Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Técnicas de diagnóstico 1º semestre 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Advertisements

Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
FORTRAN 90 Denise Yumi Takamura.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Estruturas de Dados para projeto de SGBD. Estruturas de dados analisadas Estruturas de nível Esparso Denso Combinadas Arvore B+ Tabela de hash.
Introdução à Consulta 24/3/06. Categorias de comandos DDL : estruturação de objetos de BD Ex. create table, drop index, alter table... DML: manipulação.
Vetores (2) Continuação.
Modularização de Código. Modularizar código Construção do algoritmo em um módulo único (Início...Fim/ Program... End) Único arquivo.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Algoritmos com laços (ou seja, com conjuntos de instruções que devem ser executados repetidas vezes)
Criptografia Quântica : Um Estudo
Protocolos Criptográficos. Múltiplas chaves em RSA Para RSA, escolhe-se dois números, e e d, tal que e. d = 1 mod (p-1).(q-1) Entretanto, também pode-se.
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Algoritmos Genéticos - Capítulo 10 Desvantagens da Representação Binária Prof. Ricardo Linden.
Abertura: o pequeno traço vertical interrompendo uma das extremidades indica o limite da abertura abertura: indica o local onde deverá ser feita uma abertura.
Profa. Graziela Santos de Araújo Algoritmos e Programação II, 2010
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
Fazendo Slides no Power Point
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Prof: Encoder Angular Prof:
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Prof. Dr. J.M.O.Parente Curriculum and Instruction in Automated Tutors Henry M. Halff CT-282 – Tutores Inteligentes.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Capitulo 3 Técnicas de Diagnóstico CT-282 Tutores Inteligentes Diego Ajukas.
Modulo Especialista.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Técnicas de Diagnóstico. Objetivo Caracterizar técnicas de diagnóstico para o modelo do estudante Caracterizar técnicas de diagnóstico para o modelo do.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo III Comandos de Controle.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
23/08/06 Modelo do Aprendiz José Cláudio de Almeida Filho1 Modelo do Aprendiz Um sistema tutor inteligente, ou STI é um programa de computador que instrui.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Capítulo XI Noções de Estruturas de Dados.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
Capítulo V Análise Sintática
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
TA 733 A – Operações Unitárias II
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
Trabalho de Formatura - MAC499 Bruno Takahashi C. de Oliveira Projeto: Omnitty Orientador: Prof.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Resolução de Sistemas Não-Lineares- Parte 1
Sistemas Lineares Parte 2
Resolução de Sistemas Lineares- Parte 1
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
Laboratório de Programação Prof. Oscar Luiz Monteiro de Farias
Recursividade Estrutura de Dados.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Marco Antonio Montebello Júnior
Introdução à Probabilidade
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
INPE / CAP-334 Celso L. Mendes Aula 4-D(1) Reestruturação de Programas em Sistemas Vetoriais (II) Tópicos: Suporte à Paralelização Vetorização.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Técnicas de diagnóstico 1º semestre 2005

Vem aí.... algumas técnicas de diagnóstico usadas no módulo do estudante

Plan Recognition Plano de Reconhecimento É similar à técnica path finding, porém mais eficiente nas situações especiais nas quais é aplicada. Requer que o conhecimento no modelo do aprendiz seja procedimental e hierárquico e que tudo ou quase tudo do físico, estados observáveis na solução de problema do aprendiz esteja disponível para o programa diagnóstico. Estas duas condições, juntas, informam que a solução do problema pode ser analisada como uma árvore. Os níveis da árvore são ações primitivas, tais como: Mover uma peça do jogo de xadrez ou escrever uma equação. Os nós da árvore são sub-objetivos. Ex.: tentar tornar o rei adversário ou fatorar x 2 + 3x – 1. O nó raiz da árvore é o objetivo completo, como ganhar o jogo de xadrez ou resolver x[x + 4] – x = 1. Links entre os nós na árvore representam relacionamentos entre objetivos e sub- objetivos.

Issue Tracing - descoberta de questão É uma variação do modelo de treinamento. Ignora detalhes. Compara especialista e aprendiz. Ex.: WEST, que usa dois contadores.

Expert Systems - Sistemas especialistas Usa regras de inferência, semelhante a diagnose médica ( se sintoma então pode ser...). Mais complicado. O sistema especialista deverá prover regras para todas as situações possíveis. Pode haver ambigüidade para uma determinada situação e haver problema se mudar a tarefa do domínio.

Referências bibliográficas: 1. POLSON, Martha C. RICHARDSON, J. Jeffrey. Foundations of Intelligent Tutoring Systems. Pág

Path Finding - Localização do caminho –É possível colocar um algoritmo localização de caminho na frente do algoritmo model trancing. ·Dado 2 estados consecutivos, ele encontra um caminho, ou proíbe a aplicação de regras, que pega o primeiro estado dentre o segundo estado. ·O caminho é, então, dado para um algoritmo model-trancing, o qual trata-os como uma fiel tradução da seqüência do estado mental do aprendiz. –Principal problema técnico com o path finding é que existem muitos caminhos entre os dois estados dados.

Condition Induction Condição de indução Model tracing assume que dois estados consecutivos na solução de problema do aprendiz pode ser conectado por uma regra neste modelo. Modelos overlay freqüentemente não trabalham; Modelos bibliotecas de bugs devem contem um grande número de bugs; Bug-part-library são usados como base para a modelagem do aprendiz. Dados dois estados consecutivos, o sistema constrói a regra que converte um estado para outro. Embora existam muitos caminhos para construir tais regras buggy, a única técnica que tem sido revisada até agora é a condition induction. Requer duas bibliotecas: Biblioteca de Operadores: que converte um estado para outro; Biblioteca de Predicados

Modelo de treinamento Mais fácil de implementar. Assume que todos os estados mentais significativos do aprendiz estão disponíveis para o programa diagnóstico. A idéia básica é usar um interpretador não determinado para a modelagem da solução do problema. A cada passo na solução do problema, o interpretador pode sugerir um grupo inteiro de regras a serem aplicadas depois, ao passo que um intérprete determinístico pode sugerir apenas uma simples regra. O algoritmo dispara todas as regras sugeridas, obtendo um conjunto de possibilidades do próximo estado. Um destes estados deveria corresponder ao estado gerado pelo aprendiz. Se é assim, então é razoavelmente correto que o aprendiz usou a regra correspondente para o próximo estado mental e deve saber essa regra. a)O que faz o sistema se o estado do aprendiz não está compatível com algum dos estados produzidos pelas regras neste modelo? b)Suponha-se que o aprendiz gerou um próximo estado por tentativa ou erro, o sistema assume erroneamente que o aprendiz sabe a regra correspondente; c)Quando o sistema mudaria sua idéia sobre este modelo do aprendiz?