICO.
A vida QUOTIDIANA na roma antiga
A ARTE GREGA.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
Definições sociológicas importantes:
Origem do Teatro Português
Cultura Afro - Brasileira
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Cap. IV Gênero dramático
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
História do Surf  Breve Apresentação das Origens do Surf.
Arte Romana.
ARTE ROMANA A arte romana, referente à época artística do Império romano do ocidente, foi muito influenciada pela cultura da grécia antiga e estende-se.
Teatro.
Tema da aula Grupo – Capítulo
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
Roma Visitando Coliseu Fórum Trajano Casa das Vestais
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
CAPÍTULO 4 A ARTE ROMANA.
O IMPÉRIO ROMANO.
ITÁLIA As cores da bandeira italiana significam:
A Arte do Antigo Egito Bianca Lobato Carlos Arrelias Evandson Muniz
Breve História do Teatro
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 4ª Semana
O que vocês sabem sobre a Grécia Antiga?
PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS
Teatro.
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
disciplina de História
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
Soraya Arroyo Holgado y Ana González Mata. Fazer uma breve descricão do lugar A Região Autónoma da Madeira constitui uma das regiões autónomas de Portugal,
Arte egipcia gabrielli mercia 6°b n°21.
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Arte Romana.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
ARTE ISLÂMICA.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Transcrição da apresentação:

Entretenimentos Romanos 300 a.C. – 476 d.C Mosaico contend mascaras do teatro Romano encontradas em Pompeia.

Diferentes tipologias de teatros e anfiteatros romanos O teatro romano era geralmente construído no formato de semi-arena; Já o anfiteatro era geralmente oval. Os teatros romanos recibiam espetáculos de teatro. Os Anfiteatros foram planejados para servir aos grandes espetáculos e as lutas entre gladiadores e animais selvagens;

Edifícios teatrais romanos Os teatros romanos abrigavam até 15.000 pessoas. Era composto pelo palco (orchestra) e a seção destinada ao público (auditorium). A disposição das saídas e entradas era fator considerado importante para a segurança e organização dos muitos romanos no público. De acordo com Vitrúvio, “As entradas devem ser numerosas e espaçosas; aquelas que ficam acima não podem ser conectadas as de baixo, … e sem curvas; de modo que quando as pessoas deixarem o espetáculo, elas não possam ser pressionadas umas sobre as outras, mas com saídas livres de obstrução em todas as partes.” O teatro romano não possuia teto ou telhado, como alternative um toldo era estendido sobre a estrutura para proteção do sol ou chuva; Outra inovação introduzida pelo teatro romano aprox. Em 78 a.C – um Sistema de refrigeração que fornecia ar frio através de tuneis de vento tracionados por moinhos de água; Os teatros possuiam uma Cortina que poderia ser rebaixada aos pés do palco quando a peça iniciava e erguida ao fim da mesma. Alçapões eram comuns. Alguns adereços poderiam entrar e sair de cena através deles.

Atores e dramaturgos O teatro romano foi fortemente influenciado pelo teatro grego. Entre os dramaturgos romanos podemos citar Sêneca como tragediógrafo e Plauto e Terêncio como comediógrafos. Terencio As peças romanas possuiam dois elencos. Havia o ator que proferia o texto e um outro ator que o mimetizava no palco. Os gestos utilizados pelos atores eram estilizados para enfatizar o texto e a mascara que representavam. Plauto

Figurinos Os trajes romanos espelhavam as vestes tradicionais gregas. Os figurines romanos possuiam um tipo padrão que eram as longas túnicas, muitas vezes coloridas para denotar o personagem, sexo e posição social; No início do Teatro Romano as personagens femininas eram originalmente representadas por homens. (emboras às vezes as escravas representassem os papéis femininos) O público reconhecia os personagens e seus status através das cores que vestiam: Um figurino lilás identificava um homem rico; Garotos utilizavam togas listradas; Soldados utilizavam capas curtas; Figurinos na cor vermelha designavam um homem pobre; Um tunica amarela significava que a personagem era uma mulher; Togas curtas indicavam um escravo; Uma borla amarela amarrada à cintura significava que o personagem era um Deus.

Teatro Romano: Deuses e Religião As primeiras peças de Teatro Romanas foram montadas como parte de celebrações tanto políticas como religiosas seguindo as tradições anteriores da cultura Grega. O Teatro Romano é portanto associado muitas vezes à festivais religiosos para deuses pagãos. Os Jogos Romanos era um desses festivais religiosos na Roma Antiga que acontecia anualmente no período correspondente ao mês de setembro. Foi o primeiro festival a introduzir o Teatro Romano ainda baseado em peças gregas. O Deus Romano Baco era o patron do Teatro Romano. Baco é o correspondente romano ao Deus Grego Dionísio. Ele é usualmente apresentado como o Deus da colheita, uvas, fertilidade e do teatro. Este Deus Romano está associado com as Bachannalias que permitiam o comportamento licensioso e as famosas orgias romanas. O mimo Romano Roman era especialmente lascivo e muitas peças também o que era apreciado pelos romanos.

Anfiteatros - Coliseu O epicentro dos Jogos Romanos foi o grande Coliseu que ainda permanence de pé até os dias de hoje. Com quais inovações técnicas o Coliseu Romano contribuiu para o teatro?

Trabalhadores empurravam uma manivela vertical para impulsionar elevadores que transportavam as gaiolas dos animais até a arena. Na figura, um furo em que um destes dispositivos era ancorado.

A maior parte do subterrâneo (hypogeum) ficava logo abaixo do chão da arena. A parte escondida possuia dois andares de altura, 76m de comprimento por 45m de largura. Um dos 15 corredores levavam ao campo de treino dos gladiadores e aos quartéis.

Os animais mantidos no hypogeum (área subterrânea) entravam no estádio numa rampa de madeira conectada ao elevador. O caçador na arena não sabia aonde o próximo leão apareceria.

Originalmente, o chão da arena e seus suportes poderiam ser removidos para inundar o espaço com água onde aconteciam simulações de batalhas navais. Observem o tecido retrátil para proteger os espectadores do sol ou chuva.

As simulações de batalhas navais foram extintas no final do século I, quando os trabalhadores instalaram as vigas de alvenaria visíveis hoje. Aqui podemos visualizar o hypogeum e parte do piso da arena reconstruído.

Luxos não eram permitidos aos trabalhadores no hypogeum Luxos não eram permitidos aos trabalhadores no hypogeum. Eles poderiam ser sentenciados a lutarem até a morte caso comprometessem de qualquer forma o espetáculo.

A imagem que os imperadores pretendiam passer para os espectadores, é que o estádio era um microcosmo do Império, e os jogos a reencenação de seus mitos fundadores. Matar animais silvestres simbolizava como Roma havia conquistado outros selvagens, terras distantes e subjugado sua própria natureza.

O coliseu romano acomodava 50 O coliseu romano acomodava 50.000 espectadores, que saboreavam delícias, incluindo brindes atirados à multidão, doces e vinho. Os cidadãos romanos sentavam de acordo com sua hierarquia social. Para comparação: O Maracã recém-reformado comporta hoje em dia 78.838 torcedores. Orlando Scarpelli 19.584 e a Ressacada 17.537 pessoas.

Circus Maximus

Características Sua pista possuía 621m de comprimento por 118m de largura. Acomodava aproximadamente 250.000 pessoas . Grandes eventos anuais aconteciam ali ou quando uma graça religiosa ou triunfo de guerra ou político eram comemorados. Porém abrigavam também eventos menores de música e teatro com a devida adaptação do espaço; No cotidiano podia ser utilizado para feiras de animais, comércio, haja visto que suas arquibancadas superiores possuíam lojas e estandes; Com a construção do Coliseu, seu uso se deu mais em prol das corridas de bigas e atletismo; Possuía forte ligação com a religião, tendo em vista a disposição de altares e obeliscos em louvação a alguns deuses dispostos ao decorrer da pista.

A posição em que imperadores e senadores ficavam dispostos era em frente ao ponto de início e fim das corridas.

Nesta maquete podemos observar a proximidade que o Circus Maximus e o Coliseu possuiam

Hoje em dia o espaço é destinado a lazer e visitações públicas por parte de cidadãos e turistas locais.

O que aconteceu em 476 d.C.? O Império Romano cai e o poder passa a ser exercido pela Igreja Católica. A igreja bane todos os jogos e diversões teatrais. Entre 400-505 d.C. as formas populares de entretenimento na época vão desaparecendo – gladiadores, lutas de animais, teatro, etc.