IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Digital da Memória Técnico-Científica do INPE
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
RobertoSimonsen Representou o Brasil em Londres e Paris, recebeu as honras de senador da República e foi obrigado ao exílio. Fundou a Escola Livre de Sociologia.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
Modelando com UML CMP 231 – Sistemas Embarcados
O que é XtremWeb(XW)? Projeto de pesquisa relacionado a light-weight Grids. Plataforma Open Source para a elaboração de grades baseadas em PCs, desenvolvida.
PROGRAMA.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Instrumentação de Sistemas - INS
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
Mario Blanco Gerente de Novas Linhas de Produtos Positivo Informática Dispositivos móveis de leitura de conteúdos.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Capítulo XI Noções de Estruturas de Dados.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
TEMA Como fazer a diferença nos pontos de venda Rodrigo Lacerda.
TA 733 A – Operações Unitárias II
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
ASSEMBLEIA DE DEUS EM JUNDIAÍ AGOSTO DE O ministério do ensino é apresentado na Bíblia como uma função essencial ao crescimento da igreja. Jesus.
Como as Pessoas Aprendem?
Implementação Do JXTA Como Protocolo De Transporte Do JacORB
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
Mac-499 Trabalho de Formatura Supervisionado
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Departamento de Engenharia Elétrica
Modelagem Matemática: desafios da integração curricular
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Marco Antonio Montebello Júnior
1 31/3/ Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Com apoio:
Projeto Poesia 4ª série E.F.I – 2005
Out/2011 Vídeos Série Cidade Solidária Bom dia, minha gente! Amanhece nossa Cidade Solidária para mais um dia!. É assim que começa o primeiro dos três.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Transcrição da apresentação:

IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU

Em que pensa o nosso aluno? Em que pensa o professor? E a biblioteca? Qual o papel da biblioteca nesse contexto?

A biblioteca como mediadora pedagógica Como a biblioteca pode auxiliar o professor no seu trabalho? Na atualização metodológica. Na atualização da visão de mundo - informação. Na disponibilização de recursos pedagógicos - DVDs, vídeos, revistas atuais e interessantes para os alunos, easy readers, best sellers, internet, sites interessantes (pedagógicos ou não). Sendo user-friendly - acervo fácil de ser localizado e usado. Oferecendo infra-estrutura que possibilite o professor levar os alunos / utilizar o material com os alunos. Criando e mantendo um sistema de comunicação eficiente com o professor. Facilitando a complementação do currículo, através da disponibilização de materiais relativos aos tópicos.

A biblioteca como mediadora pedagógica Como a biblioteca pode ser atrativa ao aluno de hoje? Oferecendo ambiente confortável, alegre, descontraído. Estando antenada com as tendências e interesses deles. Disponibilizando recursos interessantes - DVDs, vídeos, revistas atuais e interessantes para os alunos, easy readers, best sellers, internet, sites interessantes (pedagógicos ou não). Sendo user-friendly - acervo fácil de ser localizado e usado. Oferecendo infra-estrutura que possibilite o professor levar os alunos / utilizar o material com os alunos.

A biblioteca como mediadora pedagógica Exemplo de projeto: Enquete na sala: Quem gosta de ler? Que tipo de história gostam mais? Enquete 2: Quem gosta de cinema? Que tipo de filme gostam de ver? Contação de história com um dos livros da biblioteca (easy reader) - Interrupção na hora de maior suspense! Paralelo entre ler e assistir filmes, familiarização com o livro -- códigos, localização, características (orelhas, sumário, ilustrações). Visita á biblioteca, para os alunos escolherem um livro. Tempo na aula para leitura. Alunos fazem resumo do livro.

Mas os livros que em nossa vida entraram São como a radiação de um corpo negro Apontando pra expansão do Universo Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso (E sem dúvida, sobretudo o verso) É o que o pode lançar mundos no mundo. Livros, Caetano Veloso