Ensino de Língua Portuguesa I Profª Ms. Giane Mota.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Castillo Bamburgh Havia num país distante, um rei poderoso que tinha como servo um homem bom e fiel, cuja eficiência era única em todo o reino.
Advertisements

CITOLOGIA: O ESTUDO DA CÉLULA.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM NA DIDÁTICA CRÍSTICA
Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas...
Vetores (2) Continuação.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Inconsciente Símbolo - Imagem.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
PAIS MAUS “Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:- Eu amei-vos.
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
A EXPANSÃO DO POTENCIAL INTELIGENTE HUMANO e (PIH) Copyright - Instituto de Engenharia Humana - Todos os direitos reservados.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Provérbios formas & cores.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
Ilusão de Ótica O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente.
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PERSISTÊNCIA.
Ó Bem-aventurada Virgem Maria, sois a Mãe da graça, a esperança do mundo, atendei vossos filhos que clamam por vós.
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
BERKELEY E O IMATERIALISMO
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
ESTILOS DE PESCADORES.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
Bárbara e Júlia em Desistir não é Perder Próximo.
Jumpers 1. O que são Jumpers
GUARAPUAVA, 23 de outubro de Pe. Claudemir da Silveira Didek
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
Humanidade: potencial e realidade Terceira Igreja Batista do Plano Piloto Escatologia nas Quartas-feiras.
A AMPLA ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 1 Cr.12:7.
Precisamos de sacrifícios?
Coisas fora de moda....
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
LITERATURA NA ESCOLA.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Mensagens curtas sobre prevenção da dengue
Paulo Freire e Infância: amorosidade e construção da Paz
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
MATO GROSSO: ASPECTOS SOCIAIS - UM OLHAR REGIONAL EDMAR AUGUSTO VIEIRA GESTOR GOVERNAMENTAL - SEPLAN
Transcrição da apresentação:

Ensino de Língua Portuguesa I Profª Ms. Giane Mota

Foco – Educação Infantil Faixa etária: 0 a 5 anos Busca-se o desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: 1.Falar; 2.Escutar; 3.Ler; 4.Escrever;

LINGUAGEM DEFINIÇÃO: Sistema de signos para expressar e comunicar idéias e sentimentos, isto é conteúdos de consciência; (BECHARA:2003,2) Composta por signos que nascem das convenções feitas pelo homem ;

Linguagem É um produto cultural, pois tem de ser aprendida pelo homem; Expressa diferentes sentidos de acordo com diferentes experiências e situações;

LINGUAGEM Genie Genie era a quarta criança de sua família. A primeira morreu aos dois meses, de pneumonia:o pai, para não vê-la chorar a havia trancado na garagem.A segunda morreu apenas com dois dias, sufocada por seu muco. A terceira cresceu sadia, mas, de acordo com as ordens do marido, a mãe reprimiu-lhe todo o choro e todo movimento, de modo que ela logo mostrou um atraso psicomotor.

Genie era normal quando nasceu, em 1957, e cresceu bem, nos primeiros meses de vida,mas, depois de um ano, sofreu uma perda brusca de peso. Com um ano e dois meses teve pneumonia, tendo sido examinada por um pediatra que constatou atraso psicomotor.

Foi então que o pai condenou Genie ao isolamento mais completo possível, destinando a ela apenas um quartinho. Ali ela iria permanecer durante anos, presa a uma cadeira, podendo movimentar apenas os pés e as mãos. Às vezes, de noite, era posta numa caminha e, finalmente,podia deitar-se.

Mas ficava numa espécie de camisa- de-força: a cama não era senão um berço com laterais e um teto de rede metálica.Ninguém podia entrar no quarto de Genie, a não ser para lhe dar um pouco de comida: papinhas, cereais e, no máximo, um ovo cozido. Devia reinar o silêncio mais absoluto em casa, não havia rádio nem televisão.

Genie ouvia apenas o barulho do banheiro, que ficava ao lado de seu quarto, e os grunhidos que o pai fazia atrás da porta para amedrontá-la, imitando um cachorro.

Eram paupérrimos também os estímulos visuais. Quando descoberta, aos treze anos,Genie demonstrou ser uma criança curiosa, viva.Mas não sabia ficar de pé, caminhava mal, oscilando de um lado para outro.Nunca tendo comido alimentos sólidos, não sabia mastigar. Não sabia controlar as fezes e a urina. Genie gostaria de comunicar-se, mas não sabia como fazê-lo. Não sabia emitir nenhum som com a boca.

Usava seu corpo para emiti-los: arranhava os objetos, batia os pés.Depois começou a compreender a linguagem, mas não a linguagem aprendida com os pais, os professores;quando aprender as palavras corresponde a tecer, pouco a pouco, as suas relações com os outros, na família e na escola. Conquistou uma linguagem automática, não sendo capaz de expressar seu mundo interior ou de refletir sobre sua vida e as pessoas que a rodeiam. (MECCACCI:1987)

Não basta, portanto, ter um organismo normal para ser plenamente humano: é preciso tornar-se humano por meio da aprendizagem e das relações com outras pessoas, com o mundo da cultura FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Ofício do Professor Aprender mais para ensinar melhor, vol 1,p.14.

TIPOS DE LINGUAGEM Linguagem verbal: tem por unidade a palavra; Linguagem não verbal: tem diversos tipos de unidades como o gesto, o movimento, a imagem,etc.