ARTE E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA CULTURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
ESTÉTICA 1.
Letramento: um tema em três gêneros
Dinâmica e Gênese dos Grupos
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
I- Concepção de Educação
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
O QUE SABER.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Por que Arte-Educação?.
Arte e representação.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
O que é cultura?.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
ESTÉTICA Arte e realidade
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professora Suraia Rahmé
Etnografia e Etnologia
A identidade cultural na pós modernidade
O que é ensinar história?
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Emile Durkheim e o fato social
Senso e consciência moral
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
A CULTURA Prof. Lucas Villar
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Profª. Taís Linassi Ruwer
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
Como chegamos até a realidade que temos hoje?
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Max Weber e as ações sociais
ARTE E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA CULTURA
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Ética e Valores na Sala de Aula
ESTÉTICA 1.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
Correção da Atividade diagnóstica
CULTURA O QUE É?.
O que é a Indústria Cultural?
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Socialização e sociedade da informação
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
CULTURA.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

ARTE E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA CULTURA História da Arte Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010

O que é Cultura? A essa construção simbólica, que vai guiar toda ação humana, dá-se o nome de cultura. Conceito amplo ou antropológico: Cultura é o modo como indivíduos ou comunidades respondem às suas próprias necessidades e desejos simbólicos. Capacidade humana de pensar a realidade e de construir significados para a natureza.

O que é Cultura? Engloba a língua que falamos, as idéias de um grupo, as crenças, os costumes, os códigos, as instituições, as ferramentas, a arte, a religião, a ciência, enfim, toda as esferas da atividade humana. Deste ponto de vista, Podemos dizer que tudo o que faz parte do mundo humano é cultura.

Cultura ou culturas? Devemos falar de uma só cultura ou de muitas culturas?

Arte é cultura Portanto: Arte é produto cultural. A Arte tem caráter simbólico. Existe independentemente das relações utilitárias e funcionais. É reflexo da sociedade. Ex: Um vaso grego reflete uma civilização que prezava a simetria, a beleza ideal, o culto aos deuses, a perfeição do fazer artístico e artesanal. Portanto: Arte é produto cultural.

Porque a Arte é cultura? Projectio (Ladder) -(1984) de Regina Silveira: A Arte Contemporânea: Nas anamorfoses da artista os objetos do cotidiano são apresentados como sombras deformadas dos objetos que existem no mundo real, nos traz o sentimento de um mundo desordenado, torto, inseguro. Uma obra de arte nos traz um NOVO conhecimento de mundo ou seja, um conhecimento que não é lógico e racional, mas intuitivo, concreto e imediato, na medida em que nos faz compreender um sentimento de mundo. Apresenta um modo NOVO de ver a realidade utilizando da novidade/inovação : Mídias, Temas, Estilos, Linguagens e códigos.

Porque a Arte é cultura? Ou seja... A arte nos faz sentir, por meio de uma obra concreta, uma possibilidade do mundo entrevista pelo artista. Ela nos traz a compreensão de certos aspectos do mundo. "Operários" (1933), de Tarsila do Amaral "Roda de Bicicleta" (1913), de Marcel Duchamp

Mas nem tudo é cultura... Ou seja: Não exige nossa sensibilidade, nossos sentimentos ou nossa inteligência na sua interpretação Cena do programa "Show do milhão", entretenimento na  TV Um produto para o entretenimento e diversão é repetitivo A reafirmação de valores já pré-estabelecidos pela cultura dominante Confirma o que já sabemos, É um passar o tempo de uma forma agradável...

Mas nem tudo é cultura... Ou seja, A cultura do entretenimento, assim como a publicidade Apaziguam e não criam polêmicas, Não nos obrigam a mudar de atitude ou modo de ser e pensar. São construídos respeitando e reafirmando os códigos da cultura dentro da qual são criados. Por isso mesmo, têm o poder de entreter e divertir. Oferecer o mundo como espetáculo constante, a ser consumido e descartado a cada novo momento, Propicia a falta de reflexão, É a imitação de padrões às vezes inadequados às necessidades sociais do grupo ou pessoais, É a confusão entre realidade e ficção. Ou seja, Muitas vezes perpetuam os pré-conceitos e as desigualdades.

Cultura contemporânea ou Pós-moderna A quebra das fronteiras Culturas híbridas Novas tecnologias da informação. Caracteriza-se pela fragmentação: múltiplas afiliações, preferências, papéis sociais, etnias, gêneros e assim por diante. Sustenta-se por meio das Novas tecnologias da informação, do entretenimento, da publicidade, da moda. Ou seja: Oferecem com rapidez aquilo que se poderia desejar sem demandar grandes esforços.

Cultura contemporânea ou Pós-moderna A cultura contemporânea é plural: oferece inúmeras possibilidades de identificações diferentes, Então é mais democrática? Ou será que só cria a ilusão de inclusão, de permissão de múltiplas escolhas? Escolher livremente implica em conhecer as alternativas e o que elas significam em termos de direitos, deveres e conseqüências. Ou seja, Músicas, filmes, roupas, cabelos, são também escolhas políticas.

Aprendizado cultural: A cultura se aprende... Modo informal: família, igreja, clubes, pessoas e amigos da escola, e outros. Aprendemos por imitação, tentativa e erro, castigo e premiação. Por meio das palavras, dos comportamentos e atitudes dos outros. Cultura de origem: É a cultura construída por grupos humanos anterior a cada um de nós É sempre encarada como o modo normal e único de fazer as coisas, de se comportar É aprendida

Aprendizado cultural: A cultura se aprende... Sistema formal: Escola, universidades, etc. Aprendemos por meio de regras.

Arte também se aprende! Convivendo com obras de arte; Por meio do fazer artístico; Pelo estudo Convivência com a arte Foto: Karina Bacci, MAM/SP Estudo da arte Foto: Jonathan Nóbrega Fazer artístico Foto: Du Ribeiro

Arte na Cultura e a Cultura na Arte: Movimento, Dinamismo e transformação. A cultura, portanto, é o que torna a vida humana possível no mundo. Ela é um produto já elaborado pelas gerações que nos precederam e um processo contínuo de adaptação dessa herança recebida a novos modos de vida, novos problemas, novas necessidades. Nesse processo, a arte, por não ter utilidade prática imediata, é um campo privilegiado de experimentações, de crítica, até mesmo de denúncia de práticas sociais ultrapassadas. Por meio das obras de arte, é possível vislumbrar outros valores importantes para a vida humana.