SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional PD I – Engenharia Elétrica Prof.ª Claudia Boeres 2008/2.
Advertisements

Amintas engenharia.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
O que é inteligência ? TAI – 2010 Emanuel Wagner.
Lógica Matemática e Computacional 1.1 – Inteligência Artificial
Estruturalismo e Funcionalismo
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Linguagem de Montagem Visão geral.
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
A Teoria da Medida Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães
Fatores Humanos em IHC Heloisa Vieira da Rocha IC/NIED- UNICAMP
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Sistemas Baseados em Conhecimento
Lógica de Programação Módulo II
Recursividade Conceitos e Aplicações.
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Prof. Dr. Lucas F. de Oliveira UCS
1.Consciência (Chalmers,1997)
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM HUMANA
Inteligência Artificial
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
LINGUAGEM Filosofia.
T ÓPICOS DE I.A. Métodos de Busca Busca em Espaços de Estado Prof. Mário Dantas.
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Resolução de problemas
Transferência de aprendizagem
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
INF 1771 – Inteligência Artificial
Teoria da Computação Aula 5 Prof. Fabiano Sabha.
Sistemas Especialistas
Sistemas Inteligentes
Inteligência Artificial
Disciplina: Inteligência Artificial
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
1 A COMPUTAÇÃO MODERNA Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
PESQUISA.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Fábio de Oliveira Borges
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Psicologia Experimental III Prof. Maycoln Teodoro
IUM Aula 09.
1 – GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DO CONHECIMENTO ANÁLESE DE SISTEMAS.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Laboratório de Programação
PUCC 1 Tópicos em Sistemas Inteligentes. PUCC 2 Agenda - Aula 03 Buscas Agentes que Planejam.
Programação de computadores Prof. Giovanni Castro.
Modelando Sistemas em UML
Programação Lógica com Prolog
Fundamentos de linguagens de programação
Inteligência Artificial
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Algoritmos e Programação I
Introdução à Inteligência Artificial
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Disciplina: Lógica de Programação
Segunda Parte Fundamentos de Metodologia Científica.
INTRODUÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 01 JOINVILLE 2015 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Módulo I – Softwares: Linguagens de Programação Prof.: Rogério Morais.
Sistema - "Conjunto de elementos, materiais ou idéias, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação". Especialista - "Pessoa que se consagra.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
AULA 2. Mapa da Aula Componentes básicos à criação de conhecimento; Barreiras à criação do conhecimento; Armadilhas comuns;
Transcrição da apresentação:

SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES Trabalho Apresentado por Jorge Alberto Alcalá Vela

Tarefas de Linguagem Natural É possível descrever uma técnica de terapia com suficiente precisão para expressá-la como um programa de computador ? Uma teoria destas pode ser especificada em termos muito exatos como uma lista de coisas a fazer, (como um programa de computador). Programas que resolvem problemas são mais importantes para as teorias sobre o pensamento humano.

Tarefas de Movimento Muitos dos problemas que os computadores podem resolver são de “movimento” porque partilham três características básicas: estado inicial definido, estado-meta definido, conjunto bem definido de movimentos permitidos (operações, para mudar de um estado para outro).

Processamento da Informação A abordagem do processamento de informações em relação ao pensamento admite que um ser humano constitua-se em um processador de informações. Os processos cognitivos humanos podem ser representados como uma seqüência de processo mentais, (operações), ou como uma seqüência de estados internos, (mudanças na informação)

Processamento da Informação A meta do psicólogo do processamento de informações é definir, com precisão, os processos e os estados que um sujeito usa para resolver um determinado problema e relacionar a seqüência exata de operações usadas. Esta abordagem, constitui um método de descrever com precisão o processo de pensar e permite testar outras teorias do pensamento.

Cibernética A revolução cibernética (Weiner, 1948) relacionada com a retroalimentação e servomecanismos, passou interessar-se no processamento da informação do pensamento com o rápido desenvolvimento de programas de computadores.

Cibernética Essa abordagem, baseia-se em duas metáforas de computação: a analogia ser humano-máquina, na qual o ser humano pode ser encarado como um complexo computador. A analogia pensamento-programa, em que os processos de pensamento para resolver um problema podem ser encarados como um programa de computador.

Simulação em computador A inteligência artificial tem a ver com o desenvolvimento de programas de computador que exigem inteligência para resolver problemas. A simulação em computador, apresenta sistemas de computação que exibem o mesmo procedimento de resolução de problemas que os seres humanos.

Simulação em computador A lógica da simulação em computador é simples: se um programa de computador produz o mesmo comportamento de resolução de problemas de um ser humano, então a série de operações pode ser uma minuciosa representação dos processos humanos do pensamento.

A estrutura do espaço do problema Ernst e Newell (1969) sugeriram quatro componentes principais na resolução de problemas mediante simulação em computador: estado inicial (condições dadas), estado final (situação final ou meta), operadores (manipulações e movimentos), estados-problema (estados intermediários).

A estrutura do espaço do problema O espaço do problema ou a árvore da ação-estado é o conjunto de todos os estados-problema possíveis resultantes de todas as seqüências possíveis da aplicação dos operadores.

A experiência passada Lindsay e Norman (1972) distinguiram, entre vários tipos relevantes de experiência passada, usados na resolução de problemas: fatos, disponíveis para o sujeito, algoritmos, conjunto de regras que geram as respostas corretas, heurística, normas práticas ou planos gerais de ação.

Processo de Resolução de Problemas Ernst e Newell (1969) forneceram uma descrição simplificada do processo de resolução de problemas trabalhando com um Tradutor que converte o Insumo em uma Representação Interna. A despeito da contribuição da teoria da assimilação do pensamento e da idéia de fixação funcional da Gestalt, muito pouca atenção tem sido dada ao processo de tradução.

Processo de Resolução de Problemas Greeno (1974) propôs o modelo de memória para a solução de problemas, o qual tem três principais componentes: memória a curto prazo, MCP, através da qual a descrição externa do problema é inserida, memória a longo prazo, MLP, (memória semântica) que armazena a experiência passada, memória funcional, (interagem a MCP e a MLP) onde a rota da solução é gerada e testada.

Solucionador Geral de Problemas Ernst e Newell (1969) intentaram demonstrar que certas técnicas gerais participam na solução de vários problemas e que é impossível explicar que procedimentos gerais estão disponíveis em um programa de computador. Como outros programas o SGP começa traduzindo uma afirmação do problema em uma representação interna do estado inicial, do estado-meta e do conjunto de operadores.

Solucionador Geral de Problemas Todo o processo é presidido pelo “executivo de resolução do problema”, que determina a ordem em que serão aplicados os operadores, tenta realizar submetas usando a análise de meios-fins, e desenvolve uma nova estrutura de submeta se uma não funciona.

CONCLUSÕES A abordagem de simulação em computador é uma tentativa de estudar teorias de resolução de problemas por seres humanos de uma maneira precisa e cientificamente testável. A abordagem requer que as teorias sejam explicitadas com precisão, em um programa formal de computador, e permite o uso de sofisticados equipamentos de laboratório e computadores para testar estas teorias.

CONCLUSÕES A simulação em computador oferece uma ruptura na psicologia do pensamento que, poderá produzir uma reformulação e uma integração precisa das idéias gestaltistas, associacionistas e outras. Também surgem alguns inconvenientes pois a analogia homem-máquina, a descrição de operações mentais como operações de computador, não é uma analogia perfeita.

CONCLUSÕES Encarar o processamento de informações pelos seres humanos como sendo semelhante aos processamentos feitos por máquinas de informação é algo limitado e pode limitar as atuais opiniões sobre o pensamento. Há uma falha na lógica da simulação em computador, porque, ainda que um programa simule o comportamento do pensamento humano, isto não significa que simule os processos cognitivos subjacentes.

CONCLUSÕES Os atuais programas de simulação exigem uma lista de todo estado de problema possível, e assim, vão realizando medições de sua distância para com a meta. Mas este capítulo da ciência sobre a simulação em computador prossegue, e ainda veremos até que ponto pode ir a tecnologia na simulação do pensamento humano.