Dada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

DAFEN A Cidade Dos Copistas Ligue o som.
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
PRÉ-MODERNISMO.
Século XX até os dias de hoje
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
MARCEL DUCHAMP Fonte, 1917 ready-made, urinol invertido altura 60 cm
Do Dadaísmo aos principais conceitos da arte contemporânea
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
“Modernismo – a Geração de Orpheu”
Características estéticas:
A casa, uma parte de mim no mundo
Surrealismo e Design.
The Persistence of Memory
PERCEPÇÃO DE TRÊS OBRAS
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Cândido Portinari.
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
ARTE NAÏF UMA VIAGEM ENCANTADA A UM MUNDO DE INGENUIDADE, COR E POESIA QUE IMORTALIZA O INSTANTE.
"Quem vê a mim, vê o Pai" (cf.João 14,9).
LEITURA DE IMAGENS.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Piet Mondrian.
.: Concretismo MODERNISMO
O QUE É ARTE?.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne,
COLLAGE Colagem é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de.
BARROCO.
Dadaísmo – A antiarte “Dada não significa nada.”
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
Dadaísmo.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
DADAÍSMO Líder - Tristan Tzara (romeno)
ARTE POP Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados.
História da Cultura e das Artes
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
ARTE Formato do ENEM.
…um pintor que se chamava…
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Alexandre Anderson Bernardo Filipi José Tiago
PRIMEIRA METADE DO SÉCULOXX
Fauvismo.
“DADAÍSMO” Panorama histórico das artes no período dadaísta e acontecimentos históricos e estéticos que impulsionaram o movimento artístico.
VANGUARDAS EUROPÉIAS.
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
Denise Dubiella.
1.
VANGUARDAS Manifesto do Futurismo (fragmentos)
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Dá Dá O sentido do absurdo. 1916: Cabaré Voltaire – Zurique Grupo de artistas internacionais que tentava rebelar-se contra os valores artísticos e culturais.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Cândido Portinari.
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
PICHAÇÃO E GRAFITE.
BEATRIZ MILHAZES Rio de Janeiro, 1960.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
Arte Arte.  “ O PINTOR QUE PINTA SÓ O QUE VÊ É UM IDIOTA “  ( Duchamp)
SURREALISMO. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento.
IMPRESSIONISMO.
Dadaísmo Evandro Alves História das Artes Visuais Contemporâneas.
Vanguardas Europeias Século XX.
Transcrição da apresentação:

Dada

Definição Foi num café em Zurique, em 1916 que o movimento dadá  surgiu. Depois do início da I Guerra Mundial, esta cidade  havia se convertido em refúgio para gente de toda a Europa.   O dadaísmo é uma rejeição de todo e qualquer tipo de tradição ou esquema anterior. É contra a beleza eterna, contra as leis da lógica, contra a eternidade dos princípios e contra o universal. Os adeptos deste movimento defendem o caos perante a ordem e a imperfeição frente à perfeição. Os dadaístas proclamam a anti-arte de protesto, do escândalo, do choque, da provocação. Baseiam-se no absurdo, nas coisas carentes de valor e introduzem o caos e a desordem em suas cenas, rompendo com as antigas formas tradicionais de arte.

Principais características Nas artes visuais, os ready-made de Duchamp são a maior manifestação do estilo do Dadá. Ao transformar qualquer objeto escolhido ao acaso em obra de arte, Duchamp realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Assim, objetos utilitários sem nenhum valor estético em si são retirados de seu contexto original e elevados à condição de obra de arte ao ganhar uma assinatura e um espaço de exposição, museu ou galeria.  Caracteriza-se pela aleatoriedade, sem qualquer sentido de concepção racional.

Principais artistas

Marcel Duchamp Entre 1913-1915 elabora os "ready-made", isto é, objetos encontrados já prontos, às vezes acrescentando detalhes, outras vezes atribuindo-lhes títulos arbitrários. O caso mais célebre é o de "Fonte", urinol de louça enviado a uma exposição em Nova York e recusado pelo comitê de seleção. A obra de Duchamp, reduzidíssima, foi menos obra do que uma atitude, um gesto crítico. A atitude crítica de Duchamp ainda repercute, tantos anos depois de suas criações radicais.

A fonte ready-made, 1917

Roda de bicicleta ready-made, 1914

Escorredor de garrafas Ready-made, 1914

Jean Arp Escultor francês, Jean Arp, também conhecido como Hans Arp, nasceu em 1887, em Estrasburgo, e morreu em 1966, em Basileia, na Suíça. Foi co-fundador do movimento Dadá em 1916. Características destes período são as pinturas em relevo e as colagens, realizadas pela justaposição de papéis coloridos.

Sem título 1916-1917,colagem de papel colorido em papel colorido,48,5 x 34,6 cm.

FORMAS EXPRESSIVAS 1932,MADEIRA PINTADA (RELEVO);84.9 x 70 X 3.0 cm

Mountain Navel, Anchors, Table Mármore 

Kurt Shwitters A partir da Alemanha economicamente devastada pela guerra, Schwitters começou acriar com detritos e passou a se recolher todo material descartado que encontrava pelas ruas: bilhetes de trem, botões, latas, invólucros, pedaços de brinquedos, pentes, restos de engrenagens. Surgiu daí o termo Merz, com o qual Schwitters passou a denominar toda a sua produção: pintura, poesia, conto, escultura, modelos arquitetônicos, etc. Realizou com isso colagens em que acoplava, na superfície da tela, os elementos recolhidos. Comumente se apresentava da seguinte maneira: “Meu nome é Schwitters, Kurt Schwitters. Eu sou pintor, eu prego meus quadros”.

Drawing A2 Hansi, 1918

Picture with Light Center 1919

Revolving 1919