Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Telecomunicações Conceitos Básicos de Telecomunicações
Advertisements

Introdução Conjunto de computadores autônomos interligados Trazer informação à pessoa em lugar de levar a pessoa à informação Compartilhamento de recursos.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Sistemas Operacionais
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Boa tarde, pessoal!!.
Compressão de Voz Francisco Socal Tiago Peres Leonardo Silveira.
(Como implementar multiplicação e divisão uma vez só :-)
O que é XtremWeb(XW)? Projeto de pesquisa relacionado a light-weight Grids. Plataforma Open Source para a elaboração de grades baseadas em PCs, desenvolvida.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
Adminstração e Gerenciamento de Redes - SCE 238
1 Oi BlackBerry. 2 Índice 1Configurando o seu aparelho BlackBerry 2Formatando o seu aparelho BlackBerry 3Solicitando senha de ativação empresarial 4Indicador.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Mestrado em Engenharia Elétrica - UFPR
Universidade Federal do Paraná Disciplina: Comunicação de Dados
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Redes de Computadores MR-OSI
Redes de Computadores Cabeamento Estruturado
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Sensor Fotoelétrico por Sistema de Difusão
Sensor Fotoelétrico por Sistema de Barreira
Conversor Analógico Digital
Principais equipamentos de Conectividade
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE UNIVERSIDADE FEDERAL.
Segurança de Dados no MAER.
Mario Blanco Gerente de Novas Linhas de Produtos Positivo Informática Dispositivos móveis de leitura de conteúdos.
Jumpers 1. O que são Jumpers
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
Redes TCP/IP Endereçamento.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tecnologia de Redes: Meios Físicos de Transmissão
I – Comunicação - Redes Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Física / Enlace Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação - Telefonia Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
5W1H.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
Implementação Do JXTA Como Protocolo De Transporte Do JacORB
Projeto de Cabeamento Estruturado
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES
COMUNICAÇÃO DIGITAL TRANSMISSÃO DIGITAL EM BANDA BASE Evelio M. G. Fernández
Rede de Computadores TE090 - DELT/UFPR
Divisão em Camadas Exemplo: Uma viagem aérea.
Organização de Sistemas de Computadores
Redes Embutidas - Prof a Luiza Mourelle 1 Conceitos Redes Embutidas ou Networks-on-Chip (NoCs) são uma nova tendência no conceito de Sistemas Embutidos.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Aluno: Wagner Silva Ferreira
Ambientes de Redes Prof. Fábio Martins
Tecnologia para Web Enrique Pimentel Leite de Oliveira
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Guedes
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Capítulo 2: Introdução às Redes de Computadores
Capítulo 2: Introdução às Redes de Computadores – Camada Física Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Henderson Guedes.
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
SUPERVISÃO E CONTROLE OPERACIONAL DE SISTEMAS
SUPERVISÃO E CONTROLE OPERACIONAL DE SISTEMAS
SUPERVISÃO E CONTROLE OPERACIONAL DE SISTEMAS
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
Transcrição da apresentação:

Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet Aula 02

Introdução Computadores: armazenamento e processamento de informações; Necessidade das redes de computadores: compartilhamento de informações entre computadores distintos; Conceito de redes: interligação de dois ou mais computadores visando a troca de informações;

Introdução Tecnologia necessária: placa de rede.

Elementos das Redes Camada física: elementos fundamentais para o funcionamento das redes SERVIDORES: oferecem os recursos e serviços para as ESTAÇÕES DE TRABALHO (conjunto de computadores que compartilham recursos de hardware e acessam computadores remotos ou outras redes); CLIENTES (ou Estações de Trabalho): solicitam serviços aos servidores;

Elementos das Redes PERIFÉRICOS: recursos compartilhados pelos clientes; PLACAS DE REDE: presente em servidores e clientes. Permite a comunicação entre máquinas; MEIOS DE TRANSMISSÃO: possibilita às placas de rede fazerem a comunicação entre servidores e clientes.

Topologia das Redes É a forma como os computadores estão conectados;

Topologia em Anel É um laço físico e fechado, consistindo de links ponto a ponto. Cada ponto age como um repetidor, amplificando a informação de um computador anterior para um posterior. Vantagem: pouca degradação do sinal; Desvantagens: Uma quebra no anel desativa a rede; É mais cara.

Topologia em Anel

Topologia em Barramento Todos os dispositivos se ligam ao mesmo meio de transmissão. Vantagem: mais barata que a topologia em anel; Desvantagens: Problemas no barramento desativam a rede; Dificuldades de corrigir problemas.

Topologia em Barramento

Topologia em Estrela Cada dispositivo é ligado a um ponto central (HUB); Vantagem: conexão mais estável e rápida (problema em um cabo afeta somente o computador ao qual está conectado); Desvantagem: a desativação de um HUB desativa toda a rede.

Topologia em Estrela HUB

Meios de Conexão Determina a estabilidade de uma rede. Pesquisas revelam que cerca de 80% dos problemas físicos têm origem no cabeamento.

Cabo Coaxial Primeiro tipo disponível no mercado; Semelhante aos cabos utilizados nas antenas de TV; Consiste em um fio de cobre rígido que forma o núcleo. Ele é envolto por um material isolante, que por sua vez é envolto por uma malha metálica. Tudo é coberto por uma capa protetora.

Cabo Coaxial O principal problema das redes com cabo coaxial é a fragilidade das conexões (mal contato).

Cabo Coaxial

Cabo de Par Trançado Alternativa aos problemas do cabo coaxial; Conexões mais rápidas e estáveis; A rede depende do HUB, o que força a topologia ser em estrela; Muito utilizado em telefonia; Pode ser com blindagem (STP) ou sem blindagem (UTP) para interferências eletromagnéticas.

Cabo de Par Trançado

Fibra Ótica Necessário devido o aumento da distância de conexão e o desejo de aumentar a velocidade de conexão; Utiliza o cabo ótico; Sinais digitais dos computadores são transformados em pulsos de luz, que são transmitidos pela fibra até o ponto receptor.

Fibra Ótica

Wireless (Sem Fio) Permite conexão entre computadores e redes através da transmissão e recepção de sinais de rádio; É necessário uma placa para acesso sem fio e um concentrador; Bom para redes locais; Devido ao alcance do sinal, os dados podem ser capturados.

Crescimento das Redes Redes Locais (LANs): características próprias de topologia, tipo de conexão, etc; Para estabelecer a conexão entre várias LANs, é preciso estabelecer um conjunto de regras (protocolo) para comunicação; Protocolo mais conhecido: TCP/IP TCP (Protocolo de Controle e Transmissão); IP (Protocolo de Internet).

TCP Responsável pelo formato de envio das informações; Especifica o formato dos pacotes de dados e de reconhecimentos que dois computadores trocam para realizar uma transferência confiável, assim como os procedimentos que os computadores usam para assegurar que os dados chegam corretamente, ou seja:

TCP Distinguir uma máquina determinada entre múltiplos destinos; Fazer recuperação de erros.

IP É responsável pelo endereçamento das informações.

Crescimento das Redes Com a interligação das LANs, surge as WANs (redes de longa distância);