ARTE BIZANTINA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Espelhos planos e esféricos
Prof. Celso Gramática.
LEITURA DE IMAGENS.
O termo “LEPRA” é conhecido desde tempos remotos
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
4.4 Igreja: Comunidade de comunidades. Comunidades são escolas de diálogo interno e externo. (DGAE 64) O diálogo é o caminho permanente para a boa convivência.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
AUTORIA Em Atos temos indícios claros de que Lucas fora testemunha ocular de muito do que fala. At.16:10 – Lucas passa a se incluir na narrativa. Ele narra.
Ilusão de Ótica O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente.
Qual é a função de um texto literário?
Luiz Carlos Lisboa Gondim
Trabalho Infantil no Brasil
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
" TÊNIS" Jogos parecidos ao tênis já eram praticados por gregos e romenos. Na Idade Média, a modalidade aparecia nas cidades italianas, onde era conhecida.
Jogos parecidos ao tênis já eram praticados por gregos e romenos. Na Idade Média, a modalidade aparecia nas cidades italianas, onde era conhecida como.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
Economia e Mercado 6ª AULA.
Juliano Scherer Teles Jane Fleck Pontes Fabrício Silva Azeredo
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ! CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ!
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Floresta Equatorial.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Laboratório de Fotojornalismo
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
ESTILOS DE PESCADORES.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo XI Encadeamento de Estruturas por Ponteiros.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
Humanidade: potencial e realidade Terceira Igreja Batista do Plano Piloto Escatologia nas Quartas-feiras.
ÁSIA MeNOR E OS PADRES CAPADÓCIOS
TERCEIRA IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO Escatologia nas Quartas-Feiras Resumo do dia 26/09/07 Valdeir de Souza Contaifer, Pr.
Caríssimos, São Lucas narra-nos que Jesus ia a caminho de Jerusalém (Lc 10, 38-42) e entrou numa aldeia antes de chegar à cidade. Parou para descansar.
IIIª Igreja Batista do Plano Piloto
Precisamos de sacrifícios?
Antes de Começarmos Este é um momento importante de estudo bíblico
O que são os Dons Espirituais
Nova Série - Maio Família: Ideia de Deus.
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
TRANSFORMADOS NA SUA IMAGEM
Cubismo.
TA 733 A – Operações Unitárias II
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
Chile República do Chile.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
Sepultamento de São José. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
São José morreu de amor. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
4 – Estudo do ITCMD.
Listas Lineares.
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Arte Bizantina.
Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos começaram a criar uma arte simples.
Arte Bizantina Antiguidade Clássica.
Transcrição da apresentação:

ARTE BIZANTINA

O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era. Por volta do século IV, começou a invasão dos povos bárbaros, fato que levou Constantino a transferir a capital do Império para Bizâncio, cidade grega, depois batizada de Constantinopla. A mudança da capital foi um golpe de misericórdia para a já enfraquecida Roma; facilitou a formação dos Reinos Bárbaros e possibilitou o aparecimento do primeiro estilo de arte cristã - Arte Bizantina (1). Imagem: Meister der Schule von Nowgorod / The Yorck Project: 10.000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3936122202. Distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH / Musée du Louvre / public domain

Graças a sua localização na Constantinopla, a arte bizantina sofreu influências de Roma, Grécia e do Oriente. A união de alguns elementos dessa cultura formou um estilo novo, rico, tanto na técnica, como na cor (2). Imagem: Map, The Byzantine Empire, 1265 / William R. Shepherd / public domain

A arte bizantina está dirigida pela religião; ao clero cabia, além das suas funções, organizar as artes, tornando os artistas meros executores. Vejamos algumas imagens (3): Imagem: Die Pala_D'Oro / public domain

Imagem Bizantina Fra Angélico ( 1395-1455) Têmpera sobre madeira Imagem: Fra Angelico (1395-1455) / The Yorck Project: 10.000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3936122202. Distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH / domínio público Fra Angélico ( 1395-1455) Têmpera sobre madeira Painel do altar de Santa Maria da Cruz no Tempo, Florença Museu de San Marco

O regime era teocrático e o imperador possuía poderes administrativos e espirituais; era o representante de Deus, tanto que se convencionou representá-lo com uma auréola sobre a cabeça e não raro encontrar uma pintura ou mosaico onde esteja juntamente com a esposa, ladeando a Virgem Maria e o Menino Jesus (4).  Imagens da esquerda para a direita: (a) Великий Устюг (?) / Catedral do Arcanjo Miguel e Gabriel / A segunda metade do século XIII / http://www.svyatayarus.ru/data/icons/44_sobor_archangel/index.php / domínio público. (b) Meister der Schule von Nowgorod / The Yorck Project: 10.000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3936122202. Distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH / Musée du Louvre / public domain. (c) Our Lady of Vladimir (12th century) / Tretyakov Gallery / public domain.

O mosaico é expressão máxima da arte bizantina e não se destinava apenas a enfeitar as paredes e abóbadas, mas instruir os fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas e dos vários imperadores (5). Imagens da esquerda para a direita: (a) Byzantine mosaic in Basilica of San Vitale, Ravenna / Georges Jansoone / public domain. (b) St Gabriel. 12th-century mosaic from the Byzantine part of La Martorana / Jastrow / Creative Commons Atribuição 2.5 Genérica.

As cores Dourado e azul – eram as cores de Deus, que deveriam ser usadas no fundo das composições e nas vestes dos ícones; Vemelho – cor do sangue, simbolizava a proximidade terrena. Roxo – associado ao poder do imperador e aparecia nas vestes de Cristo. Verde – renovação do espírito Marrom – utilizado na pele, lembrava a terra e a humildade

As formas O rosto era pintado por último A cabeça dos ícones simbolizava sabedoria O olhar deveria estar voltado para o observador Rostos em perfil eram para pessoas sem santidade

Plasticamente o mosaico bizantino em nada se assemelha aos mosaicos romanos; são confeccionados com técnicas diferentes e seguem convenções que regem inclusive os afrescos (8). Imagem: The mosaic of Empress Theodora in Saint Apollinare's Church / public domain

ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina Neles, por exemplo, as pessoas são representadas de frente e verticalizadas para criar uma espécie de espiritualidade. A perspectiva e o volume são ignorados e o dourado é demasiadamente utilizado, devido à associação com maior bem existente na terra: o ouro (7). Imagens da esquerda pra direita: (a)Meister von San Apollinare Nuovo in Ravenna / The Yorck Project: 10.000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3936122202. Distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH / public domain. (b) Basilica of Sant'Apollinare Nuovo (mosaic of Justinian I) / Testus / Creative Commons.

ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina Imagens da esquerda pra direita: (a) Retrato de São João Crisóstomo de Antioquia (Hagios Ioannis Chrysostomos). Um mosaico bizantino da catedral de Hagia Sophia em Constantinopla (atual Istambul) / autor desconhecido / domínio público. (b) Justinian I , San Vitale (Ravenna) / Meister von San Vitale in Ravenna / The Yorck Project: 10.000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3936122202. Distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH / public domain.

ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina A arquitetura das igrejas foi a que recebeu maior atenção da arte bizantina. Elas eram planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada com imensas cúpulas, criando-se prédios enormes e espaçosos totalmente decorados (8).  Imagens da esquerda pra direita: (a) The Dome of The Rock Mosque, in the temple mount / David Baum / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. (b) Basilica de San Vitale em Ravenna / Madaki / GNU Free Documentation License.

ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina Imagens da esquerda pra direita: (a) Cripta de S. Eusébio, século VII, pavia / autor desconhecido / domínio público. (b) alexander nevsky cathedral / Antoine Taveneaux / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.(c) The Good Shepherd, mosaic in Mausoleum of Galla Placidia, Ravenna, 1st half of 5th century / The Yorck Project: 10.000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3936122202. Distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH / public domain. (d) St. Mark's Basilica em Veneza, Itália / autor desconhecido / domínio público.

ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina A Igreja de Santa Sofia (Sofia = Sabedoria), na hoje Istambul, foi um dos maiores triunfos da nova técnica bizantina, projetada pelos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto. Ela possui uma cúpula de 55 metros, apoiada em quatro arcos plenos. Tal método tornou a cúpula extremamente elevada, sugerindo, por associação à abóbada celeste, sentimentos de universalidade e poder absoluto (9). Imagens da esquerda pra direita: (a) Planta de Hagia Sophia - na metade superior (a) da galeria, na metade inferior (b) do piso térreo / Fonte: William Luebke, Max Semrau: Esboço de História da Arte. Paul Neff Verlag, Esslingen, 14 Edição 1908 / Rainer Zenz / domínio público. (b) Igreja de Santa Sofia, conhecida como Hagia Sophia, em Istambul/ autor desconhecido / GNU Free Documentation License.

ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina Apresenta pinturas nas paredes, colunas com capitel ricamente decorado com mosaicos e o chão de mármore polido (10). Imagens da esquerda para a direita: (a) Interior da Igreja de Hagia Sophia, Istambul. Após a conquista do século 14 de Constantinopla pelos exércitos turcos, a igreja foi convertida em uma mesquita. Os quatro grandes discos tendo caligrafia árabe são parte das mudanças muçulmanas que foram feitas para a decoração interior / Ian Scott / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. (b) Abraão divertindo três anjos; sacrifício de Isaac; Basílica de San Vitale em Ravenna, Itália / Georges Jansoone / public domain. (c) Hagia Sophia, mosaico acima do portão imperial (que data do 920s); Istambul, Turquia / Georges Jansoone JoJan /public domain.

ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina Toda essa atração por decoração, aliada à prevenção que os cristãos tinham contra a estatuária que lembrava de imediato o paganismo romano, afasta o gosto pela forma e, consequentemente, a escultura não teve tanto destaque neste período. O que se encontra restringe-se a baixos relevos acoplados à decoração (11). Imagens da esquerda para a direita: (a) Deesis and saints, Harbaville Triptych, meados do século 10, marfim / Jastrow / public domain. (b) Relieve de La duda de Santo Tomás / Sailko / GNU Free Documentation License (c) Chartres Cathedral, South Portal, Martyrs, 13th century / photo TTaylor, 2005 / Medieval sculptor / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina A arte bizantina teve seu grande apogeu no século VI, durante o reinado do Imperador Justiniano. Porém, logo sucedeu-se um período de crise chamado de Iconoclastia. Constituía na destruição de qualquer imagem santa, devido ao conflito entre os imperadores e o clero (12). Imagens da esquerda para a direita: (a) Altar retábulo da capela "Jan van Arkel", Utrecht Catedral (Domkerk). Encontrado atrás de parede falsa de gesso durante as atividades de Restauração em 1919. Datada do século 15, apagado em 1572 durante as revoltas da Reforma Protestante iconoclastas / Pepijntje / GNU Free Documentation License. (b) Miniatura do 9 º século Chludov Saltério com cena de iconoclastia. Iconoclastas John Grammaticus e Anthony I de Constantinopla / autor desconhecido / domínio público.

ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina Ícone, termo derivado do grego εiκών, (eikon, imagem), no campo da arte pictórica religiosa identifica uma representação sacra pintada sobre um painel de madeira. O ícone é a representação da mensagem cristã descrita por palavras nos Evangelhos. Trata-se de uma criação bizantina do século V, quando da oferta de uma representação da Virgem, atribuída pela tradição a São Lucas. Quando ocorreu a queda de Constantinopla em 1453, foi a população dos Bálcãs que contribuiu para difundir e incrementar a produção desta representação sacra, sendo na Rússia, o local onde assume um significado particular e de grande importância (13). Imagem: Our Lady of Perpetual Help / pintor desconhecido bizantino do século 13 ou 14, arquivo feito por Pablete / domínio público

PERÍODO CONSTANTINIANO ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina A história da arte bizantina pode ser dividida em cinco períodos, que coincidem aproximadamente, com as dinastias que se sucederam no poder do império. PERÍODO CONSTANTINIANO A formação da arte bizantina deu-se no período constantiniano, quando vários elementos se combinaram para dar forma a um estilo bizantino, mais presente nas criações arquitetônicas, já que pouco resta da pintura, da escultura e dos mosaicos da época (14). Imagem: The so-called Pala d’Oro, the golden back side of the main altar of the Basilica di San Marco in Venezia, Italy / Drawn and incised by Dionisio Moretti. Scanned and edited by Aristeas / GNU Free Documentation License.

A primeira idade áurea bizantina foi o período justiniano. ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina PERÍODO JUSTINIANO A primeira idade áurea bizantina foi o período justiniano. Das poucas obras de arte que restam do período, a mais notável é a cathedra de Maximiano, em Ravenna (546-556), recoberta de placas de marfim com cenas da vida de Cristo e dos santos. Da produção artística que medeia entre a morte de Justiniano I e o início da fase iconoclasta, destaca-se o artesanato em metais. O culto às imagens e às relíquias, por ser considerado idolatria de feição pagã, foi combatido pelos imperadores ditos iconoclastas, nos Séculos 7º e 8º, quando foram destruídos quase todos os conjuntos decorativos e as raras esculturas da primeira idade áurea, principalmente em Constantinopla. Após Justiniano, as artes somente voltaram a florescer durante a dinastia macedoniana, depois de superada a crise iconoclasta (15). Imagem: Nativity (Throne of Maximianus in Ravenna) / Testus / public domain

ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina A arte bizantina não se extinguiu em 1453, pois, durante a segunda metade do século XV e boa parte do século XVI, a arte daquelas regiões onde ainda florescia a ortodoxia grega permaneceu dentro da arte bizantina. E essa arte extravasou em muito os limites territoriais do império, penetrando, por exemplo, nos países eslavos (19). Imagens da esquerda para a direita: (a) Mother of God Enthroned / Web Gallery of Art / domínio público. (b) Ícone da Mãe de Deus de Kazan (este ícone especial foi comprado no mosteiro de Pochayiv na Ucrânia) / Roman Zacharij / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported.

Clique no link abaixo e assista dois vídeos sobre o Império. ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina Clique no link abaixo e assista dois vídeos sobre o Império. http://www.portaldarte.com.br/artebizantina.htm Imagem: Català: Part d'una predel·la d'un retaule provinent de Castelló de Farfanya / Jaume Ferrer I / Museu Episcopal de Vic / Baldiri 1992-12 / GNU Free Documentation License.

ARTE, 1º. Ano Arte Bizantina Fontes de pesquisa: CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1993. GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1978. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 1994. ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna; São Paulo: Companhia das Letras, 1992. Imagens adquiridas no Google. Site para visitação - http://www.portaldarte.com.br/artebizantina.htm Visita ao Museum of Bizantine Culture - http://www.mbp.gr/html/en/index.htm