Sintagma Nominal Área Direita. A área direita do SN  A área direita do Sintagma Nominal compreende o núcleo e os termos que ocorrem depois dele.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Amintas engenharia.
Advertisements

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI Departamento de Sistemas e Computação – DSC Máquina de.
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Derivadas Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Capítulo 3 - Aplicações das Derivadas
Nice Maria Americano da Costa
Sinais e Sistemas – Capítulo 4
Árvores.
1 MergeSort Seja uma lista A de n elementos. O algoritmo consiste das seguintes fases Dividir A em 2 sub-listas de tamanho n/2 Conquistar: ordenar cada.
15 Introdução à Manipulação de Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas são tabelas usadas para comunicar informações de forma clara, precisa e sucinta.
Gramática da Sapatilha
Carolina Fonseca Neumar Ribeiro
1.Consciência (Chalmers,1997)
Números Complexos 1 Prof. Marlon.
SISTEMAS LINEARES I Prof. Marlon.
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
Introdução aos Sistemas de Controle
TEORIA DOS NÚMEROS Embora existam diversos tipos de números na Matemática (reais, complexos, etc.), o nome "Teoria dos Números" é tradicionalmente reservado.
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
CAPÍTULO 8 A FORMAÇÃO DE PREÇOS.
Herança em C#.
1.3. O modelo constitucional de processo e a duração do processo: o risco jurisdicional qualificado.
Teorema do Confronto   Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Alberto Rodrigues Costa Junior - (arcj)
Certa vez, o mestre pegou um pote de barro, chamou o seu discípulo e colocou algumas pedras, muito grandes, dentro do pote e perguntou ao discípulo:
Aula 07 – Limite e Continuidade
Algorítmos e estrutura de dados III
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Arquitetura de computadores
Prof. Ilydio Pereira de Sá UERJ - USS
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
Capítulo 4 – Função do 2º Grau
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um.
Sistemas Especialistas
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado
Conceitos básicos em grafos
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Programação Orientada à Objetos
PORQUE O SOCIALISMO NÃO DÁ CERTO
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
Protocolos de Janela Deslizante
Sistemas Operacionais
Programação Orientada à Objetos
© 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2011 Pearson Prentice.
O Sintagma Nominal Sem Núcleo.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -

Algoritmos.
Introdução a Geometria Euclideana
Causas de anulação do casamento - Impedimentos relativos Art. 1550, CC. Não se tratam de causas impeditivas, como denominava o Código de 1916, e sim causas.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO 1. SISTEMAS DE NUMERAÇÃO 2. ARITMÉTICA BINÁRIA
Anjolina Grisi de Oliveira
Estrutura de Dados Aula 3 - Listas
Sintagma Nominal Estudo.
Sólido Geométrico Esfera
Estática Estática Histórico
Sistemas de Controle III N8SC3
Aula 8: Completeza em R, Supremos e Ínfimos
Produtos Notáveis.
ESTATÍSTICA.
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Razões e Proporções Razão, Proporção, Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais e Regras de três Simples e Compostas.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
OS ESTADOS ENERGÉTICOS DOS ELÉTRONS
Distribuição de freqüências
A Metáfora Sabes como se constrói?.
Transcrição da apresentação:

Sintagma Nominal Área Direita

A área direita do SN  A área direita do Sintagma Nominal compreende o núcleo e os termos que ocorrem depois dele.

Descrição da área direita do SN  Distinguem-se na área direita três funções:  1. Núcleo do SN (NSN)  2. Modificador Interno (ModI)  3. Modificador Externo (ModE)  Esses termos ocorrem nessa ordem e podem ser definidos, respectivamente, como o antepenúltimo, o penúltimo e o último termo do SN Máximo.  Distinguem-se na área direita três funções:  1. Núcleo do SN (NSN)  2. Modificador Interno (ModI)  3. Modificador Externo (ModE)  Esses termos ocorrem nessa ordem e podem ser definidos, respectivamente, como o antepenúltimo, o penúltimo e o último termo do SN Máximo.

Exemplo:  Um ataque cardíaco fulminante...  Um - Determinante  Ataque - Núcleo do SN  Cardíaco - Modificador Interno  Fulminante - Modificador Externo  Um ataque cardíaco fulminante...  Um - Determinante  Ataque - Núcleo do SN  Cardíaco - Modificador Interno  Fulminante - Modificador Externo

A ordenação dos Modificadores  A ordenação dos modificadores é fixa.  Exemplo:  Um ataque fulminante cardíaco...  A ordenação dos modificadores é fixa.  Exemplo:  Um ataque fulminante cardíaco...

Polivalência Funcional  A estrutura da área direita é mais simples do que a da área esquerda. No entanto, a análise, na prática, é mais difícil, porque encontra dois obstáculos sérios: o alto grau de polivalência dos itens envolvidos e o fato de que estes pertencem a classes abertas.

As classes abertas  Na área direita, todas as três funções são ocupadas por classes abertas, inviabilizando a confecção de listas completa dos itens léxicos que podem ser núcleos de um SN, ou modificadores internos ou externos.

Justificação das funções  No exemplo:  Um ataque cardíaco fulminante...  Sabemos que os três últimos elementos estão estritamente ordenados, não havendo em geral liberdade de transposição.  No exemplo:  Um ataque cardíaco fulminante...  Sabemos que os três últimos elementos estão estritamente ordenados, não havendo em geral liberdade de transposição.

Exemplo: 1.Um ataque fulminante cardíaco.. 2.Um cardíaco ataque fulminante... 3.Um cardíaco fulminante ataque... 4.Um fulminante cardíaco ataque... A única transposição aceitável é: Um fulminante ataque cardíaco... 1.Um ataque fulminante cardíaco.. 2.Um cardíaco ataque fulminante... 3.Um cardíaco fulminante ataque... 4.Um fulminante cardíaco ataque... A única transposição aceitável é: Um fulminante ataque cardíaco...

Análise dos dados: Esses dados autorizam algumas conclusões: 1. (cardíaco) tem função diferente de (fulminante), pois (cardíaco) não pode ocorrer nem em último lugar, nem antes de (ataque), ao passo que (fulminante) pode ocorrer em ambas as posições. Esses dados autorizam algumas conclusões: 1. (cardíaco) tem função diferente de (fulminante), pois (cardíaco) não pode ocorrer nem em último lugar, nem antes de (ataque), ao passo que (fulminante) pode ocorrer em ambas as posições.

Análise dos dados: 2. (Ataque) e (cardíaco) têm igualmente funções diferentes, pois só podem ocorrer na ordem (ataque cardíaco) e não o inverso. Se tivessem a mesma função, ambas as ordem deveriam ser possíveis. 2. (Ataque) e (cardíaco) têm igualmente funções diferentes, pois só podem ocorrer na ordem (ataque cardíaco) e não o inverso. Se tivessem a mesma função, ambas as ordem deveriam ser possíveis.

Análise dos dados: 3. (Ataque) e (fulminante) também têm funções diferentes, pois (ataque), mas não (fulminante), pode ocorrer logo antes de (cardíaco).

O Núcleo do SN  Vamos admitir que o núcleo do SN tem a propriedade de constituir, por si só, um Sintagma Nominal. (assim estaria em consonância com a noção habitual de “núcleo” como um elemento essencial).Podemos, então, incluir essa exigência como parte da definição de NSN.

Núcleo do SN  Dos três itens em exame, a saber (ataque, fulminante e cardíaco), bapenas (ataque) poderia ocorrer sozinho como um Sintagma Nominal.  Ataque só se trata no hospital.  Note que (fulminante) e (cardíaco) nunca poderiam ocorrer assim.  Dos três itens em exame, a saber (ataque, fulminante e cardíaco), bapenas (ataque) poderia ocorrer sozinho como um Sintagma Nominal.  Ataque só se trata no hospital.  Note que (fulminante) e (cardíaco) nunca poderiam ocorrer assim.

Modificadores Se apenas (ataque) poderia ocorrer como núcleo do SN, (cardíaco) e (fulminante) são modificadores.

Diferenciar Modificadores A diferença de funções entre (cardíaco) - Modificador interno e (fulminante) - modificar externo é confirmada pelo seguinte fato: só (fulminante) pode ser separado do resto do SN por algum sinal de pontuação. Um ataque cardíaco, fulminante... * Um ataque, cardíaco, fulminante (não) A diferença de funções entre (cardíaco) - Modificador interno e (fulminante) - modificar externo é confirmada pelo seguinte fato: só (fulminante) pode ser separado do resto do SN por algum sinal de pontuação. Um ataque cardíaco, fulminante... * Um ataque, cardíaco, fulminante (não)

O Modificador externo Podemos acrescentar à definição de modificador externo a propriedade de ser separável do resto do SN por sinal de pontuação.

Análise de um exemplo:  Um fulminante ataque cardíaco...  Um - det  Fulminante - PNE  Ataque - NSN  Cardíaco - Modificador Interno  Um fulminante ataque cardíaco...  Um - det  Fulminante - PNE  Ataque - NSN  Cardíaco - Modificador Interno

PNE e Modificadores Analisamos (fulminante) como PNE, pois essa função é desempenhada por uma classe aberta e boa parte dos itens que podem ocorrer como modificadores podem também ocorrer como PNE.

Análise de outro exemplo:  Um ataque cardíaco fulminante...  Um - determinante  Ataque - NSN  Cardíaco - ModI  Fulminante - ModE  Um ataque cardíaco fulminante...  Um - determinante  Ataque - NSN  Cardíaco - ModI  Fulminante - ModE

Observações: 1.O núcleo do SN é o único desses termos que pode constituir um SN, seja sozinho, seja precedido de termo da área esquerda. 2.Os modificadores (como aliás, também os PNE e PNI) só podem ocorrer no SN na presença de um núcleo. 1.O núcleo do SN é o único desses termos que pode constituir um SN, seja sozinho, seja precedido de termo da área esquerda. 2.Os modificadores (como aliás, também os PNE e PNI) só podem ocorrer no SN na presença de um núcleo.

Observações: 3. Dos modificadores, somente o externo pode ser separado do resto do SN por sinal de pontuação.