Aula 7 – Produção de Conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
PROJETO DE PESQUISA.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Dicas práticas para o uso do FEMM
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
LARVA METODOLOGIA DA PESQUISA Professora: Avanilde Kemczinski Professor: Marcelo da Silva Hounsell.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Balanced Scorecard (BSC)
Profa. Dra. Eliane Simões
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Bom dia, em verde e amarelo, para todos!!!
ENEM REDAÇÃO.
Fazendo Slides no Power Point
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Objeções Fundamentos.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Tipo de Pesquisa Exploratória Descritiva Explicativa Pergunta
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
O que são os Dons Espirituais
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
Missão Visão Valores.
Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
PROJETO DE PESQUISA É o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Ao elaborar um projeto de pesquisa,
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Interpolação Introdução Conceito de Interpolação
PROGRESSÃO PARCIAL PADRONIZAÇÃO DE REGISTROS PELAS UNIDADES ESCOLARES
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
          Coordenador: Paulo Tromboni S. Nascimento (ANPAD e FEA/USP)
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Aula 7 – Produção de Conhecimento. Tipos de Produção Ensaios Artigos Científicos Exame de Qualificação Proposta de Tese Tese.
Transcrição da apresentação:

Aula 7 – Produção de Conhecimento

Tipos de Produção Ensaios Artigos Científicos Exame de Qualificação Proposta de Tese Tese

Ensaio Objetivo Motivação Demonstrar capacidade de análise e de compreensão do estado-da-arte da pesquisa Motivar competência em escrever textos científicos de forma independente Motivação Avanço da pesquisa é uma atividade coletiva Você deve ser capaz de análise individual

Ensaio Oportunidade para demonstrar que consegue estabelecer qual é o estado-da-arte num ramo do conhecimento Avaliação Qualidade das referências Capacidade de síntese Capacidade crítica do aluno Não há necessidade de ineditismo Mas precisamos demonstrar capacidade de síntese

Como avaliar um ensaio? Coloque-se na posição do leitor Como o leitor vai receber o que está escrito? Riscos a evitar “Patchwork”: paragráfos seguidos com nítidas mudanças de estilo Verter o texto para inglês para ver o quanto o aluno copiou e quanto ele interpretou Falta de coerência entre as citações Afirmações fora do contexto (“gratuitas”)

Artigos Científicos Conteúdo Fundamental Apresentar um resultado inovador Fundamental Mostrar porque seu resultado é inovador Que questões ele responde? Porque sua resposta é melhor que as anteriores? Apresentar com clareza, concisão e precisão os resultados Clareza: a linguagem mais direta possível Concisão: evitar afirmações desnecessárias ou não pertinentes Precisão: descrever exatamente os dados (análise estatística) Dicas Citar todos os possíveis revisores do artigo Ter um co-autor experiente que revise o texto Não ter medo da rejeição (50% dos papers são rejeitados)

Porque voce deve publicar antes da tese? Porque a tese ficará mais fácil de ser escrita Aumentar a concisão da tese Aumentar a confiança do aluno/orientador Porque uma tese poderia ser apenas a junção de 2/3 artigos publicados na literatura

Proposta de Tese Demonstrar que o aluno está preparado para fazer uma tese Objetivo Objetivo de pesquisa definido Contribuição à literatura O objetivo é inovador (referências) Metodologia Adequada para resolver o problema Dados Dispõe dos dados (ou tem uma expectativa realista de como obte-los) Cronograma Plano de obtenção realista

Questões a lembrar na Proposta de Tese Partir de sua formação particular como base Caminho adiabático (menor dispêndio de energia) Partir do conhecimento particular para a questão geral (multidisciplinar) Crucial Escolhas das abstrações (ontologia) Conceitos-chave que serão articulados na tese Conceito de região – Como este conceitos se realiza na questão de ordenamento territorial Conceito de vulnerabilidade Como este conceito se realiza na questão da exclusão social Conceito de espaço geográfico Como este conceito se realiza na questão da redes de ocupação na Amazônia

Questões a lembrar na Proposta de Tese Quantificação dos conceitos

Produção da Tese ou Dissertação Documento principal que consolida seu trabalho Objetivos Satisfazer as exigências de uma banca examinadora Servir de “cartão de visita” para sua carreira futura Objetivos Adicionais Base na qual o aluno extrai trabalhos científicos Temas recorrentes na carreira

Como encarar a escrita da tese? Qual é a principal ênfase do seu documento? Suas inovações científicas Resultados que corroboram sua contribuição Demonstrar que sua contribuição tem algo de novo Seletividade Posicionar o trabalho no estado-da-arte Revisão: clássicos + correlatos recentes Evitar Tentativa de incluir na tese uma resenha do campo de conhecimento

Para quem escrevemos nossa tese? Banca avaliadora de cientistas Conhecem o tema de trabalho (especialistas) Avaliam seus resultados Avaliam sua metodologia Avaliação da metodologia Quais foram suas hipóteses? Quais são suas evidências? Quais são suas garantias? Quais são suas qualificações?

O processo de escrita Escolha do assunto Prepare um “esqueleto” Defina a tese que voce irá defender Corpo do texto apresente os argumentos compare as diferentes abordagens produza suas próprias visões Conclusão

Componente Importante da Tese “Esqueleto” Lista de tópicos e subtópicos Lista formal Lista com lembretes e pontos a destacar em cada tópico Ligação entre “esqueleto” e suas questões Em cada subitem Quais são as perguntas específicas respondida Afirmações – Evidências – Garantias - Qualificações

A Importância de um Esquema Organizador Objetivo Quais são os pontos essenciais? Fundamentação Teórica Seletiva na escolha das referências Encadeamento da teoria Metodologia Dar ênfase na sua contribuição Resultados Apresentar os resultados (não esquecer de avaliar) Comparar com a literatura Conclusões O que aprendemos com a tese? Para onde vamos daqui?

Uso de um Esquema Organizador Idéia – Estimar o número de páginas Objetivo (5 pgs) Fundamentação Teórica (15 pgs) Metodologia (10 pgs) Resultados (15 pgs) Conclusões (3 pgs)

O que devemos evitar? Objetivo Fundamentação Teórica Metodologia Imprecisão – não deixar claro o que pretendemos fazer Fundamentação Teórica Tentação de “mostrar sapiência”- não ser seletivo Fazer afirmações sem fundamento Metodologia Contar uma “história de guerra” Descrever “falsos caminhos” Relato de técnicas conhecidas Resultados Descrever o que você NÃO fez Não avaliar os resultados Conclusões Simples repetição dos capítulos anteriores

Aspectos Específicos – Sensoriamento Remoto Organização “padrão” das teses em SER Esquema Objetivos Fundamentação Materiais e Métodos Resultados Conclusão Confusão entre métodos (gerais) e materiais (específicos) Poderia ser evitado

Aspectos Específicos – Computação Aplicada Organização “padrão” das teses em CAP Esquema Objetivos Fundamentação Metodologia (projeto orientado-a-objeto) Descrição Detalhada do Algoritmo Resultados Conclusão Reproduz o processo de design de software tradicional Confunde descrição do software com trabalho científico

Aspectos Específicos – Computação Aplicada Como produzir uma tese em Computação? Metodologia Descrever a estratégia de solução Pseudo- código Resultados Fundamental avaliar e comparar Anexos Descrição Detalhada do Algoritmo (Código e estrutura de dados)

Prepare-se para a Defesa Organize uma boa apresentação Apresentação focada na sua contribuição Capriche nos exemplos Prepare a apresentação dentro do tempo previsto Avalie o comportamento de cada membro da banca