Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação orientada a objetos
Advertisements

Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 6
Paulo Marques Hernâni Pedroso
Classes C++ Class nome da classe { private: membros privados
Prof. Thiago Pereira Rique
Algoritmos e Programação Linguagens de Programação Teoria Aula (09/06)
UML: Diagrama de Classes
Java: Pacotes e Modificadores de Visibilidade
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Programação Orientada a Objetos*
Anatomia de uma classe Nome:
Alexandre Parra Site: Linguagem Java Alexandre Parra Site:
Orientação a Objetos Classes
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 5
Paradigmas da Programação
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Paradigmas de Linguagens de Programação Paradima da Programação Orientada à Objetos Professor: Armando Hage Belém-2008.
CRIANDO OBJETOS EM JAVA
Programação Orientada a Objetos com Java
JAVA Orientação a Objetos
Introdução a Java: Classes, métodos e variáveis Eduardo Figueiredo 24 de Março de 2010 POOAula 05.
Paradigmas da Programação – Semestre 1– Aula 5 Lab3
Atributos, Encapsulamento e Interface em Java
Programação I Aula 2 (Métodos)
Métodos de Construção de Software: Orientação a Objetos
Linguagem de Programação JAVA
Prof. Daniel Aula 03.  Criar Projeto  Criar Pacote  Criando classes  Meu primeiro programa  Compilar  Comentários  Variáveis.
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 2 Professores: Eduardo Mantovani Fábio de Paula.
Classes, Objetos, Atributos e Métodos JAVA
Operadores e Atribuições Capítulo 3
Linguagens de Programação II Aula 04 – Entendendo Classes
Programação orientada a objectos em C++
Programação Orientada à Objetos
Laboratório I Mateus Raeder. Mateus Raeder – fevereiro de 2009 Sobrecarga de métodos  Definição de métodos visibilidade tipo de retorno nome do método.
Análise e Projeto de Sistemas
By Ducheno Kelly Centro de Formação São Domingos.
UML Diagrama de classes.
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 10 Professor: Eduardo Mantovani )
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 9 Professor: Eduardo Mantovani )
© Ricardo Pereira e Silva
DIAGRAMA DE CLASSE Médio Integrado.
Programação Orientada a Objetos - Java
Implementação Orientada a Objetos – Aula 03
Linguagem de Programação C#
Paradigmas da Programação – Semestre 2 – Aula 13 Professor: Eduardo Mantovani Prof. Fábio de Paula Santos
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Programação Orientada a Objetos - Java
Programação Orientada à Objetos
Aula Prática 4 Monitoria IP/CC (~if669).
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues. Construtor é bloco declarado que é chamado no momento em que o Objeto é criado (instanciado). Todas as classes.
Programação I Aula 1 Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 2/3/2009.
JAVA Sintaxe.
Paradigmas da Programação – Semestre 2 – Aula 1 Professores: Fábio de Paula Santos Eduardo Mantovani
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 3 Professor: Eduardo Mantovani )
Construtores e Destrutores
Aula Prática 5 Monitoria IP/CC (~if669). Roteiro 1. 1.Recursão 2. 2.Escopo de Variáveis 3. 3.Arrays 4. 4.Strings.
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 8 Professor: Eduardo Mantovani )
Copyright 2000, Departamento de Informática, UFPE. Todos os direitos reservados sob a legislação em vigor. Orientação a Objetos e Java.
Conceitos de OO em Java Parte I
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 5 Lab Professores: Fábio Paula Santos Eduardo Mantovani.
Introdução Sintaxe Básica da Linguagem JAVA
Módulo II Capítulo 1: Orientação a Objetos
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 7 Professor: Eduardo Mantovani )
Implementação Orientada a Objetos – Aula 03 Atributos e Encapsulamento Prof. Danielle Martin/ Marcia Bissaco Universidade de Mogi das Cruzes
Implementação Orientada a Objetos – Aula 08 Herança, sobrescrita de métodos e polimorfismo Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Implementação Orientada a Objetos – Aula 04 Métodos, parâmetros e retorno Prof. Danielle Martin/Marcia Bissaco Universidade de Mogi das Cruzes
Linguagem Java Programação II.
Introdução à Orientação a Objetos em Java Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Slides originais: Prof. Tiago Massoni Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB.
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

Paradigmas da Programação – Semestre 1 – Aula 3 Professor: Eduardo Mantovani (eduardo.mantovani@aes.edu.br)

Anatomia de uma classe Classe Atributos Métodos Variáveis de instância, garantem o conceito de retenção de estado para objetos Devem ser declaradas na classe, com tipo e nome (identificador) É recomendável que seja privado (encapsulamento/ocultação de informações) Métodos Ações associadas aos objetos da classe Utilizados, geralmente, para manipular os atributos Podem ser públicos ou privados, dependendo da necessidade

Anatomia de uma classe Java public class Classe { // atributos private tipo atributo1; private tipo atributo2; // métodos public tipo metodo(tipo parametro1, tipo parametro2, ...) // corpo do método } Declaração da classe Limites do corpo da classe

Premissas de uma classe Java Nome da classe Deve ser um substantivo Deve iniciar por letra maiúscula de as demais devem ser minúsculas. Ex.: Pessoa Se o nome for composto por várias palavras, cada nova palavra deve ter a sua primeira letra maiúscula. Ex.: CaixaPreta Arquivo da classe Nome idêntico ao nome da classe, com extensão .java Uma classe pública por arquivo Corpo da classe Todos os componentes da classe, sejam atributos ou métodos devem estar dentro de seus limites (definidos por chaves)

Declaração de atributos Sintaxe: visibilidade tipo nome; Visibilidade Pode ser privada, pública ou protegida Para manutenção do encapsulamento, é sugerido que nunca seja pública Nome Devem ter significado compatível com sua finalidade Devem iniciar com minúscula. Nomes compostos terão as palavras a partir da segunda iniciadas por maiúsculas. Ex.: nomeCompleto Tipo Pode ser um tipo primitivo da linguagem (ex.: int, double, char, boolean, ...) Ou tipo complexo, uma classe previamente definida (ex.: String, Circle, Casinha, ...)

Métodos Finalidade Sintaxe Ação associada ao objeto da classe visibilidade tiporetorno nome(parâmetros) Visibilidade Pode ser privada, pública ou protegida, dependendo apenas da necessidade Tipo de retorno Pode ser qualquer tipo disponível, primitivo (inclusive void) ou complexo É a resposta do método

Métodos Nome Devem ter significado compatível com sua finalidade Deve ser ou conter um verbo Devem iniciar com minúscula. Nomes compostos terão as palavras a partir da segunda iniciadas por maiúsculas. Ex.: calcularSalario

Parâmetros de métodos Finalidade Sintaxe É o mecanismo de transferência de dados para o método, com a finalidade de complementar os dados disponíveis ao método para a realização de sua ação Sintaxe tipo nome, tipo nome, tipo nome, ... Não há visibilidade para parâmetros Os nomes não podem se repetir Qualquer número de parâmetros é válido, desde ZERO, mas um limite de 5 ou 6 é razoável para uma boa legibilidade

Estilo na escrita de código Java Guia de estilo Sun http://java.sun.com/docs/codeconv/index.html

Exercícios Dados os substantivos a seguir, defina classes, atributos e métodos para cada um deles Pessoa Funcionário Veículo CD Livro Casinha