OBRAS DA CAESB - SITUAÇÃO AMBIENTAL -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA NO CANTEIRO DE OBRAS.
Advertisements

PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA UT
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL
RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Renaturalização de cursos d’água
BH-TEC e a preservação dos recursos hídricos da Bacia do Mergulhão
Geoindicadores na Avaliação da Qualidade Ambiental da Bacia do Ribeirão Anhumas, Campinas/SP. Ederson Costa Briguenti Prof.: Dr. Archimedes Perez Filho.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Proteção Jurídica da Flora
PESQUISA EM CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS E DO MEIO AMBIENTE
LIXO MARINHO.
Gestão Ambiental Aplicada
A importância da Mata Ciliar
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
As Florestas e a sua preservação.
PROJETOS E AÇÕES REALIZADAS AÇÕES INICIAIS REALIZADAS.
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
O EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA COSTUMA CONSTAR DE:
Encontro Fluminense de Arborização Urbana
2 ° Pelotão de Policia Ambiental de Canela
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
IV SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE O USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA I SIMPÓSIO ESTADUAL SOBRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA - Passo Fundo: 11 a 14 abril de 2011 Segurança.
Roteiro (Rio Parnaíba)
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Adequação ambiental da propriedade rural
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
Prof. Márcia.  PRINCIPAIS CAUSAS: abertura de estradas; avanço da agropecuária e urbanizaçao.  Floresta Amazônica: exploração madereira; pastagens;
A despoluição do rio Jundiaí
Gerhard Valkinir Cabreira
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
Problemas Ambientais Brasileiros
Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Restauração de Habitats
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
A ATUAÇÃO DO ESTADO EM ÁREAS DE RISCO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
10 Diretivas do Município Verde Azul
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
SuperPastoreio As características originais do solo são destruídas através da pressão excessiva dos animais sobre vegetação;
Manejo e Recuperação de áreas Degradadas
Problema 6 Estratégias para resolução do problema da perda na produção de maçãs por falta de polinização adequada.
Os solos e a agricultura
Seminário Internacional Sabesp
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
Desmatamento Prof. Regis Romero.
PROJETO RENASCENTE DE ARAUCÁRIA
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
INTRODUÇÃO Conceito de meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
O Que é são Riscos ?.
Recuperação de áreas degradadas Porto Alegre, 17 de setembro de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
ADEQUAÇÃO DA LAVRA DE CAULIM ÀS DIRETRIZES AMBIENTAIS
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Recuperação de Áreas Degradadas
Maísa Guapyassú Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2015.
O mal gerenciamento e planejamento territorial pode favorecer o surgimento de áreas de risco em taludes às margens de rodovias. Tal situação ocorre no.
Transcrição da apresentação:

OBRAS DA CAESB - SITUAÇÃO AMBIENTAL -

Processos erosivos que colocam em risco a A.A.T do Pipiripau.

Voçoroca próxima à ETA – RD. ANTES Voçoroca próxima à ETA – RD. Origem: águas pluviais e lançamento das águas de lavagem de filtros da ETA. DEPOIS Obras de recuperação de parte da voçoroca. Situação atual

Início da recuperação da área afetada pelo empreendimento. ANTES Mata ciliar impactada pela obra de implantação do interceptor do Melchior. DURANTE A RECUPERAÇÃO Início da recuperação da área afetada pelo empreendimento. Brotação de vegetação rasteira e plantio de espécies nativas

Corte de taludes da obra de implantação do interceptor do Melchior. ANTES Corte de taludes da obra de implantação do interceptor do Melchior. DEPOIS Taludes da obra de implantação do interceptor do Melchior recuperados.

interceptor do Melchior em local próximo às instalações ANTES Obra de implantação do interceptor do Melchior em local próximo às instalações para o tratamento preliminar de água. DEPOIS Ambiente recuperado após a conclusão da obra.

Talude das margens do córrego do Cortado recuperado com biomanta. ANTES Obra de implantação do interceptor da ETE Melchior sobre o córrego do Cortado. DEPOIS Talude das margens do córrego do Cortado recuperado com biomanta.

Talude degradado em função da obra de implantação do ANTES Talude degradado em função da obra de implantação do interceptor do Melchior. DEPOIS Talude recuperado. 1ª sucessão com gramíneas.

Organização e limpeza em SITUAÇÃO INADEQUADA Lixo e desorganização em canteiro de obra. SITUAÇÃO ADEQUADA Organização e limpeza em canteiro de obras.

SITUAÇÃO INADEQUADA Formação de locais propícios ao abrigo de vetores de doenças e animais peçonhentos. SITUAÇÃO ADEQUADA Organização do canteiro e manutenção da ordem como fatores impeditivos ao abrigo de insetos e animais.

SITUAÇÃO DE RISCO AMBIENTAL Material de bota-fora disposto em local não apropriado (obra de ampliação da ETA Brasília). SITUAÇÃO DE RISCO AMBIENTAL Queimadas: eliminação da cobertura vegetal, exposição e empobrecimento do solo.

SITUAÇÃO DE RISCO AMBIENTAL Exposição do solo em zona de ruptura do relevo e surgimento de processos erosivos. SITUAÇÃO DE RISCO AMBIENTAL Supressão de árvores em Área de Preservação Permanente – APP.

DEGRADAÇÃO DA PAISAGEM Abandono de restos de materiais de obras. APORTE QUANTITATIVO POLUIDOR Ligações clandestinas de águas pluviais nas redes de esgotos.

SITUAÇÃO DE RISCO AMBIENTAL: QUEIMADAS

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Abertura de vala em área urbana RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Armazenamento de materiais

Abertura de covas para plantio de compensação. VIVEIRO DE ESPERA Mudas de espécies florestais nativas usadas a título de compensação ambiental na área de influência da ETE Melchior. PLANTIO DE MUDAS Abertura de covas para plantio de compensação. ETE Melchior

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Área de obras sinalizada para evitar riscos de acidentes. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Área de obras cercada para evitar riscos de acidentes.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Limpeza da área após implantação do trecho. Implantação de rede de esgotos no Lago Sul. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Sinalização de segurança ao longo dos trechos. Implantação de rede de esgotos no Lago Sul.