PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior de Sorocaba
(PRODUÇÕES, COMPORTAMENTOS, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS). ANTROPOLOGIA FOCO DE INTERESSE O HOMEM E SUA CULTURA (PRODUÇÕES, COMPORTAMENTOS, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS).
ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA: MEADOS DO SÉCULO XIX. ESCOLA EVOLUCIONISTA: UMA SÓ HISTÓRIA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. COMPREENSÃO DE HOMENS EXÓTICOS DE REGIÕES AFASTADAS. DISTANCIAMENTO SUJEITO/ OBJETO= “antropólogos de gabinete”.
OBJETO DE ESTUDO (SÉC. XIX): HOMENS CONSIDERADOS CULTURALMENTE INFERIORES
DIFERENÇAS=DESIGULDADES JUSTIFICAVA A COLONIZAÇÃO DOS POVOS PENSAMENTO DA ÉPOCA PRECONCEITUOSO DIFERENÇAS=DESIGULDADES JUSTIFICAVA A COLONIZAÇÃO DOS POVOS
SÉCULO XX: o que mudou.... OBJETO DE ESTUDO: QUALQUER GRUPO CONTEMPORÂNEO. COLETA DE DADOS IN LOCO. ETNOGRAFIA: DESCRIÇÃO MINUCIOSA DOS HÁBITOS, COSTUMES, RITUAIS DE QUALQUER POVO. ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS DAS AÇÕES HUMANAS (LÓGICA).
SÉCULO XX DUPLO MOVIMENTO TRANSFORMAR O EXÓTICO EM FAMILIAR E O FAMILIAR EM EXÓTICO (DaMatta, 1978).
SÉCULO XX: MUDANÇAS NO CONCEITO DE CULTURA. Não fazemos: JUÍZOS DE VALOR MELHOR PIOR MAIS EVOLUÍDO MENOS EVOLUÍDO SEM CULTURA
DEFINIÇÕES DE CULTURA Durham (1977): “A cultura constitui um processo pelo qual os homens orientam e dão significados às suas ações através de uma manipulação simbólica que é atributo fundamental de toda a prática humana”.
DEFINIÇÕES DE CULTURA Laplantine (1988): é o conjunto dos comportamentos, saberes e saber-fazer característicos de um grupo humano ou de uma sociedade dada, sendo essas atividades adquiridas através de um processo de aprendizagem, e transmitidas ao conjunto de seus membros”.
DEFINIÇÕES DE CULTURA Geertz (1989): “Acreditando que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e sua análise (...)”.
NOS DIAS ATUAIS... PAPEL DO ANTROPOLÓGO MAPEAMENTO E RECONSTRUÇÃO DA LÓGICA QUE ORIENTA OS COMPORTAMENTOS HUMANOS = NADA É NATURAL.
PARA PENSAR... GEERTZ (1989): “PARECE NÃO EXISTIR O QUE CHAMAMOS DE NATUREZA HUMANA INDEPENDENTE DA CULTURA”.
IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE CULTURA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EVITAR QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO : GRUPOS DE ALUNOS. ROMPER COM A DISSOCIAÇÃO NATUREZA X CULTURA. FATO SOCIAL TOTAL: (UNIDADE DO HUMANO). PROBLEMATIZAR A BIOLOGIZAÇÃO E UNIVERSALIZAÇÃO DO CORPO.
IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE CULTURA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA O CORPO É CONSTRUÍDO CULTURALMENTE: MARCAS. O BIOLÓGICO É COMUM A TODOS OS CORPOS, PORÉM A CULTURA NOS DIFERE= HUMANOS AS DIFERENTES CULTURAS SÃO COMO LENTES COM AS QUAIS ENXERGAMOS O MUNDO QUE NOS RODEIA.