Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente Formular três hipóteses correspondentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo do Joelho e Artroscopia DOT REUNIÃO 24/02/05.
Advertisements

Carlos Driemeier Orientador: Prof. Israel J. R. Baumvol
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
O Experimento da Roda de Inércia
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Profa Rejane Freitas Benevides
Conceitos gerais - Solo
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Geraldine Madalosso Divisão de Infecção Hospitalar – CVE/CCD/SES
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Material elaborado pelo Prof. José Luiz Mendes e alterado pela Profa Janine.
Aspectos morfológicos e bioquímicos dos efeitos do cádmio em embriões de Gallus gallus Gisleine Jarenko Steil Iniciação científica/Fundação Araucária Orientadora:
ESTUDO DA SENSIBILIDADE MECÂNICA E AO FRIO EM MODELO DE DOR NEUROPÁTICA INDUZIDA POR CONSTRIÇÃO DO NERVO CIÁTICO: PAPEL DOS RECEPTORES TRPA1 E TRPM8. SCARANTE,
Análise genotóxica em Rhamdia quelen (Siluriforme), após contaminação por injeção intraperitoneal com Chumbo II e nanopartícula de dióxido de titânio.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Análise do Processo de Interceptação na Bacia Experimental do Rio Saci –SC Bolsista PIBIC/AA: Eddie Gabriel Teixeira Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos.
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DOS COMPOSTOS POLIFENÓLICOS FLAVONÓIDES E TANINOS DE FOLHAS DE Eucalyptus grandis, MYRTACEAE. Sabrina Freitas de OLIVEIRA. Iniciação.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
ANÁLISE GENOTÓXICA EM Astyanax serratus (CHARACIDAE), APÓS A CONTAMINAÇÃO POR INJEÇÃO INTRAPERITONEAL COM CHUMBO II E NANOPARTÍCULAS DE TiO2. Para Pb II.
Isolamento e identificação de microrganismos endofíticos de mudas de Eucalyptus benthamii visando o controle biológico de doenças de viveiro Maíra Gomes.
Avaliação das moléculas da matriz extracelular que ligam heparina e podem contribuir para o estímulo da síntese do Proteoglicano de Heparam Sulfato Introdução:
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
1 III - CONDIÇÕES FÍSICAS NO INTERIOR ESTELAR »» Teoria da estrutura estelar === extremamente complexa: Reações nucleares; Transformações químicas ? estrutura.
Instituto de Geociências Universidade de São Paulo Causas e conseqüências das mudanças climáticas no Brasil O que o Instituto de Geociências têm feito.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Química nuclear Universidade Federal da Paraíba
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
LEI PERIÓDICA "As propriedades físicas e químicas dos elementos, são funções periódicas de seus números atômicos".
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Poluição do ar
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO QUÍMICA BACHAREL
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curitiba, 12 de Junho de 2007Carvão Vegetal TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E USO MÚLTIPLO DE CARVÃO ATIVADO. Bruno Bueno Carolina Griebeler Patrícia Quinsler.
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE CURSO DE FARMÁCIA
Inseticida; Eficaz método de combate à malária; Uma das substâncias mais estudadas, utilizadas e controversas do século XX; Efeito prolongado, facilmente.
Inseticidas Organofosforados
Controle de nível de fluido (água)
Ciência dos Materiais I
Física Quântica Exercícios
Instrumentação de Sistemas - INS
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
Reômetros e viscosímetros
Materiais Propriedades mecânicas Reologia.
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 534 – FENÔMENOS DE TRANSPORTE Transferência de massa
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II Transferência de Calor
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DISCIPLINA: CIENCIAS DO AMBIENTE PROFESSOR(A): SELMA MARIA DE ARAUJO ALUNO:
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
DETERGENTES Principal função
José Eduardo Bevilacqua Divisão de Qualidade das Águas
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Laboratório de Programação Prof. Oscar Luiz Monteiro de Farias
VELOCIDADE DE REAÇÃO 1.A CONCENTRAÇÃO E A VELOCIDADE DE REAÇÃO 2.A VELOCIDADE INSTANTÂNEA DE REAÇÃO 3.AS LEIS DE VELOCIDADE E A ORDEM DE REAÇÃO.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Frutas, uma ótima pedida sempre! sempre!. O consumo de frutas na infância é inversamente proporcional à incidência de cancro na fase adulta.
Prof: Graciano Notação Científica.
PROTEÍNAS.
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
1-Considerações Básicas Sandro R. Lautenschlager Mecânica dos Fluidos Aula 2.
Transcrição da apresentação:

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente Formular três hipóteses correspondentes a três leis da natureza /científicas Disciplina: Monitoramento e Controle Ambiental Prof. Dr. Oscar Luiz Monteiro de Faria Aluno: Sérgio Thode Filho

1 – Lei Toxicológica ou da Toxicologia - A Ciência dos venenos. Esta lei é utilizada principlamente nas Ciências Biológicas e Químicas. Ela estuda os efeitos adversos de agentes químicos e físicos em organismos vivos. Estuda os efeitos de xenobióticos (x enobióticos do grego, xenos = estranho) são compostos químicos estranhos a um organismo ou sistema biológico. FUNDAMENTOS EM TOXICOLOGIA DL50 (dose letal 50): é aquela capaz de levar a óbito 50% da população a qual a dose foi admnistrada. CL50 (concentração letal 50): é aquela capaz de levar a óbito 50% da população exposta a tal concentração.

1.1 – Hipótese A CL50 para teste do sabão produzido com óleo vegetal residual, será a mesma do sabão industrializado. Estará entre 0,05g e 1g de massa de sabão Experimento Para o teste de toxicidade foi utilizada a espécie de peixe Brachydanio rerio (paulistinha), espécie de peixe exótica freqüentemente usada em testes de avaliação toxicológica de pesticidas e considerada como padrão internacional para a realização deste tipo de experimento (MURTY, 1988). Os recipientes utilizados foram béqueres de vidro, com 1000 mL de capacidade. Cada recipiente recebeu quatro peixes com peso individual variando entre 80 e 100 mg, respeitando-se a densidade máxima de 1,0 g.L-1, conforme descrito por Boock (2005). A água nos aquários foi constantemente aerada e mantida sob temperatura em torno de 20-25°C. Os animais foram alimentados diariamente com ração específica para peixes ornamentais, sendo observado o consumo da ração de maneira a evitar que restos se deteriorassem, comprometendo a qualidade da água (BOOCK & NETO, 2005).

O experimento é caracterizado como estático, pois não há substituição de água e nem retirada de detritos durante o período de exposição. O teste de exposição consistiu no procedimento de manter os peixes em contato, por 72 horas, com a massa de sabão produzido no Laboratório Multidisciplinar de Gerencimento de Resíduos e do sabão industrializado em diferentes concentrações. As concentrações utilizadas foram: 0,05g, 0,25g, 0,5g, 0,75g e 1g. Foram realizadas 10 análises, 5 concentrações diferentes para cada grupo. Para ambos, existia um grupo branco (grupo de controle).

2 – Lei de Proust ou Estequiometria O cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas em mols, em massa, em volume, número de átomos e moléculas, realizado como conseqüência da lei de Proust, executado, em geral, com auxílio das equações químicas correlatas. A palavra estequiometria é de origem grega e significa medida de uma substância. Estéquio: do grego Stoikheion (elemento ou substância) Metria: do grego metron (medida) A estequiometria é de extrema importância no cotidiano, principalmente nas indústrias ou laboratórios, pois objetiva calcular teoricamente a quantidade de reagentes a ser usada em uma reação, prevendo a quantidade de produtos que será obtida em condições preestabelecidas. 2.1 – Hipótese A relação estequiométrica para saponificar uma determinada quantidade de óleo vegetal saturado é 1 : 2 : 6. (NaOH, H 2 O, Óleo Vegetal Residual)

2.2 - Experimento

3 – Lei de Plateau – Tensão superficial Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. 3.1 – Hipótese O sabão produzido com óleo vegetal é tão eficiente quanto o industrializado neste aspecto Experimento Aguardando metodologia mai técnica.

BOOCK, M. V., MACHADO NETO, J. G. Estudos sobre a toxicidade aguda do oxicloreto de cobre para o peixe Poecilia reticulata. Boletim Instituto de Pesca, São Paulo, v.31, n.1, p.29-35, BOOCK, M. V., ZORZENON F. J., FARIAS A. A., SILVA, E. A., ALMEIDA, S. D. B. Toxicidade aguda do inseticida Metroprene para os peixes brachydanio rerio (paulistinha) e Poecilia reticulata (lebiste). Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, v.71 (suplemento), n.307, p , CALVERT, J. R., (1990), Pressure Drop for Foam Flow Through Pipes, International Journal of Heat and Fluid Flow, Vol. 11, nº 3, pp FELTRE, Ricardo. Química, volume 2, físico-química, editora moderna, Cap. 6, p FORTUNA, Ismael, 2010, Dinâmica de Crescimento de Espumas Molhadas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, p. 15. Mais precisamente este link: MURTY, A. S. Toxicity of pesticide to fish. USA, CRC press, 1988, v.1, 192p. TANAKA, T. Reproductive and neurobehavioural toxicity study of erythrosine administered to mice in the diet. Food and Chemical Toxicology, v.39, p , White, Harvey E.. Modern College Physics. [S.l.]: van Nostrand, Referências Bibliográficas