Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas
Advertisements

1 Interligação IntServ DiffServ: Mapeamento do Serviço CL no PHB AF António Pereira – Instituto Politécnico de Leiria Edmundo Monteiro – Universidade de.
Técnicas e Projeto de Sistemas
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Exemplo de Plano de Ação
Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados João Paulo Cunha Bolsa Voluntária/PIBIC Prof. André Augusto Mariano, Ph.D. / Bernardo R. B. A. Leite, Ph.D.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Bom (boa) dia tarde noite !!.
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Criptografia Quântica : Um Estudo
Teste Funcional de Software
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
ENEM REDAÇÃO.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial Profa. Jiani Cardoso Fundamentos de Sistemas de Informação 02/set/2005.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Serviços Integrados na Arquitetura da Internet Apresentação: Fernando Nadal.
Funções de um computador
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
Prof. Dr. J.M.O.Parente Curriculum and Instruction in Automated Tutors Henry M. Halff CT-282 – Tutores Inteligentes.
O modelo do Aprendiz Ideal
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Técnicas de diagnóstico 1º semestre 2005.
Modulo Especialista.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira
Segurança de Dados no MAER.
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Curriculum and Instructions in ITs. Pesquisa e Prática em Tutores Automáticos Partindo da descrição antecedente de onde a pesquisa em tutores automatizados.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
23/08/06 Modelo do Aprendiz José Cláudio de Almeida Filho1 Modelo do Aprendiz Um sistema tutor inteligente, ou STI é um programa de computador que instrui.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
15/09/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Uma Arquitetura de Referência para Modelagem e Simulação de Fenômenos em Clima Espacial Orientador: Prof. Dr. Luiz Alberto Vieira Dias Mestrando: Francisco.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
Discos Rigídos 1. Tecnologia Raid
Jumpers 1. O que são Jumpers
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
TA 733 A – Operações Unitárias II
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Modelos de Iluminação e Tonalização
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
5W1H.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Administração de Sistemas de Informação
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
The Data Warehouse Toolkit
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas características do aprendiz, em especial ao seu nível de conhecimento corrente. Apesar das diversas variações de estruturações existentes, é possível identificar uma arquitetura clássica de STIs composta por quatro módulos.

Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Arquitetura clássica Módulo do Especialista ou Domínio Módulo Instrucional Módulo do Aprendiz Módulo de Interface

Modelo do Aprendiz Armazena informações específicas de cada aprendiz individual. No mínimo, o modelo permite o acompanhamento da evolução da aprendizagem do material em questão pelo aprendiz. Pode incluir ainda preferências, aquisição, retenção, misconceptions etc. As informações podem ser usadas por outros módulos do STI, mas em particular pelo Módulo Instrucional. Em termos práticos, o modelo é uma estrutura de dados que guarda informações sobre o aprendiz. As informações podem ser binárias, numa escala de valores, ou probabilísticas.

Modelo Instrucional Proporciona um modelo do processo instrucional. Por exemplo, informação sobre quando revisar, quando proporcionar ajuda e orientações e quais tópicos apresentar são aspectos controlados pelo Modelo Instrucional. Diversos modelos instrucionais podem ser utilizados. Por exemplo, Gagné, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem por Descoberta, Aprendizagem Baseada em Casos, Método Socrático, etc. Modelo Instrucional apoiado por mecanismos de simulação é uma direção de pesquisa promissora na área. As decisões pedagógicas refletem as diferentes necessidades de cada aprendiz. O Modelo do Aprendiz é usado como entrada.

Modelo do Domínio Contém informação sobre o que está sendo ensinado ao aprendiz. Demanda significativa engenharia de conhecimento para representar um dado domínio a fim de permitir que outros módulos do STI possam acessá-lo. Além de fatos e procedimentos, como representar modelos mentais? Pode incluir um Modelo de Especialista. Modelo de como um especialista do domínio representa o conhecimento. Modelo do Especialista pode ser na forma de modelo executável, capaz de solucionar problemas do domínio. Com o uso de Modelo de Especialista, o STI pode comparar a solução do aprendiz com a do especialista e apontar pontos onde o aprendiz apresenta dificuldades.

Módulo de Interface Controla as interações com os aprendizes, incluindo diálogos e leiaute de tela. Como o material a ser proporcionado ao aprendiz pode ser apresentado de forma mais efetiva? Quais os leiautes de telas mais apropriados para cada situação? Quando usar e não usar recursos gráficos? Pesquisas sobre esse módulo tem sido apontadas como promissoras.