Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
© 2004 Computer Associates International, Inc. (CA). All trademarks, trade names, services marks and logos referenced herein belong to their respective.
Advertisements

Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Sistemas Operacionais
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Aplicações da informática na administração e assistência
Balanced Scorecard (BSC)
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Compressão por Hardware
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Capítulo 9 Shop floor control (SFC), Manufacturing Execution Systems (MES) e Sistema de programação da produção com capacidade finita.
Implantação do Sistema MRP II
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial Profa. Jiani Cardoso Fundamentos de Sistemas de Informação 02/set/2005.
Supply Chain Management
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Sarajane Marques Peres
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
Experiências na Avaliação da Gestão*
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA Divisão de Ciência da Computação CE-245 Tecnologias da Informação Prof. Adilson Marques da Cunha Débora Ap.
Gláucia Braga e Silva abril/08
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
Business and Competitive Intelligence
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
Sistemas de Informação Capítulo 3
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Aplicações – Serviços Virtuais Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
Administração de Sistemas de Informação
Administração de Sistemas de Informação A TI tornou-se um recurso essencial para auxiliar no posicionamento estratégico das organizações, influenciando.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
App mobile de voluntariado com Geolocalização
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
The Data Warehouse Toolkit
Inteligência Empresarial (Business Intelligence)
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Sistemas de Apoio à Decisão
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle Dias de Andrade Alves

Sumário Introdução Funções do Gerenciamento de Dados Softwares Aplicativos: Componentes comuns de software de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Tipos de banco de dados Data warehouses Data Mining Administração de recursos de dados Exemplos de aplicação de bancos de dados Fatos reais Bibliografia

Introdução Os dados (informações) são recursos organizacionais essenciais que precisam ser administrados como os outros importantes ativos das empresas. (O’Brien, 2006)

Funções do Gerenciamento de Dados Armazenar e recuperar informações em forma de dados; Ambiente estável e controlado; Extrair de uma pequena informação uma vantagem competitiva; e Atender às necessidades de informação dos usuários.

Softwares aplicativos ERP - Enterprise Resource Planing ERP ou planificação dos recursos corporativos é um conjunto de sistemas que tem como objetivo agregar e estabelecer relações de informações entre todas as áreas de companhia. http://www.nextg.com.br

Softwares Aplicativos CRM – Customer Relationship Management Pode ser definido como uma forma de uma corporação se relacionar com seus clientes; Dinamiza a busca e a retenção das informações que dizem a respeito deste “casamento”; ou Soluções de BI – Business Intelligence. http://www.nextg.com.br

Componentes comuns de software de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Definição de banco de dados; Acesso Informal (Exemplo: SQL); Desenvolvimento de aplicações; Interface de linguagem codificada; Processamento de transações; e Ajuste do Banco de Dados.

Tipos de Banco de Dados Avanços contínuos na informática e suas aplicações nas empresas têm resultado na evolução de diversos tipos principais de Banco de Dados

Data Warehouse Um data warehouse armazena dados (ou informações) que foram extraídos dos vários banco de dados de uma organização, sejam eles operacionais, externos ou de outra espécie

Data Mining Os dados de um data warehouse são processados para identificar fatores e tendências-chave nos padrões das atividades de negócio. Ou seja, é preciso minerar as informações pertinentes.

Administração de Recursos de Dados Desenvolve e aplica políticas de controle da propriedade e acesso aos dados; Conduz o planejamento de requisitos dos recursos de dados; e Desenvolve uma arquitetura organizacional de dados. Administração de Dados Prepara planos estratégicos e técnicos para os bancos de dados; Identifica oportunidades para compartilhamento de dados e aplicações de banco de dados; e Define e aplica procedimentos operacionais. Planejamento de Dados Conduz um processo de concepção de banco de dados; Conduz o planejamento do ajuste e da capacidade dos banco de dados; Estabelece e mantém um dicionário de dados; e Avalia e seleciona software de banco de dados. Administração de Banco de Dados

Exemplos de aplicações de Banco de Dados

As cinco estruturas de bancos de dados (segundo O’Brien, 2006) fundamentais: Hierárquica; Rede; Relacional; Orientado a Objeto; e Multidimensionais.

Fatos Reais 1 Oracle, IBM e Outros: a batalha pelo mercado de aplicativos e de banco de dados para empresas (ver comentário); 2 Aetna e Boeing: desafios do gerenciamento de dados; 3 Trimac Corp. e Sallie Mae: utilizando data warehouses para inteligência de negócios; e 4 Merrill Lynch e Terra Lycos: o caso da terceirização do data warehouse.

Comentário sobre o Fato Real 1 – Oracle, IBM e Outras A Oracle está comercializando a seus clientes um conjunto completo e fortemente integrado de software; IBM aborda o “melhor da espécie” (Sistema integrado de gestão ERP, software de gerenciamento de relacionamento com os clientes CRM e outros softwares, seus e de outras companhias.

Perguntas 1- Por que a maioria das empresas prefere utilizar a abordagem da IBM? Resp: A IBM integra o software da companhia cliente com o dela e provê consultorias. Não é preciso grande desenvolvimento “in house”. A Oracle provê ferramentas para que o cliente utilize apenas suas soluções, criando dependência. 2- Qual a importância das informações para a vantagem competitiva das empresas? Resp: Uma empresa que tiver suas informações bem organizadas e estruturadas com recuperação rápida, chega aos clientes antes da concorrência. 3- Qual o motivo do fracasso da SAP? Resp: Pelo costume da empresa de dificultar, desnecessariamente, a conexão entre seus produtos e os de outras empresas.

Conclusão As informações são um dos bens mais preciosos de uma empresa, para a obtenção de vantagens competitivas Com dados (informações) bem organizados, de fácil recuperação, a empresa consegue decidir com mais velocidade e precisão e ganhar espaço no mercado.

Bibliografia Capítulo 5 – Gerenciamento de Dados – O’Brien. 2006 http://www.nextg.com.br