Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde PET-Saúde/V.S. RELAÇÃO ENTRE SANEAMENTO BÁSICO E A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde PET-Saúde/Vigilância em Saúde Avaliação da notificação.
Advertisements

Orientação Postural no Trabalho
PROJETO DE PESQUISA.
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
Qualidade de vida relacionada à saúde
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA APLICADA ÀS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS - FSP/USP e CVE/SES-SP Estudo da Ocorrência da Síndrome Hemolítica.
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica
INQUÉRITO POPULACIONAL SOBRE DOENÇA DIARRÉICA E INGESTÃO DE ALIMENTOS
Investigação de Surtos
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS PERFIL EPIDEMIOLÓGICO, CONTROLE E RESULTADOS NO ESTADO DE SÃO PAULO Maria Bernadete de Paula Eduardo Divisão de Doenças.
BOTULISMO - ESTADO DE SÃO PAULO E BRASIL -
MONITORIZAÇÃO DA DOENÇA DIARRÉICA AGUDA
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Tabaco e Local de Trabalho
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Material elaborado pelo Prof. José Luiz Mendes e alterado pela Profa Janine.
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Análise do Processo de Interceptação na Bacia Experimental do Rio Saci –SC Bolsista PIBIC/AA: Eddie Gabriel Teixeira Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
Testar a Eficiência do Dispositivo de Inclinação Desenvolvido pelo LAGEH Nanúbia Pereira Barreto Iniciação Tecnológica / PIBIT/CNPq Claudia Pereira Krueger/Anderson.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
AULA 1B.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
Matemática e Educação Ambiental.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DISCIPLINA: CIENCIAS DO AMBIENTE PROFESSOR(A): SELMA MARIA DE ARAUJO ALUNO:
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
José Eduardo Bevilacqua Divisão de Qualidade das Águas
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
FAMÍLIA ORTOMIXOVÍRUS
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Aprimorando (A2): Fernando Moreto
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
MATO GROSSO: ASPECTOS SOCIAIS - UM OLHAR REGIONAL EDMAR AUGUSTO VIEIRA GESTOR GOVERNAMENTAL - SEPLAN
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde PET-Saúde/V.S. RELAÇÃO ENTRE SANEAMENTO BÁSICO E A INCIDÊNCIA DE DIARREIA NA INFÂNCIA REVISÃO INTEGRATIVA

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde – PET-Saúde/V.S. RELAÇÃO ENTRE SANEAMENTO BÁSICO E A INCIDÊNCIA DE DIARREIA NA INFÂNCIA REVISÃO INTEGRATIVA Bárbara A. J. Cardoso Hyorrana P. P. Pinto Liliane C. C. Ribeiro Denise Resille

As doenças diarreicas são responsáveis por significativa taxa de morbi-mortalidade infantil, representando nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, um grave problema de saúde pública. (PEREIRA et al., 2008). 1- INTRODUÇÃO

O que é a diarreia? Alteração das funções gastrintestinais, que leva à ocorrência de três ou mais evacuações de consistência amolecidas ou líquidas em um período de 24 horas (SOUZA et al., 2000). 1- INTRODUÇÃO

Classificação: Classificação: Aguda Aguda Persistente Persistente Crônica Crônica Figura 1 1- INTRODUÇÃO

Sintomas : Figura 2 Figura 3 Figura 4 1- INTRODUÇÃO

A alta casuística dessa enfermidade pode ser explicada dentro de um modelo multicausal, que inclui uma extensa quantidade de fatores sócio- econômicos, políticos, sanitários, demográficos, ambientais e culturais inter-relacionados (KARIM et al.,2001). 1- INTRODUÇÃO

Condições Ambientais Figura 5Figura 6 1- INTRODUÇÃO

Compreender melhor as abordagens existentes sobre as condições ambientais e sua relação com a incidência de diarreia na infância, no âmbito da produção científica. Compreender melhor as abordagens existentes sobre as condições ambientais e sua relação com a incidência de diarreia na infância, no âmbito da produção científica. 2- OBJETIVO

3- METODOLOGIA

Análise e síntese dos dados de forma descritiva. Análise e síntese dos dados de forma descritiva. 3- METODOLOGIA

Ano de Publicação: 1999, 2003, 2005 e 2010 obtiveram um maior número de estudos com dois (18,18%) artigos cada; Ano de Publicação: 1999, 2003, 2005 e 2010 obtiveram um maior número de estudos com dois (18,18%) artigos cada; 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Delineamento metodológico: três (27,27%) estudos - editoriais, três (27,27%) estudos - editoriais, dois (18,18%) estudos - delineamento transversal, dois (18,18%) estudos - delineamento transversal, dois (18,18%) estudos - artigos técnicos, dois (18,18%) estudos - artigos técnicos, 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

um (9,09%) estudo - intervenção educativa, um (9,09%) estudo - intervenção educativa, um (9,09%) estudo - caso-controle de base hospitalar, um (9,09%) estudo - caso-controle de base hospitalar, um (9,09%) estudo - quantitativo observacional descritivo e ; um (9,09%) estudo - quantitativo observacional descritivo e ; um (9,09%) estudo - delineamento ecológico. um (9,09%) estudo - delineamento ecológico. 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em nove (81,81%) artigos, as doenças diarreicas situam-se como uma das principais causas de consultas médicas, de internações hospitalares, de desnutrição e óbitos em crianças de baixa idade; Em nove (81,81%) artigos, as doenças diarreicas situam-se como uma das principais causas de consultas médicas, de internações hospitalares, de desnutrição e óbitos em crianças de baixa idade; 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Vários fatores foram considerados um risco para predisposição das doenças diarreicas, sendo eles os nutricionais, os econômicos, os culturais, as condições ambientais, entre outros. Vários fatores foram considerados um risco para predisposição das doenças diarreicas, sendo eles os nutricionais, os econômicos, os culturais, as condições ambientais, entre outros. 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Variável Ambiental Internação por Diarreia 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Figura 7 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Figura 8 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Origem da Água 2,5 x Origem da Água 2,5 x Acondicionamento inadequado de lixo e moscas. Acondicionamento inadequado de lixo e moscas. 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Dessa forma, após análise dos estudos já anteriormente citados, pôde-se inferir que o ambiente é constituído por ar, solo e água, correspondendo ao espaço físico sobre o qual o ser humano atua. O mau uso destes constituintes pode gerar grandes impactos que por sua vez, podem causar danos à saúde do homem (SOUZA et al., 2010). 4- RESULTADOS E DISCUSSÃO

Condições insatisfatórias de saneamento contêm uma carga extensa de fatores que podem trazer malefícios à saúde. Condições insatisfatórias de saneamento contêm uma carga extensa de fatores que podem trazer malefícios à saúde. Os casos de DDA identificados em nosso estudo, estão diretamente relacionadas com condições sócio-econômicos-culturais, ambientais e de infra-estrutura presenciadas pelas mesmas. Os casos de DDA identificados em nosso estudo, estão diretamente relacionadas com condições sócio-econômicos-culturais, ambientais e de infra-estrutura presenciadas pelas mesmas. 5- CONCLUSÃO

Sendo assim, é nítido que : melhorias no abastecimento de água, melhorias no abastecimento de água, condições de esgotamento sanitário, condições de esgotamento sanitário, acondicionamento do lixo, acondicionamento do lixo, qualidade de moradia e higiene são determinantes para promoção da saúde e prevenção da doença. qualidade de moradia e higiene são determinantes para promoção da saúde e prevenção da doença. 5- CONCLUSÃO

OBRIGADA! Contatos: Contatos:

Pereira IV, Cabral IE. Diarréia aguda em crianças menores de um ano: subsídios para o delineamento do cuidar. Esc. Anna Nery vol.12 no.2 Rio de Janeiro June Pereira IV, Cabral IE. Diarréia aguda em crianças menores de um ano: subsídios para o delineamento do cuidar. Esc. Anna Nery vol.12 no.2 Rio de Janeiro June Souza EC. Perfil etimológico das diarréias agudas em crianças atendidas em um pronto socorro de hospital regional da cidade de São Paulo. [dissertação de mestrado] São Paulo (SP): Faculdade de Medicina/USP; Souza EC. Perfil etimológico das diarréias agudas em crianças atendidas em um pronto socorro de hospital regional da cidade de São Paulo. [dissertação de mestrado] São Paulo (SP): Faculdade de Medicina/USP; Karim AS, Akhter S, Rahman MA, Nazir MF. Risk factores of persistent diarrhea in children below five years of age. Indian J Gastroenterol 2001; 20: Karim AS, Akhter S, Rahman MA, Nazir MF. Risk factores of persistent diarrhea in children below five years of age. Indian J Gastroenterol 2001; 20:

FIGURAS: 5Z1gWeOFA/s400/17223%255B2%255D.jpg 5Z1gWeOFA/s400/17223%255B2%255D.jpg eIF8KZJ-w/s1600/saneamento+b%C3%A1sico+esgoto.jpg 23eIF8KZJ-w/s1600/saneamento+b%C3%A1sico+esgoto.jpg LY8zf8-gbs/s1600/saneamento_basico_esgoto_Keiny_Andrade_AE.jpg LY8zf8-gbs/s1600/saneamento_basico_esgoto_Keiny_Andrade_AE.jpghttp://tvtaquari.com.br/wp-content/uploads/2011/01/fossa.jpg Poco-Artesiano-e-Fossa-Septica-Minas-Gerais jpg

SURPRESAAAAAAA...

FELIIIIIIIIZ ANIVERSÁRIO FELIIIIIIIIZ ANIVERSÁRIO PROFª CONSOLAÇÃO!!! PROFª CONSOLAÇÃO!!! Desejamos muita paz, saúde e alegria em sua vida, que esta data se repita por muitos anos, e que você continue essa pessoa tão amável, carinhosa e querida por todos !!! Você não imagina o quanto é especial para cada um de nós... PARABÉEEENS PELOS SEUS 60 ANOS! PARABÉEEENS PELOS SEUS 60 ANOS! Amamos você !!! Amamos você !!!

FELIIIIIIIZ ANIVERSÁRIO PROFª CONSOLAÇÃO!!! PROFª CONSOLAÇÃO!!! Desejamos muita paz, saúde e alegria em sua vida, que esta data se repita por muitos anos, e que você continue essa pessoa tão amável, carinhosa e querida por todos !!! Você não imagina o quanto é especial para cada um de nós Desejamos muita paz, saúde e alegria em sua vida, que esta data se repita por muitos anos, e que você continue essa pessoa tão amável, carinhosa e querida por todos !!! Você não imagina o quanto é especial para cada um de nós... PARABÉEEENS PELOS SEUS 60 ANOS! PARABÉEEENS PELOS SEUS 60 ANOS! Amamos você !!! Amamos você !!!

PARABÉEEENS PROFª CONSOLAÇÃO !!! Desejamos muita paz, saúde e alegria em sua vida, que esta data se repita por muitos anos, e que você continue essa pessoa tão amável, carinhosa e querida por todos!!! Amamos você !!!