PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é Antropologia?.
Advertisements

CAP 13 – A ORIGEM DA CULTURA
Saúde, Cultura, Ambiente e Trabalho ANTROPOLOGIA MÉDICA Geison V. Lira, MD, MSc.
Psicologia do desenvolvimento I
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
2.4 Relações de ciência com a cultura A ciência constitui também história de um certo fracasso. [ JAPIASSU, 1999] JUSTIFICATIVA DE JAPIASSU: Ao longo do.
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DE LETRAS DA UFPR
BEM-VINDO À DISCIPLINA
François Laplantine Liane Trindade
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Professor Edley
Antropologia Unidade II: O conceito de Cultura.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Quando falamos em aprender...
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Questões introdutórias
Etnografia e Etnologia
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Emile Durkheim e o fato social
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Interpretativismo (Clifford Geertz).
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
Antropologia Conceitos básicos
Uma introdução meteórica
A Antropologia Gênese da reflexão.
A antropologia urbana e os desafios da metrópole
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Profa. Rita de Cassia Fernandes
Fundamentos das Ciências Sociais
O POSITIVISMO.
Antropologia Cultural
Fundamentos das Ciências Sociais
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 01.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
Antropologia Sociologia Prof. Jorge.
Os pesquisadores-eruditos do século XIX (evolucionismo cultural)
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Atividade complementar 04
Cultura: Aspetos Culturais Contemporâneos
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
ANTROPOLOGIA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
TIPOS DE PESQUISA.
CULTURA: uma palavra muitas definições
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Somos todos seres sociais
CULTURA É a resposta do ser humano aos desafios da vida e da natureza gerando conhecimento, valores, linguagem, tecnologia. Conjunto de valores, idéias.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior de Sorocaba

(PRODUÇÕES, COMPORTAMENTOS, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS). ANTROPOLOGIA FOCO DE INTERESSE O HOMEM E SUA CULTURA (PRODUÇÕES, COMPORTAMENTOS, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS).

ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA: MEADOS DO SÉCULO XIX. ESCOLA EVOLUCIONISTA: UMA SÓ HISTÓRIA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. COMPREENSÃO DE HOMENS EXÓTICOS DE REGIÕES AFASTADAS. DISTANCIAMENTO SUJEITO/ OBJETO= “antropólogos de gabinete”.

OBJETO DE ESTUDO (SÉC. XIX): HOMENS CONSIDERADOS CULTURALMENTE INFERIORES

DIFERENÇAS=DESIGULDADES JUSTIFICAVA A COLONIZAÇÃO DOS POVOS PENSAMENTO DA ÉPOCA PRECONCEITUOSO DIFERENÇAS=DESIGULDADES JUSTIFICAVA A COLONIZAÇÃO DOS POVOS

SÉCULO XX: o que mudou.... OBJETO DE ESTUDO: QUALQUER GRUPO CONTEMPORÂNEO. COLETA DE DADOS IN LOCO. ETNOGRAFIA: DESCRIÇÃO MINUCIOSA DOS HÁBITOS, COSTUMES, RITUAIS DE QUALQUER POVO. ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS DAS AÇÕES HUMANAS (LÓGICA).

SÉCULO XX DUPLO MOVIMENTO TRANSFORMAR O EXÓTICO EM FAMILIAR E O FAMILIAR EM EXÓTICO (DaMatta, 1978).

SÉCULO XX: MUDANÇAS NO CONCEITO DE CULTURA. Não fazemos: JUÍZOS DE VALOR MELHOR PIOR MAIS EVOLUÍDO MENOS EVOLUÍDO SEM CULTURA

DEFINIÇÕES DE CULTURA Durham (1977): “A cultura constitui um processo pelo qual os homens orientam e dão significados às suas ações através de uma manipulação simbólica que é atributo fundamental de toda a prática humana”.

DEFINIÇÕES DE CULTURA Laplantine (1988): é o conjunto dos comportamentos, saberes e saber-fazer característicos de um grupo humano ou de uma sociedade dada, sendo essas atividades adquiridas através de um processo de aprendizagem, e transmitidas ao conjunto de seus membros”.

DEFINIÇÕES DE CULTURA Geertz (1989): “Acreditando que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e sua análise (...)”.

NOS DIAS ATUAIS... PAPEL DO ANTROPOLÓGO MAPEAMENTO E RECONSTRUÇÃO DA LÓGICA QUE ORIENTA OS COMPORTAMENTOS HUMANOS = NADA É NATURAL.

PARA PENSAR... GEERTZ (1989): “PARECE NÃO EXISTIR O QUE CHAMAMOS DE NATUREZA HUMANA INDEPENDENTE DA CULTURA”.

IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE CULTURA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EVITAR QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO : GRUPOS DE ALUNOS. ROMPER COM A DISSOCIAÇÃO NATUREZA X CULTURA. FATO SOCIAL TOTAL: (UNIDADE DO HUMANO). PROBLEMATIZAR A BIOLOGIZAÇÃO E UNIVERSALIZAÇÃO DO CORPO.

IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE CULTURA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA O CORPO É CONSTRUÍDO CULTURALMENTE: MARCAS. O BIOLÓGICO É COMUM A TODOS OS CORPOS, PORÉM A CULTURA NOS DIFERE= HUMANOS AS DIFERENTES CULTURAS SÃO COMO LENTES COM AS QUAIS ENXERGAMOS O MUNDO QUE NOS RODEIA.