Recuperação de Áreas Degradadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Meio Ambiente
Advertisements

MÉTODO DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO CALOR
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Profa Rejane Freitas Benevides
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
MÓDULO II- RECONHECIMENTO DOS PROCESSOS NOS RECURSOS NATURAIS Componente Curricular: Uso e conservação dos recursos naturais Profª Drª Vanessa David Domingos.
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Ecossistemas Brasileiros
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
Isolamento e identificação de microrganismos endofíticos de mudas de Eucalyptus benthamii visando o controle biológico de doenças de viveiro Maíra Gomes.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
1 3.5: Equilíbrio Termodinâmico Equilíbrio Termodinâmico parâmetros termodinâmicos (P,T) constantes A existência de equilíbrio termodinâmico (ET) ou E.T.
1 3.5: Equilíbrio Termodinâmico 1 A existência de equilíbrio termodinâmico (ET) ou equilíbrio termodinâmico local (ETL) no interior estelar grandes simplificações:
A Experiência do Grupo Plantar
Sistemas Operacionais
O Modelo de Heckscher-Ohlin-Samuelson
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Desempenho de Tratores aula 3
(Como implementar multiplicação e divisão uma vez só :-)
Raízes.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Snap Together Visualization. Introdução - Exploração Visual de Dados Aplicada em conjuntos de dados abstratos. Facilitar a percepção de padrões, tendências,
Técnicas de Processamento Imagens
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
HAND: Height Above the Nearest Drainage
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER 202 Aula 01 - ANO 2013 Camilo Daleles Rennó
Computação Ambiental e seus desafios Gilberto Câmara Diretor Geral, INPE Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso.
Curitiba, 12 de Junho de 2007Carvão Vegetal TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E USO MÚLTIPLO DE CARVÃO ATIVADO. Bruno Bueno Carolina Griebeler Patrícia Quinsler.
Ademar Ribeiro Romeiro Alexandre Gori Maia
Interações Ecológicas
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
AULA 1B.
Recuperação de Áreas Degradadas. - Aula 2a – Passivos Ambientais -
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
CERRADO.
Floresta Equatorial.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Materiais Propriedades mecânicas Reologia.
Transferência de Calor por Radiação Térmica
TA 733 A – Operações Unitárias II
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
Preservação de Alimentos por Tecnologia dos Obstáculos
CERRADO Caio 7 Estevão 9 Guilherme 13 Renato 19 Profª Gislaine.
Origem Pré-sal Fracionamento Poluição
Eduardo José Oliveira Dias
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Para cumprimento do Decreto /07
Nordeste Sub-regiões 1- Meio-norte 2- Sertão 3- Agreste
Recursividade Estrutura de Dados.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS São as interações que os indivíduos de uma espécie mantêm com outros da mesma espécie ou de espécies diferentes.
PROTEÍNAS.
Análise do Desempenho dos Modelos
PROTEÇÃO DE ENCOSTAS COM BAMBU
Hidrologia Básica Capacitação Tecnológica e Transferência de Tecnologia em Drenagem Urbana FUNDAÇÃO CENTRO TECNOLÓGICO DE HIDRÁULICA Engº José Rodolfo.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably Soluções para cercas em rolaria.
Transcrição da apresentação:

Recuperação de Áreas Degradadas. Aula 4B - Uso da vegetação e da fauna para recuperação de áreas degradadas – matas ciliares. http://www.sciencecafe.co.uk

Função da Vegetação no ecossistema. - Componentes da Comunidade de um Ecossistema - Função da Vegetação no ecossistema. Produtores. Reguladores de processos geomorfológicos. Função da Fauna no ecossistema. Alavanca de transferência de energia. Dispersores de material genético. Juntamente com microrganismos, reguladores populacionais.

Métodos de recuperação de área degradada envolvendo flora e fauna. Apoio nas interações ecológicas entre flora e fauna. Apoio na síndrome de dispersão de sementes: anemocoria, hidrocoria, zoocoria, autocoria.

Regeneração espontânea (recolonização). Nem sempre aceita por órgãos como CETESB !!!

Técnicas Nucleadoras. http://www.sobrade.com.br/eventos/2003/seminario/Conferencias/Ademir%20Reis.pdf

O desenvolvimento do processo de nucleação como observado na natureza por pesquisadores na década de 1970, visa gerar pequenos núcleos e aguardar que os grandes espaços desocupados entre estes sejam lentamente ocupados por uma diversidade compatível com o conjunto de aptidões bióticas e abióticas da área em questão. Yarranton & Morrison (1974) mostraram que alguns organismos vegetais têm a capacidade de formar micro-habitats, melhorando as condições ambientais e atraindo uma série de outros organismos, formando desta maneira, núcleos de diversidade. Os autores, que descreveram a dinâmica espacial da sucessão primária em dunas canadenses, chamaram esse processo de Nucleação. Inspirados na teoria de nucleação, Reis et al. (2003) simularam os mecanismos ecológicos descritos por aqueles, autores instituindo as técnicas nucleadoras de restauração. http://lras.ufsc.br REIS,A.; BECHARA, F.C.; ESPINDOLA, M. B.; VIEIRA, N. K.; SOUZA, L. L. 2003. Restoration of damaged land areas: using nucleation to improve sucessional processes. The Brazilian Journal of Nature Conservation 1 (1): 85-92. YARRANTON, G. A. & MORRISON, R. G. 1974. Spatial dynamics of a primary succession: nucleation. Journal of Ecology 62 (2): 417-428.

Regeneração induzida. 1) Transposição de solo / serapilheira: consiste na coleta de pequenas porções da camada superficial do horizonte orgânico do solo (5 cm de solo) de áreas com sucessão mais avançada, pois apresenta grandes probabilidades de recolonização da área por microorganismos, sementes (existência de banco de sementes), propágulos de espécies vegetais pioneiras e espécies da micro, meso e macro fauna/flora do solo.

Critérios . . .

2) Poleiros artificiais: imitam galhos secos de árvores para pouso de aves e fixação de morcegos, repouso ou forrageamento de sementes. Pode ser confeccionado com diversos materiais, como por exemplo, restos de madeira ou bambu. Devem apresentar ramificações terminais onde as aves possam pousar, com ou sem ofertas de alimentos. Tipos: poleiro seco, poleiro vivo, “torre de cipó” e poleiro de cabo aéreo.

3) Enleiramento de galharia: resíduos florestais como galhos, tocos e caules de rebrotas podem formar pilhas distribuídas em leiras com alturas variadas de 0,3 a 0,5, funcionando como um atrativo de fauna e zoodispersores (pontos de esconderijos), além de contribuir com recomposição do substrato do solo. * Instalação em locais estratégicos para minimizar outros tipo de impactos. Possibilidade de uso em áreas com silvicultura implantada.

A sucessão natural é a forma mais efetiva para a manifestação da biodiversidade como uma forma de correspondência entre a diversidade de ambientes e de climas. Sendo assim a principal razão para implementar o processo de restauração está em aumentar a eficiência da chuva e do banco de sementes (Reis et al., 2003a). Conforme estes autores, a maioria das formas de nucleação, estão direcionadas para estas duas questões básicas. www.ib.usp.br http://www.sobrade.com.br/eventos/2003/seminario/Conferencias/Ademir%20Reis.pdf

O uso de técnicas nucleadoras de restauração de áreas florestais é 34% mais barato em relação às convencionais. Essas técnicas são métodos que possibilitam ao ambiente condições para que ele próprio crie meios para a chegada de novos organismos (plantas e animais). Em 2006, o custo do hectare (ha) do modelo nucleador atinge R$3.653,00, contra R$5.500,00 no modelo tradicional. A restauração na floresta estacional produziu 148 espécies nativas em um ano. "No cerrado, houve alguns problemas com invasão de gado, que come e pisoteia as plantas, e com as condições naturais piores. Mesmo assim, observamos o desenvolvimento de 35 espécies nativas em 2 anos". http://www.usp.br/agen/repgs/2006/pags/156.htm

4) Semeadura direta ou hidrossemeadura: utiliza coquetéis de gramíneas perenes e leguminosas que rapidamente fornecem cobertura ao solo. Devem ser utilizadas espécies nativas típicas do ecossistema a ser restaurado, promotoras da sucessão ambiental e evitar espécies exóticas agressivas que inibem a sucessão. www.maccaferri.com.br http://www.conspizza.com.br

http://www. sobrade. com http://www.sobrade.com.br/eventos/2003/seminario/Conferencias/Ademir%20Reis.pdf

http://www.terram.com/products/porous-plastic-pavers/bodpave-85-porous-grass-gravel-paving-grid.html#downloads

B i b l i o g r a f i a s u g e r i d a Uso de Morcegos: http://www.cnpf.embrapa.br/publica/boletim/boletarqv/boletim51/boletim51_pag155-164.pdf Métodos de R.A.D.: http://portalbrasilambiental.blogspot.com/2008/08/mtodos-de-recuperao-de-reas-degradadas.html Livros (ebook): http://lras.ufsc.br/images/stories/livro_perspectivas_sistemicas.pdf http://www.planta.cn/forum/files_planta/foundations_restoration_ecology_127.pdf