Escola Secundária da Boa Nova 2013 Aplicações informáticas – Ensino da programação.

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Escola Secundária da Boa Nova 2013 Aplicações informáticas – Ensino da programação

Objectivos: O objectivo principal desta ficha é familiarizar o aluno com a utilização e manipulação de listas e algumas estruturas de controlo.

Exercício nº1: Jogo da Condução A ideia deste exercício é implementares um jogo de condução por entre obstáculos que poderão ser imóveis ou móveis. Tenta realizar as seguintes alíneas: a) Cria um sprite para o teu jogo; b) Coloca-o em movimento contínuo fazendo com que seja reativo às setas do teclado para mudar de direção; c) Cria um conjunto de sprites "bons" e um conjunto de sprites "maus" (5 em cada conjunto); d) Faz com que apareçam em posições aleatórias do monitor; Quando o teu sprite tocar num sprite "bom" ganha 1 ponto e o sprite bom desaparece; e) Se tocar num sprite "mau" perde 1 ponto e o sprite mau desaparece; Faz com que os sprites bons e maus mudem de posição de x em x segundos; f) O jogo deverá terminar quando: a pontuação tiver atingido -3 ou 5 ou ainda se o utilizador carregar na tecla "P";