Livro de situações-problema: as quatro operações matemáticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Advertisements

Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
LEITURA DE IMAGENS.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
XP - Continuous Integration Leonardo Pereira Demilis.
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
Criptografia Quântica : Um Estudo
PROGRAMA.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
MEDIADORAS: Márcia Escudero e Aldezi de Lima
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS REGRAS DE VOLEIBOL E
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
2008 já começou! É hora de definir várias ações!.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Registro de Carta Topográfica
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
ENEM REDAÇÃO.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Fazendo Slides no Power Point
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Guia de Navegação Orientações básicas para a navegação no campus virtual.
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Modulo Especialista.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
O que são os Dons Espirituais
Centro de Jogos Didáticos
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Modelagem Matemática: desafios da integração curricular
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Sistema de Planejamento da Produção
Material Dourado Como Recurso Para o Ensino de Produtos Notáveis
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Transcrição da apresentação:

Livro de situações-problema: as quatro operações matemáticas ; Professora-Aluna: Fabiane Fischer Figueiredo Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dario Lopes de Almeida Pantano Grande, RS

CONTEXTUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DE ENSINO A prática docente relatada foi proposta a uma 5ª série, turma 51, constituída de 25 alunos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dario Lopes de Almeida, município de Pantano Grande, RS, Brasil.

Quando ocorreu essa prática docente, a escola possuía 10 salas de aula e não havia laboratórios de ensino e aprendizagem; A biblioteca e os equipamentos pedagógicos eram e são muito bons, porém os alunos não têm acesso à pesquisa e os professores não possuem carga horária livre para analisarem estes livros e equipamentos;

Apesar da escola enfatizar a importância da integração teoria-prática em seu Plano Político Pedagógico, percebe-se diariamente que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores apresentam um frágil elo entre a teoria e a prática.

ELEMENTOS ESPECÍFICOS DA SITUAÇÃO DE ENSINO A proposta aos alunos ocorreu no período da “Copa do Mundo 2006”, nos meses de junho e julho. Os objetivos dessa prática docente foram: Produzir, interpretar e resolver problemas envolvendo as quatro operações matemáticas; Elaborar situações-problema a partir de informações de que dispunham sobre a “Copa do Mundo 2006”;

Aplicar conhecimentos aprendidos em sala de aula. O “Livro de situações-problema da turma 51”, como assim foi denominado, assemelhou-se a um livro de histórias, pois os alunos (autores) produziram as situações-problema que constaram nas páginas do mesmo.

A execução de tal proposta levou em torno de 10 horas/aula, de 45 minutos cada e foi constituída por dois momentos: 1º momento Cada aluno produziu o enunciado de uma situação-problema, que deveria ser resolvido e entregue por escrito para correção.

Após a correção e análise juntamente com os autores (alunos) de todas as situações-problema, estas foram colocadas nas páginas do livro da turma. 2º momento Cada aluno recebeu as páginas do livro, para organizá-las e principalmente, para resolver todos os problemas que constavam nele. Ao final da atividade, os livros foram entregues para a avaliação por parte da professora.

Cada aluno foi atendido individualmente, para melhorar tanto a produção escrita como suas habilidades matemáticas na situação-problema. Sob tais considerações, Rabelo (1995) salienta que:

"Se um dos principais objetivos de se trabalhar a língua escrita é a formação de um bom leitor e escritor, um dos principais objetivos de se ensinar matemática é repito a formação de um bom formulador e resolvedor de problemas. E, se para alguém se tornar um bom leitor e “escritor”, é indispensável inseri-lo num bom e variado referencial de textos, para que ele se torne um bom formulador e resolvedor de problemas é preciso, igualmente, inseri-lo num bom e variado referencial de textos matemáticos, através dos quais ele poderá ler interpretar, analisar e produzir textos que constituam desafios matemáticos (Rabelo, 1995, p.81)”.

Quanto à avaliação, esta ocorreu em dois momentos: No primeiro momento cada aluno produziu a sua situação-problema e apresentou a respectiva resolução (ambas tinham que ser coerentes e com idéias claras); No segundo momento os alunos montaram as páginas do livro, resolveram todas as situações- problema e entregaram o livro que deveria ter capricho, soluções corretas e respostas coerentes às situações-problema propostas pelos colegas.

Dificuldades apresentadas pelos alunos ? ? Dificuldades apresentadas pelos alunos ?

Na produção das situações-problema os alunos apresentaram muitas dificuldades, quanto ao emprego da linguagem escrita e da linguagem matemática: Oralmente os alunos expressavam a situação com idéias claras, mas por escrito usavam palavras ou expressões desnecessárias e até sem sentido, que precisaram ser reformuladas; Muitos alunos tentaram reproduzir situações- problema semelhantes as que resolviam nas séries iniciais, inclusive usando numerais até 100.

Contribuições do “Livro de situações-problema da turma 51”: Na produção dos enunciados a maioria dos alunos conseguiu aplicar mais de uma operação (expressões numéricas), inclusive houve casos que usaram medidas de superfície, bem como diversos tipos de conhecimentos, não só matemáticos; Na interpretação e na resolução das situações- problema dos colegas, cada aluno pode: mobilizar conhecimentos de forma organizada, exercitar seu raciocínio lógico ao aplicar suas próprias estratégias de resolução e solucionar diversos tipos de situações- problema.

O elo entre a temática “Copa do Mundo 2006” assim como o “Livro da turma” motivaram os alunos a produzirem, a interpretarem e a resolverem as situações-problema dos colegas da melhor forma possível; A atividade reforçou o processo de resolução das quatro operações aprendidas nas séries iniciais e que os alunos ainda demonstravam dificuldades; A comunicação esteve em evidência em todo o processo (produção, interpretação e resolução) e na relação aluno-professor e na relação aluno-aluno, o que propiciou um clima de amizade e um ambiente de construção de conhecimentos matemáticos (onde um contribuiu com a aprendizagem do outro).

As situações-problema dos alunos: Para exemplificar, a seguir constam algumas situações-problema elaboradas pelos alunos e que foram colocadas no “Livro de situações-problema da turma 51”: (Bruna) Na loja “PASSO FIRME”, um par de chuteiras custava R$ 50,00. No ano passado, foram vendidos para a Seleção Brasileira 20.736 pares de chuteiras. Qual o total, em reais, que a loja arrecadou na venda das chuteiras?

(Luiz Eraldo) No estádio de Berlim, houve um jogo do Brasil contra a Austrália em que estavam presentes 80.000 pessoas. Certa hora do jogo foram embora 20.000 e depois chegaram 15.000. Quantas pessoas foram ao jogo?

(Diogo) Um campo de futebol tem 50 m² (Diogo) Um campo de futebol tem 50 m². Quantos m² possuem 3 campos de futebol juntos? (Gabriel) Eu tinha que olhar o jogo do Brasil, mas eu tinha que comprar umas coisinhas e só tinha 6 reais. Daí comprei um apito de 2 reais e uma bandeira que custava 3 reais e 50 centavos. Quanto me restou de dinheiro?

(Saulo) Um jogador fez 600 gols em 12 anos (Saulo) Um jogador fez 600 gols em 12 anos. Sabe-se que estes gols foram feitos apenas nas Copas do Mundo. Quantas Copas ele participou? Quantos gols ele fez em cada Copa?

Exemplos de livros confeccionados na turma: