Controladores Lógicos Programáveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
™.
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Controlador Lógico Programável - CLP
Noções de Sistemas Operacionais
AUTOMAÇÃO
GRADUANDO : Anderson Heitor Veríssimo DISCLIPLINA : Instrumentação
Barramentos Introdução.
Informática Industrial
O SmartPumping Projeto MDTP – SmartPumping –
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
Professor: Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Professor: Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Professor: Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Sistemas Especialistas Aula 1 – Introdução
Redes para Automação Industrial
Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN
Professor Victor Sotero
MONITORAMENTO E MOVIMENTAÇÃO LOGÍSTICA
TELA INICIAL: Modo Mapa. TELA INICIAL: Ao clicar no veículo será exibido informações detalhadas do veículo e atalhos para ferramentas de logística;
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Transparência Total! O Software Secullum TI.Net foi desenvolvido para facilitar o gerenciamento das informações que circulam nos computadores conectados.
Interfaces de entrada e saída discreta
Professor Robson Campos
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Discos SCSI Fonte de alimentação Controlador SCSI Disco SAS
Redes de Computadores Aula 5
ALMIR RIBEIRO CRISTIANO PEREIRA FABIO SALVADOR FERNANDA BONFIM JUAN CALEU RONALDO SANTOS
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO
Remodelando a solução mais eficaz
Computadores Tipos e estrutura interna
Developer Team Denison Gimenes de Mesquita Marcelo Piolli Rezende Tiago Jose Marques Itajubá, 22 de Junho.
1. APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO
Centro de Controle Operacional
NOVA INTERFACE DE VISUALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO!
Sistemas de Controle Processo Controle Medição Atuação prof. d'Avila.
MÓDULOS do CLP Os principais módulos existentes para a utilização do CLP são: Módulo de entradas e saídas discretas (digitais); Módulos de estradas/saídas.
Digitalização customizada Solution para documentos de RH
Arquitetura Cliente /Servidor
A melhor forma de seu Painel de Alarme estar na Internet.
Professor: Márcio Amador
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Sistemas Supervisórios
Medidor Eletrônico de Insumos
Introdução à Automação
1 AZ Vertical Security Especialista em Soluções de Segurança Com mais de 20 anos de mercado.
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Evolução dos Sistemas de Automação
Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.
CLP - Controlador Lógico Programável
Escola Tecnológica e Profissional do Sicó
MESTRADO EM ENGENHARIA ELECTROTECNICA E COMPUTADORES SISTEMAS DIGITAIS E INFORMÁTICA INDUSTRIAL.
Materiais x Equipamentos
INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL – 2011/1 PROF. PEDRO MARANHÃO AULA 3 – 23/02/2011.
Programação Lógica Introdução a Automação Definição de Lógica
Sistema de Monitoramento integral BHP ISO 9001:2008.
SISTEMA WIRELESS PARA MONITORAMENTO REMOTO.
Inversor de Freqüência Descrição do Funcionamento.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
INTRODUÇÃO A AUTOMAÇÃO
Os softwares aplicativos desenvolvidos para bobinadores foram baseados em uma estrutura composta por um Inversor de FreqüênciaWEGCFW09, em conjunto com.
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Projeto TGYDGL09 LABORATÓRIO DE DIAGNÓSTICO RÁPIDO IMPLANTÁVEL MOBIOCHEM Ltd.
ECA-703 AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 6.a Aula: Rede Profibus.
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Controladores Lógicos Programáveis

Família SIMATIC Representa não somente uma linha de CLP’s e sim toda uma linha de produtos de automação totalmente integrável Os CLPs são: micro PLC (S7-200) pequeno/médio porte (S7-300) médio/grande porte (S7-400)

Controlador Lógico Programável SIMATIC S7-200

é um micro CLP S7-200 ; aplicações na área de automação de pequeno porte; pequeno e compacto; rápido; recursos amigáveis de programação; soluções podem ser desenvolvidas e ampliadas conforme a demanda com diferentes níveis de memória e diferentes números de entradas e saídas integradas; vários módulos de expansão, possibilidades de painéis de comando e visualização;

a interface RS485 integrada possibilita a comunicação com um máximo de 126 estações ou nós, com diversos aparelhos; o módulo de comunicação via modem permite a assistência técnica remota; cada módulo permite ligar até 62 estações (248 entradas e 186 saídas digitais). Interfaces Homem-Máquina TD200: display de texto de duas linhas com teclas programáveis, velocidade de até 187,5 Kbps e extremamente fácil de usar; TP070: painel gráfico com tela de 5,7” do tipo “touch-screen” com elevado contraste.

A programação do SIMATIC S7-200 é feita através do software STEP 7-Micro/WIN, é uma ferramenta que possibilita a programação nas linguagens LAD, FDB e STL (SIMATIC), ou KOP e FUP (IEC 1131). Sua aparência e operação são idênticas às aplicações padrão Windows, agilizando a ambientação do usuário. Aplicações Máquinas industriais em geral, prensas, máquinas de usinagem de madeira, aparafusadeiras, manipuladores, máquinas de solda, estações de tratamento de efluentes, estações de bombeamento de fluidos, elevadores, transportadores de cargas, máquinas de lavar veículos, sistemas de empacotamento, automação predial, sistema de alarme com monitoramento remoto.

SIMATIC S7-300 Utilizado em sistemas de pequeno e médio porte O rack pode ser expandido em até 32 módulos Suporta: 1024 canais digitais 256 canais analógicos de entrada ou 128 de saída I/O remoto – ET 200 Scan time: 0,1µs Opera em até 60°C

Aplicações O SIMATIC S7-300 oferece soluções para as mais diversas tarefas de automação, nas seguintes áreas: Indústria automobilística Processamento de plástico Indústria de embalagens Indústria alimentícia e de cigarros Entre outras

SIMATIC S7400 Instalação e Configuração Possui instalação simples e robusta com configuração modular Todas as CPU’s possuem uma grande capacidade de armazenamento de programa e interfaces de comunicação integradas A diversidade de módulos de I/O, Função e Comunicação permitem compor expansões centralizadas e arquiteturas distribuídas Seus módulos podem ser substituídos “a quente", garantido assim uma grande disponibilidade do sistema

Instalação e Configuração Com o módulo de comunicação Industrial Ethernet CP443-1 IT é possível receber e enviar e-mails, carregar páginas Web e implementar supervisão, controle e monitoração de diagnósticos de qualquer lugar do mundo

Programação Programação Trabalha com o software de programação STEP7 Possibilita a utilização de linguagens de programação de alto nível como SCL, ferramentas gráficas para o controle de seqüenciais, diagrama de status e diagramas tecnológicos Todo o projeto de software pode ser armazenado na própria CPU juntamente com simbólicos e comentários, o que facilita futuras modificações ou mesmo manutenções Programação

Aplicações Deve ser utilizado em aplicações de alta performance Ele é especialmente popular na Indústria Automotiva e Geração e Distribuição de energia O S7-400 é a base para o sistema de controle de processos PCS7 especialmente empregado em indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas

Processo Industrial SIMATIC S7-200 no tratamento de água na Itália  A empresa Sintec, de Perugia, Itália Uma solução autônoma móvel para rápida obtenção de água potável através de tratamento bacteriológico.

Com freqüência, para tornar potável a água primária, é necessário percorrer um longo caminho através das mais variadas etapas de purificação. O equipamento Ecofilter-Comby é um sistema de tratamento de água a base de radiação ultravioleta (UV) completamente automatizado com SIMATIC S7-200.

Etapas e Processos A água circula através de tubos de teflon e filtros auto-limpantes ecológicos. No sistema atuam duas bombas que impulsionam a água até os filtros. O primeiro filtro retém as partículas de até 16 microns e o segundo alcança até as de 5 microns. Na seqüência, a água circula pelo equipamento de UV, onde um tratamento ultravioleta de choque elimina até 99,99% das bactérias que o líquido poderia conter.

Etapas e Processos Na saída do equipamento UV, o recipiente coletor com duas torneiras permite obter imediatamente amostras de água para verificar sua qualidade. A água purificada chega a um tanque onde o dosador administra cloro granulado para evitar a proliferação de bactérias. A água potável é extraída desse tanque por meio de uma bomba de circulação, que pode, inclusive, bombeá-la até o local de consumo.

Etapas e Processos Um sensor supervisiona a pressão interna do sistema de filtros e, quando esta alcança o limite prefixado, é iniciado um processo de auto-limpeza, que consiste em uma lavagem por contra-corrente combinada com centrifugação.

Nota Na ausência de rede elétrica, esse sistema de tratamento de água funciona em qualquer lugar com um grupo gerador à Diesel.

Concluindo O sistema SIMATIC S7-200 que controla toda a instalação demonstra sua capacidade de administrar um alto grau de automação com um gasto mínimo.

Au revoir!