Ambientação agradável estimula a fidelidade ao local Autor: Eric Zompero Revista: Food Express – ano III – n° 6 – agosto 99 Adriana Barreto Alves RA 980516 Nilson Cremonese Jr. RA 981855
Boa ambientação do espaço Quais os fatores que incidem sobre uma pessoa na hora de escolher um determinado restaurante ? O que a faz retornar e, por conseqüência, freqüentar periodicamente esse mesmo restaurante ? -Comida Fatores econômicos e sociais Boa ambientação do espaço
A ambientação deve conquistar o público alvo! Ambientação: técnicas utilizadas para a melhoria do espaço físico e psicológico em benefício ao usuário de um serviço determinado de alimentação. Restaurante: espaço destinado aos comensais. (comerciais e industriais) A ambientação deve conquistar o público alvo! Ambientes calmos e agradáveis terão maiores chances de ganhar a preferência de um cliente em potencial.
Quais os fatores que garantem um restaurante agradável ao cliente? - fatores físicos - fatores psicológicos - fatores institucionais Definidos pela: - arquitetura - programação visual - branding - outros
Arquitetura - fluxos de trabalho - circulação nos ambientes agregados (copa, cozinna, sanitários) - garantir fácil movimentação de funcionários e clientes - espaços bem organizados - mobiliário bem disposto Cada ambiente deve ser direcionado e projetado para um tipo de consumidor.
Programação visual Pisos, forros, pinturas especiais e detalhes decorativos devem possuir tonalidades propícias às intenções do restaurante: - cores alegres público jovem - cores sóbrias restaurantes noturnos - cores claras restaurantes diurnos Determinadas cores influenciam o desejo por comida: - vermelho, laranja e amarelo em Fast Food. Outros fatores: moda, público-alvo, características climáticas.
Branding = Fixação de uma marca As características de arquitetura e programação visual devem promover a identificação do restaurante. O ambiente deve provocar boas recordações para que a pessoa queira retornar.
Ambiente confortável - boa ventilação, sem deixar que odores se misturem em espaços fechados - exaustores bem dimensionados - temperatura ambiente ideal - equipamentos de aquecimento e/ou refrigeração - boa iluminação - lâmpadas de boa iluminância e que não provoquem ofuscamento ou desconforto visual - limpeza - pisos e tintas especiais - ruído (externo) - placas para isolamento acústico e música ambiente - ergonomia - mesas e cadeiras bem dimensionadas
GARANTIR O BEM ESTAR NÃO APENAS DE UM CLIENTE, MAS DE UM SER HUMANO, CUJAS NECESSIDADES DEVEMOS CONHECER PARA OFERECER UM SERVIÇO DIGNO E QUE ATENDA E SUPERE SUAS EXPECTATIVAS.