ELETROQUÍMICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Inversor Trifásicos com Três Pernas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA
Palestras, oficinas e outras atividades
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Copyright (c) 2003 by Valery Sklyarov and Iouliia Skliarova: DETUA, IEETA, Aveiro University, Portugal.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Ludwig Krippahl, 2009 Programação para as Ciências Experimentais 2008/9 Teórica 6.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Diferenciação e classificação de átomos
Listas Encadeadas Circulares Listas Duplamente Encadeadas
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
FUNÇÃO MODULAR.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Exemplos de 3 posições relativas de prédio fronteiro
Equilíbrio de Oxidação – Redução
Mais sobre classes Baseada no Livro: Deitel&Deitel - C++ How To program Cap. 7 Prentice Hall 1994 SCE 213 Programação Orientada a Objetos, ICMC - USP 2.
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
Oxidação e Redução Voltagens em Pilhas
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
CAP. 2 RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA TE 054 CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES
Prof: Graciano Notação Científica.
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Como aplicar leis da lógica
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
1 Celulose.
Bolsas Vera Crevelin OBS: Nos slides disponíveis clique sobre o ícone de informação para visualizar mais fotos das bolsas.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
Slides para o 1° ano Cpmg-HCR IDENTIFICANDO O ÁTOMO
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Lemas (Sudkamp)  .
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
Máquina de Turing Universal
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Transcrição da apresentação:

ELETROQUÍMICA

REAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA Transferência de grupos/átomos HCl + H2O ---> Cl- + H3O+ Transferência de elétrons Cu(s) + 2 Ag+(aq) ---> Cu2+(aq) + 2 Ag(s)

Reações de Transferência de Elétrons Reações de transferência de elétrons são reações de oxidação-redução ou redox Reações redox podem resultar na geração de uma corrente elétrica ou podem ser causadas pela imposição de uma corrente elétrica. Portanto, este campo da química é denominado ELETROQUÍMICA

Revisão da terminologia das reações redox OXIDAÇÃO—perda de elétrons(s) por uma espécie; aumento do nox. REDUÇÃO—ganho de elétron(s); diminuição do nox. AGENTE OXIDANTE — aceptor de elétrons; a espécie é reduzida. AGENTE REDUTOR — doador de elétrons; a espécie é oxidada.

REAÇÕES DE OXIDAÇÃO-REDUÇÃO Reação redox direta Os agentes oxidante e redutor estão em contato Cu(s) + 2 Ag+(aq) ---> Cu2+(aq) + 2 Ag(s)

Cobre + Íons Prata

Reações de Oxidação-Redução Reação redox indireta Uma bateria funciona através da transferência de elétrons, através de um fio externo, do agente redutor para o agente oxidante

Por quê estudar eletroquímica? Baterias Corrosão Produção industrial de insumos como Cl2, NaOH, F2 e Al Reações redox biológicas O grupo HEME

Células Eletroquímicas Um aparelho que permite que uma reação redox ocorra pela transferência de elétrons através de uma conexão externa. Reação produto-favorecida ---> célula voltaica ou galvânica ----> corrente elétrica Reação reagente-favorecida ---> célula eletrolítica ---> corrente elétrica usadas para causar uma mudança Baterias são células voltaicas

Conceitos Básicos de Células Eletroquímicas Anodo Catodo

MUDANÇA QUÍMICA ---> CORRENTE ELÉTRICA Com o tempo, o Cu se deposita na peça de Zn, e o Zn “desaparece”. Zn é oxidado e é o agente redutor Zn(s) ---> Zn2+(aq) + 2e- Cu2+ é reduzido e é o agente oxidante Cu2+(aq) + 2e- ---> Cu(s)

MUDANÇA QUÍMICA ---> CORRENTE ELÉTRICA Elétrons são transferidos do Zn ao Cu2+, mas não há corrente útil. Oxidação: Zn(s) ---> Zn2+(aq) + 2e- Redução: Cu2+(aq) + 2e- ---> Cu(s) -------------------------------------------------------- Cu2+(aq) + Zn(s) ---> Zn2+(aq) + Cu(s)

MUDANÇA QUÍMICA ---> CORRENTE ELÉTRICA Para se obter corrente útil, nós separamos os agentes oxidante e redutor, de forma que a transferência de elétrons ocorra através de um fio. Consegue-se isto em uma célula GALVÂNICA ou VOLTAICA. Um agrupamento destas células é denominado bateria.

Zn --> Zn2+ + 2e- Cu2+ + 2e- --> Cu Oxidação Anodo Negativo Redução Catodo Positivo <--Ânions Cátions--> •Os elétrons viajam através de um fio externo. Uma Ponte Salina permite que os ânions e cátions se movam através dos compartimentos (eletrodos).

A Célula Cu|Cu2+ e Ag|Ag+

Os elétrons se movem do anodo para o catodo no fio. Os ânions e cátions se movem através da ponte salina. Célula Eletroquímica

Anodo, local da oxidação, negativo Catodo, local da redução, positivo

Termos Usados Para Células Voltaicas Figure 20.3

E em Condiçoes Não-Padrão A EQUAÇÃO DE NERNST E = potencial sob condições não-padrão n = no. de elétrons trocados ln = “log neperiano” Se [P] e [R] = 1 mol/L, então E = E˚ Se [R] > [P], então E é maior que E˚ Se [R] < [P], então E é menor que E˚

POTENCIAL DE CÉLULA, E 1.10 V 1.0 M Zn e Zn2+, anodo Cu e Cu2+, catodo Os elétrons são “movidos” do anodo para o catodo por uma força eletromotriz, ou fem. Para a célula Zn/Cu, isto é indicado por uma voltagem de 1,10 V a 25 ˚C e quando [Zn2+] e [Cu2+] = 1,0 M.

POTENCIAL DA CÉLULA, E Para a célula Zn/Cu, o potencial é +1,10 V a 25 ˚C e quando [Zn2+] e [Cu2+] = 1,0 M. Este é o POTENCIAL PADRÃO DA CÉLULA, Eo Uma medida quantitativa da tendência dos reagentes irem aos produtos quando todos estão em seus estados padrão a 25 ˚C.

Calculando a Voltagem da Célula Semi-reações balanceadas podem ser somadas para dar a equação global balanceada. Zn(s) ---> Zn2+(aq) + 2e- Cu2+(aq) + 2e- ---> Cu(s) -------------------------------------------- Cu2+(aq) + Zn(s) ---> Zn2+(aq) + Cu(s) Se conhecermos Eo para cada semi-reação, podemos obter Eo para a reação global.

POTENCIAIS DE CÉLULA, Eo Não é possível medir o potencial de semi-reação diretamente. Portanto, medimos contra a CÉLULA PADRÃO DE HIDROGÊNIO, SHE. 2 H+(aq, 1 M) + 2e- <----> H2(g, 1 atm) Eo = 0.0 V

Meia-célula Zn/Zn2+ conectada a SHE. Eo pára a célula = +0.76 V Eletrodo negativo Eletrodo positivo Doador de elétrons Aceptor de elétrons Zn --> Zn2+ + 2e- Oxidação Anodo 2 H+ + 2e- --> H2 Redução Catodo

Redução de H+ por Zn

A reação global é a redução do H+ pelo metal Zn. Zn(s) + 2 H+ (aq) --> Zn2+ + H2(g) Eo = +0,76 V Portanto, Eo para Zn ---> Zn2+ (aq) + 2e- é +0,76 V Zn é um agente redutor melhor do que H2.

Célula Cu/Cu2+ e H2/H+ Eo = +0,34 V Positivo Negativo Aceptor de elétrons Doador de elétrons Cu2+ + 2e- --> Cu Redução Catodo H2 --> 2 H+ + 2e- Oxidação Anodo

Célula Cu/Cu2+ e H2/H+ A reação global é a redução do Cu2+ pelo gás H2. Cu2+ (aq) + H2(g) ---> Cu(s) + 2 H+(aq) Eo medido = +0,34 V Portanto, Eo para Cu2+ + 2e- ---> Cu é +0.34 V

Célula Eletroquímica Zn/Cu + Anodo, negativo, fonte de elétrons Catodo, positivo, dreno de elétrons Zn(s) ---> Zn2+(aq) + 2e- Eo = +0,76 V Cu2+(aq) + 2e- ---> Cu(s) Eo = +0,34 V --------------------------------------------------------------- Cu2+(aq) + Zn(s) ---> Zn2+(aq) + Cu(s) Eo (calc’d) = +1,10 V

Representação de uma Célula Eletroquímica Zn(s)|Zn2+(aq)||Cu2+(aq)|Cu(s) Um eletrodo é representado por | A ponte salina é representada por || Outro exemplo: Pt(s)|H2(g)|H+(aq)||Fe3+(aq)|Fe2+(aq)|Pt(s) Corresponde a uma célula que tem um eletrodo de hidrogênio à esquerda, e um eletrodo ferro(II)-ferro(III) à direita

Usos dos Valores de Eo Organizar as semi-reações através de sua habilidade relativa para atuar como agentes oxidantes. Valores Tabelados Usar estes valores para prever potenciais de célula e a direção de reações redox.

TABELA DE POTENCIAIS PADRÃO DE REDUÇÃO Poder oxidante do íon E o (V) Cu 2+ + 2e- Cu +0.34 2 H + + 2e- H 0.00 Zn + 2e- Zn -0.76 Poder redutor do elemento 2

Escala de Potenciais Para Semi-Reações de Redução.

Usando Potenciais Padrão, Eo Qual é o melhor agente oxidante: O2, H2O2, ou Cl2? H2O2 Qual é o melhor agente redutor: Hg, Al, ou Sn? Al

Potenciais Redox Padrão, Eo Cu 2+ + 2e- Cu +0,34 + 2 H + 2e- H 2 0,00 Zn + 2e- Zn -0,76 Qualquer substância à direita irá reduzir qualquer substância mais alta do que ela à esquerda. Regra noroeste-sudeste: reações produto-favorecidas ocorrem entre um agente redutor no canto sudeste (anodo) e um agente oxidante no canto noroeste (catodo).

Potenciais Redox Padrão, Eo Qualquer substância à direita irá reduzir qualquer substância mais alta do que ela à esquerda. Zn pode reduzir H+ and Cu2+. H2 pode reduzir Cu2+ mas não Zn2+ Cu não pode reduzir H+ ou Zn2+.

Usando Potenciais Padrão, Eo Em que direção as seguintes reações irão prosseguir? Cu(s) + 2 Ag+(aq) ---> Cu2+(aq) + 2 Ag(s) 2 Fe2+(aq) + Sn2+(aq) ---> 2 Fe3+(aq) + Sn(s) Qual é Eototal para a reação global?

Potenciais Redox Padrão, Eo E˚total = “distância” da semi-reação “de cima” (catodo) para a semi-reação “de baixo” (anodo) E˚total = E˚catodo - E˚anodo Eototal para a reação Cu/Ag+ = +0.46 V

Eo Para Uma Célula Voltaica Cd --> Cd2+ + 2e- ou Cd2+ + 2e- --> Cd Fe --> Fe2+ + 2e- ou Fe2+ + 2e- --> Fe Todos os ingredientes estão presentes. Em que direção a reação prossegue?

Eo Para Uma Célula Voltaica Da tabela, temos • Fe é um agente redutor melhor do que Cd (seu potencial de redução é mais negativo) • Cd2+ é um agente oxidante melhor do que Fe2+ Fe2+ + 2e-  Fe Eo = -0,44 V Cd2+ + 2e-  Cd Eo = -0,40 V Reação global Fe + Cd2+ ---> Cd + Fe2+ Eo = E˚catodo - E˚anodo = (-0,40 V) - (-0,44 V) = +0,04 V

Mais Sobre o Cálculo de Potenciais de Célula Assuma que o íon I- é capaz de reduzir a água. 2 H2O + 2e- ---> H2 + 2 OH- Catodo 2 I- ---> I2 + 2e- Anodo ------------------------------------------------- 2 I- + 2 H2O --> I2 + 2 OH- + H2 Considerando que a reação ocorre da forma como foi escrita, E˚total = E˚catodo - E˚anodo = (-0,828 V) - (+0,535 V) = -1,363 V E˚ negativo significa que a reação ocorre no sentido oposto.

E˚ tem relação com ∆G? SIM!

Mas esse tal de Cicinho chuta bem, não?? Com certeza!

Michael Faraday 1791-1867 Originou os termos anodo, catodo, ânion, cátion, eletrodo. Descobridor de: Eletrólise Ppd. magnéticas da matéria Indução eletromagnética Benzeno e outras substâncias químicas. Era um professor popular entre os alunos.

Eo e ∆Go Eo está relacionado a ∆Go, a variação de energia livre para a reação. ∆Go = - n F Eo onde F = constante de Faraday = 9,6485 x 104 J/V•mol e n é o número de mols de elétrons tranferidos. Michael Faraday 1791-1867

Eo e ∆Go ∆Go = - n F Eo Para uma reação produto-favorecida Reagentes ----> Produtos ∆Go < 0 e portanto Eo > 0 Eo é positivo Para uma reação reagente-favorecida Reagentes <---- Produtos ∆Go > 0 e portanto Eo < 0 Eo é negativo

E em Condiçoes Não-Padrão A EQUAÇÃO DE NERNST E = potencial sob condições não-padrão n = no. de elétrons trocados ln = “log neperiano” Se [P] e [R] = 1 mol/L, então E = E˚ Se [R] > [P], então E é maior que E˚ Se [R] < [P], então E é menor que E˚