Curriculum and Instructions in ITs. Pesquisa e Prática em Tutores Automáticos Partindo da descrição antecedente de onde a pesquisa em tutores automatizados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA.
Banco de Dados Aula 01: Conceitos Básicos
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
Criptografia Quântica : Um Estudo
PROGRAMA.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos Liderando os rotarianos Troca de ideias.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Profa. Graziela Santos de Araújo Algoritmos e Programação II, 2010
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Prof. Dr. J.M.O.Parente Curriculum and Instruction in Automated Tutors Henry M. Halff CT-282 – Tutores Inteligentes.
O modelo do Aprendiz Ideal
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Capitulo 3 Técnicas de Diagnóstico CT-282 Tutores Inteligentes Diego Ajukas.
Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Técnicas de diagnóstico 1º semestre 2005.
Modulo Especialista.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Técnicas de Diagnóstico. Objetivo Caracterizar técnicas de diagnóstico para o modelo do estudante Caracterizar técnicas de diagnóstico para o modelo do.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
Capítulo V Análise Sintática
Capítulo 5 – O Modulo do Ambiente e Sistemas de Tutores Inteligentes
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Implementação Do JXTA Como Protocolo De Transporte Do JacORB
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Resolução de Sistemas Não-Lineares- Parte 1
Sistemas Lineares Parte 2
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Recursividade Estrutura de Dados.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

Curriculum and Instructions in ITs

Pesquisa e Prática em Tutores Automáticos Partindo da descrição antecedente de onde a pesquisa em tutores automatizados se realizou nos últimos 15 anos ou 20 anos, nós podemos olhar o futuro em diferentes direções. Partindo da descrição antecedente de onde a pesquisa em tutores automatizados se realizou nos últimos 15 anos ou 20 anos, nós podemos olhar o futuro em diferentes direções. Esta seção inicia com algumas sugestões para a direção de pesquisa no campo. Esta seção inicia com algumas sugestões para a direção de pesquisa no campo. Concentra-se em 3 questões de pesquisa fundamentais. Concentra-se em 3 questões de pesquisa fundamentais.

Também menciona nesta seção algumas linhas de pesquisa, que embora interessantes, não são apropriadas neste momento. Também menciona nesta seção algumas linhas de pesquisa, que embora interessantes, não são apropriadas neste momento. Para os interessados em aplicações imediatas, breve discussão de implementações atuais. Para os interessados em aplicações imediatas, breve discussão de implementações atuais.

Questões de Pesquisa Um item importante em pesquisa e desenvolvimento é a abrangência dos esforços. Pesquisadores em ITS devem olhar para ISD como um campo de particular interesse em aplicações instrucionais. Um item importante em pesquisa e desenvolvimento é a abrangência dos esforços. Pesquisadores em ITS devem olhar para ISD como um campo de particular interesse em aplicações instrucionais. Tão importante é a necessidade de ser específico sobre mecanismos como princípios de aprendizagem e instrução Tão importante é a necessidade de ser específico sobre mecanismos como princípios de aprendizagem e instrução

Acrescentamos ainda a estrutura da disciplina. Acrescentamos ainda a estrutura da disciplina. Como codificar os princípios educacionais ou seja, quais destes princípios podem ser codificados independentemente do material ensinado e quais são parte integral do material Como codificar os princípios educacionais ou seja, quais destes princípios podem ser codificados independentemente do material ensinado e quais são parte integral do material

Tutores Automáticos e Projeto Instrucional Uma das maiores tarefas relacionadas que envolvendo pesquisadores em tutores automáticos é aquela relacionando seu trabalho com outra pesquisa em treinamento e educação. Uma das maiores tarefas relacionadas que envolvendo pesquisadores em tutores automáticos é aquela relacionando seu trabalho com outra pesquisa em treinamento e educação. Maioria das pesquisas instrucionais é tangencialmente relevante se não em sua totalidade, a sistemas tutores automatizados seja porque aponta outras formasa de instrução ou por não ser suficientemente projetado para ajuda direta. Maioria das pesquisas instrucionais é tangencialmente relevante se não em sua totalidade, a sistemas tutores automatizados seja porque aponta outras formasa de instrução ou por não ser suficientemente projetado para ajuda direta.

Um ramo da pesquisa instrucional chamado ISD busca fornecer métodos que podem ser usados para projeto de sistemas instrucionais. Um ramo da pesquisa instrucional chamado ISD busca fornecer métodos que podem ser usados para projeto de sistemas instrucionais.

ISD ISD –Oferece decomposição sistemática do problema instrucional e a cobertura compreensível das aplicações instrucionais – Tenta, para um nível de especificidade que é apropriada para projetistas instrucionais.

Sugestões de Pesquisa para Projeto Instrucional Primeiro passo – necessário laboratórios para manipulação sistemática de métodos alternativos para tutores Primeiro passo – necessário laboratórios para manipulação sistemática de métodos alternativos para tutores –Ex. Meno-tutor e WEST – fornecem tutorial que podem hospedar uma variedade de métodos instrucionais –Conhecimento de projeto também pode vir da observação, tutores semi-automatizados nos quais um tutor humano troca algumas ou todas as funções de um tutor automatizado. –Estudos desses sistemas podem partir de observações sistemáticas para o desenvolvimento de sofisticados assistentes de tutores projetados para suportar atividades reais de tutores bem como coletar dados de comportamentos de tutores

Teorias de Aprendizagem e Instrução Problemas relacionados a ISD ocorrem devido a falta de uma teoria de aprendizagem Problemas relacionados a ISD ocorrem devido a falta de uma teoria de aprendizagem –Não há modelos de mecanismos que gerenciem a interpretação do estudante em uma apresentação particular. –Solução óbvia – descobrir leis de aprendizagem que especifiquem tais mecanismos Por que não existem TA que possam trabalhar com o modelo de aprendizagem do estudante? Por que não existem TA que possam trabalhar com o modelo de aprendizagem do estudante? –Resposta manifesta-se em diversos níveis 1. Cognição – nem tanto estímulo –resposta, mas na representação simbólica. 1. Cognição – nem tanto estímulo –resposta, mas na representação simbólica. 2. A natureza comunicativa do empreendimento instrucional – leis de aprendizagem são descrições incompletas do que ocorre em situações instrucionais. 2. A natureza comunicativa do empreendimento instrucional – leis de aprendizagem são descrições incompletas do que ocorre em situações instrucionais.

Sugestões de Pesquisa em aprendizagem e instrução Resumindo, o campo de TA necessita considerar mecanismos segundo o qual TA alcançam(ou não) sua eficiência Resumindo, o campo de TA necessita considerar mecanismos segundo o qual TA alcançam(ou não) sua eficiência Teorias de aprendizagem e modelos de máquinas dessas teorias fornecem benefícios para Tas. Teorias de aprendizagem e modelos de máquinas dessas teorias fornecem benefícios para Tas. Observações de interações tutoriais naturais. Observações de interações tutoriais naturais.

Modularidade: Independência do Instrucional e Domínio do conhecimento Hipotese de trabalho – Métodos Instrucionais e de diagnósticos independem do domínio do conhecimento. Hipotese de trabalho – Métodos Instrucionais e de diagnósticos independem do domínio do conhecimento. –Domínio do conhecimento pode ser formulado independente de métodos e vice versa. –Sabe-se que diferentes diagnósticos e métodos instrucionais são aplicados em diferentes objetivos instrucionais=> regras de correspondência podem ser usadas para preservar modularidade.

Pesquisa em Modularidade Estudos vão no sentido de desenvolver regras que conduzam o projeto de TA e implementem essas regras essas regras em programas que gerem ou configurem TAs para aplicações particulares Estudos vão no sentido de desenvolver regras que conduzam o projeto de TA e implementem essas regras essas regras em programas que gerem ou configurem TAs para aplicações particulares Necessitam estudos em representações propedêuticas. Necessitam estudos em representações propedêuticas.

Armadilhas de Pesquisa Pesquisas em STI são como campo minado Pesquisas em STI são como campo minado –Tutores que devem aprender o material – Assertiva mais comum é que Modelo Especialista é totalmente competente ou possui mais competência do que o estudante. Assertiva mais comum é que Modelo Especialista é totalmente competente ou possui mais competência do que o estudante. Em a o estudante conhece muito pouco ou nada sobre o assunto e o tutor conhece quase tudo Em a o estudante conhece muito pouco ou nada sobre o assunto e o tutor conhece quase tudo Em b, o estudante tem pouco conhecimento mas uma boa dose de conhecimentos espontaneos Em b, o estudante tem pouco conhecimento mas uma boa dose de conhecimentos espontaneos Painéis c e d mostram situações reais. Em c o tutor tem uma pequena vantagem sobre o estudante e em d a vantagem é do estudante, Painéis c e d mostram situações reais. Em c o tutor tem uma pequena vantagem sobre o estudante e em d a vantagem é do estudante,

Tutores que devem aprender para ensinar O objetivo fundamental de pesquisas em ITS eé a bem sucedida representação do ensino do conhecimento e sua implementação em máquina O objetivo fundamental de pesquisas em ITS eé a bem sucedida representação do ensino do conhecimento e sua implementação em máquina Dois exemplos em aprender a ensinar Dois exemplos em aprender a ensinar –Através do refinamento sucessivo, não de estratégias mas no modelo do estudante(Kimball 82) –Outro no procedimento gerar e testar para experimentar noções sobre técnicas de ensino

Construindo TAs com tecnologia atual Encontrar formas de aplicações viáveis de TAs é um trabalho duro Encontrar formas de aplicações viáveis de TAs é um trabalho duro Entretanto o autor mostra algumas linhas para decidir quando e como implementar TAs. Entretanto o autor mostra algumas linhas para decidir quando e como implementar TAs.

Considerações na escolha de aplicações Trabalhar com um domínio que possa ser formalizado Trabalhar com um domínio que possa ser formalizado –Domínios como Crítica literária ou análise de política estrangeira não são adequados –Fique longe de linguagem natural

Considerações em Projeto Instrucional Usar princípios de instrução bem fundamentados Usar princípios de instrução bem fundamentados –Embora difíceis de serem automatizados, podem ser usados no projeto de TAs –Use ambos, model tracing e issue based Funcionam em casos selecionados. Podem ser combinadas em um mesmo sistema Funcionam em casos selecionados. Podem ser combinadas em um mesmo sistema

Consideração geral de projeto Projete para modularidade e robustez. Projete para modularidade e robustez. –Implementação de TAS é um negócio arriscado Devem ser projetados para funcionar ainda que uma ou mais partes não funcionem Devem ser projetados para funcionar ainda que uma ou mais partes não funcionem –Por exemplo, pode ser projetado para trabalhar com um currículo default e fornecer um ambiente instrucional usável, ainda que o tutor permaneça silencioso. O uso de tutores humanos como previamente mencionado deve ser considerado

Conclusão Qual então é o estágio atual da tarefa de codificar os princípios de tutores eficientes? Qual então é o estágio atual da tarefa de codificar os princípios de tutores eficientes? Algumas orientações Algumas orientações –Ferramentas tecnológicas(Ex. model tracing) ajudam a construir TAS eficientes para certas aplicações –Questões relacionadas a currículo e instruçõao em ITS permanecem não resolvidas Os princípios de projeto necessários para especificar a abrangência das aplicações de TAS não existe Os princípios de projeto necessários para especificar a abrangência das aplicações de TAS não existe Teorias mecanicistas precisas que considerem a eficiência de técnicas instrucionais não foram formuladas Teorias mecanicistas precisas que considerem a eficiência de técnicas instrucionais não foram formuladas

Noções claras do que constitui um princípio instrucional e um aspecto útil instrucional não está disponível Noções claras do que constitui um princípio instrucional e um aspecto útil instrucional não está disponível O simples fato de reconhecer essas questões é sinal de progresso O simples fato de reconhecer essas questões é sinal de progresso Até recentemente supunha-se a representação de conhecimento especialista como suficiente para ensinar Até recentemente supunha-se a representação de conhecimento especialista como suficiente para ensinar