Retoque Digital Processamento de Imagens. Introdução – Retoque tradicional Pinturas: necessidade de trabalhá-las a fim de manter suas características.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Melhoramento de Imagens
Advertisements

Lista 3!!!.
Lista 3!!!.
Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Técnicas e Projeto de Sistemas
FAP 181 Grandezas Grandezas Físicas Físicas Como ? Treinamento Treinamento Experimental Experimental Problema Problema O que ? Medir Medir Teoria Teoria.
Ondas distúrbio / variação de uma grandeza física se propagam
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Método de diferenças finitas para problemas lineares
SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE TENSÕES RESIDUAIS TÉRMICAS EM CILINDROS Eleir Mundim Bortoleto Cristiano Fernandes Lagatta Roberto Martins de Souza.
Validação do Algoritmo de Backprojection aplicado a Tomografia de Impedância Elétrica com o Uso de Problema Direto Fernando Silva de Moura Pai Chi Nan.
►► outras formas dessa equação:
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
ALGUNS CONCEITOS DE TERMODINÂMICA
FA-023 – Adequação Trator-implemento
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Compressão de Voz Francisco Socal Tiago Peres Leonardo Silveira.
Introdução ao SPRING Extras Dicas.
PROFESSOR: MARCELO ALANO. REVISÃO PARA 3º ANO
ENEM REDAÇÃO.
Processamento de Imagens
Processamento de Imagens
Técnicas de Processamento Imagens
Profa. Graziela Santos de Araújo Algoritmos e Programação II, 2010
Geração de Código Algoritmo de Escalonamento de instruções – List Scheduling.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
Processamento Digital de Imagens
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Sensor Fotoelétrico por Sistema de Difusão
Prof: Encoder Angular Prof:
Controle Digital Prof. Cesar da Costa 6.a Aula – Equações às diferenças.
Técnicas de Amostragem
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Laboratório de Fotojornalismo
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II Transferência de Calor
Juiz Virtual: uma aplicação de modelagem baseada em imagens Paulo Cezar P. Carvalho (IMPA) Flávio Szenberg (PUC-Rio) Marcelo Gattass (PUC-Rio)
Copyright, 1999 © Marcelo Knörich Zuffo PEE-EPUSP Visualização Científica PSI a Aula – Conceitos Básicos de Iluminação.
Modelos de Iluminação e Tonalização
EEL170 COMPUTAÇÃO I Antonio Cláudio Gómez de Sousa 5a série de slides Versão 26/04/2012.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS
Interpolação Introdução Conceito de Interpolação
8.EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Parte 5
Resolução de Sistemas Não-Lineares- Parte 1
Sistemas Lineares Parte 2
Resolução de Sistemas Lineares- Parte 1
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
Recursividade Estrutura de Dados.
Marco Antonio Montebello Júnior
Otimização Aplicada ao Dimensionamento e Operação de Reservatórios
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Visão Computacional Shape from Shading e Fotométrico Eséreo
Visão Computacional Formação da Imagem
Visão Computacional Formação da Imagem
Antialiasing MC930 Computação Gráfica Luiz M. G. GOnçalves.
Processamento de Pixel
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

Retoque Digital Processamento de Imagens

Introdução – Retoque tradicional Pinturas: necessidade de trabalhá-las a fim de manter suas características originais ou mesmo retocar detalhes não percebidos anteriormente. Artesão:identificar o problema e, sob os limites da concepção, obter uma pintura revivificada.

Introdução – Retoque digital Automatizar a tarefa do artesão no trabalho de retoque de imagens digitais Corrigir defeitos Acrescentar e retirar objetos, previamente especificados Sinônimos –Recuperação, –Repintagem –Retocagem ou restauração.

Introdução Processo extrinsecamente subjetivo –Qual o melhor resultado –Que parâmetros influenciam o resultado –Como aproximar ao máximo o resultado esperado pelo ser humano Termo originalmente criado por Bertalmio –Digital Inpainting –Marcos A. Batista: criador do termo em português

Objetivos específicos Restauração: restabelecer a harmonia Desopilação: remover objetos de uma dada cena, simulando a inexistência do objeto na cena original Remoção de textos: remoção de textos inseridos artificialmente em uma imagem Geração de efeitos especias

Desopilação do camarada Nicolai Yezhov por Stalin

Um outro caso de manipulação: O.J. Simpson Foto do ano: National Geographic

Eliminação de Ruído Retoque Métodos de eliminação de ruídos tradicionais não se aplicam em retoque digital: I r = I + r –I r : imagem com ruído; r : ruído; I = objeto de desejo No retoque digital: não existe nenhuma informação no domínio da repintura

Eliminação de Ruído Retoque Imagem original Imagem com ruídoImagem filtrada

Eliminação de Ruído Retoque Porção a ser repintadaQuadro anteriorQuadro posterior

Conceitos Básicos Seja U d uma imagem digital, como ilustrada acima

Conceitos Básicos O domínio de retoque (ou repintura) Ω é um subconjunto de U em que a imagem será retocada. (Ω contido em U) Ω tem como borda o conjunto δΩ ζΩ é o contorno de Ω.

Conceitos Básicos É necessário passar ao algoritmo o domínio de retoque. Como? –Definindo uma máscara (Imagem) (máscara)

Píxeis azuis estão no domínio de retoque A dimensão da máscara é a mesma da imagem original

Máscara Métrica M(i,j) = n, se existe algum pixel (k,l) na vizinhança 4-conectada de (i,j) tal que M(k,l) = n-1.

Modelo Matemático Seja uma imagem Devemos prolongar as linhas isocromáticas (linhas de igual valor de cinza na imagem) que chegam no contorno ζΩ de Ω para a borda da mesma (δΩ). Obser- vamos então que a borda será repintada:

Modelo Matemático Agora que temos informação na borda, podemos estendê-la para Ω. Estamos implicitamente carregando esta informação coletada em ζΩ para o centro da região Ω: Transporte de informação

Modelo Matemático 1.A estrutura da área ao redor de Ω é estendida para dentro da região de repintura e linhas de contorno são pintadas dentro do domínio de retoque através de prolongamentos das linhas que chegam no contorno ζΩ 2.As diferentes regiões formadas dentro da região de repintura, definidas pela prolongação das linhas de contorno, são preenchidas com cores semelhantes às encontradas no contorno. Algoritmo de retoque digital será a execução sucessiva de 1 e 2

Algoritmo de retoque onde I(i,j,0) é a imagem original: A imagem restaurada I r (i,j) é dada pelo limite: Suponha que processamos a imagem até o tempo t. Considere Δt o comprimento de passo na variável temporal t. A cada iteração t, I(i,j,t) é a imagem de entrada e I(i,j,t+1) a imagem de saída. Esta relação pode ser escrita pela série de Taylor: Simplificando: n é o tempo de repintura; Δt a taxa de atualização; é a taxa de atualização da imagem no tempo n.

Determinando a atualização 1.Evolução do calor numa chapa metálica 2.Replicação das técnicas de repintura manual, replicando as linhas que chegam da borda de Ω Portanto o modelo do alg. de retoque depende do mecanismo adotado para a atualização e Δt Soluções são dadas por EDPs

Retoque por difusão do calor À medida que o tempo passa (n cresce), Ω vai se aquecendo até atingir o equilíbrio térmico ( a temp corresponde à sua cor. Equação de Laplace descreve isso. Adaptando L para uma imagem.. Combinando as equações acima... Um pixel (i,j) que não pertence a região de repintura já está aquecido e não se altera. Um pixel da região de repintura começa com temp = 0º

Retoque por difusão do calor De forma heurística, modificamos os coeficientes de cada termo do Laplaciano de acordo com a matriz métrica. Para cada vizinho (k,l) do pixel (i,j) O que se nota aqui ?? O operador Laplaciano heurístico é portanto:

Retoque por difusão do calor Portanto usamos como atualização do algoritmo no tempo n. Tomando Δt = 1:

Retoque por difusão do calor Pseudo-código: A propagação é muito suave e converge quando Um pixel na região de repintura é a média dos seus 4 vizinhos, pois para qq (i,j) de Ω, temos no equilíbrio térmico que: portanto,

Na prática... Pseudo-código: Agora, alguns resultados....

Principal limitação: não propaga informação de borda na direção correta.

Método BSCB Bertamío, Shapiro, Caselles, Ballester Propaga as isolinhas na direção correta

Método BSCB O algoritmo converge quando: Laplaciano: BSCB: onde é a informação que se quer propagar e a direção de propagação a variação da informaçãoa variação da direção Lembre-se de que(2) de (1) e (2) temos

Método BSCB Queremos que a propagação de informação seja suave -> laplaciano Devemos calcular a variação: Sabemos que o gradientedá a direção de maior crescimento e sua rotação de mostra a direção de menor variação (linhas de contorno) ! portanto o campo direcional é dado por:

Método BSCB A equação de atualização a ser aplicada no domínio de retoque fica: O processo de transporte de informação descrito é intercalado com um processo de difusão não linear anisotrópica (varia de acordo com a rotação) para garantir uma correta evolução do campo direcional e garantir que a equação acima convirja.

Método BSCB Pseudo-código

Resultados

Imagem retocada Imagem corrompida Imagem antes da corrupção

Técnicas interessantes, mas e a textura?