Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino www.geac.ufrj.br/

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

AVALIAÇÃO: a prova em questão
Dra. Elizabeth Teixeira
Ser Bom Aluno, Bora Lá? Guia Prático para seres um Bom Aluno
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
Técnicas de Estudo ProFº. Caruso.
CONHECENDO PELA LEITURA
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Dicas para apresentação em banca
Tutorial de utilização do
O que é a avaliação de CRCT? Prova de Competência Baseada em Critério
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
Dicas para Apresentações
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
ACESSO: 1. AUTORIA 2.AVALIAÇÕES.
Elaborar uma boa Apresentação
Preparação Emocional para Concursos Ênio Cavalcanti, esp.
Hábito 3 – Aula 6.
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
Tipos.
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Orientação Importante:
Ambiente de Estudo Preliminares
Conquistando Competências e
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
TESTANDO O ATO DE ESTUDAR
Para compreender os enunciados:
Metodologia Científica e Tecnológica
Apresentação oral Como fazer uma boa apresentação ?
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO
Dicas para Apresentação em Banca
Definindo o problema Lição 2. 1 Módulos 2.1Ideação – Brainstorming dos problemas da comunidade 2.2Startup enxuta 2.3Planeje uma pesquisa de mercado 2.4Tutorial.
Dicas para Apresentações
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Trabalho nas regras ABNT
Interpretação Consecutiva
Porque você vem para a escola?
Trabalho de Formatura 2 PMT 2596 em
Professora: Suzete Beppu
CURSO PRÉ-VESTIBULAR DO FAYAL MATEMÁTICA PROF. THIAGO MORETI
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
Resumo.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
DICAS PARA APRESENTAÇÃO EM BANCA
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
Dicas para apresentação de trabalhos
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Passos para Planejamento
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Como ter sucesso em uma prova. PREPARO Seja honesto com você mesmo, não se engane!!! Comece a ver a prova como algo necessário Fazer é uma oportunidade.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
COMO FAZER UMA DEFESA DE MONOGRAFIA
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Dicas infalíveis para passar no Vestibular Prof. Artemisa.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
COMO SER CRIATIVO 1.Faça anotações. 2. Armazene idéias. 3. Observe e absorva. 4. Desenvolva uma forte curiosidade. 5. Aprenda a escutar e a ouvir. 6.
Transcrição da apresentação:

Preparação para as Provas Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Princípios básicos  Estude regular e continuamente  Prepare-se especificamente para o tipo de prova que será aplicada  Prepare TODA a matéria  Memorize-a organizadamente  Boas condições físicas e psicológicas

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Ansiedade: Um problema de autoconfiança  Estude bem e bastante  Planeje uma estratégia para fazer a prova  Use as provas como instrumento de melhoria  Chegue no local da prova com antecedência  Relaxe enquanto espera:  Ler jornais ou revistas, conversar c/ amigos  Técnicas de relaxamento  Não discutir assuntos de prova  Procure um psicoterapeuta

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Duração das Revisões (pressupõe estudo regular)  A “virada” e ineficiente e perigosa !  Provas Semanais - até uma hora  Prova de meio de curso -2 a 3 horas  Prova Final -5 a 8 horas

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Horário da Revisão  Períodos curtos - até hora e meia  Intercale c/ outras atividades. (principalmente repouso e recreação)  Planeje o horário (como para o estudo regular)

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Revisão Final  Mantenha a matéria em dia  Faça revisão intensiva  NÃO tente aprender coisas novas  Repasse as notas de aula e de estudo

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Como fazer a Revisão  O professor é um guia, não uma esfinge !  Repita muito e releia pouco  Reveja capítulo por capítulo, tópico por tópico  Primeiro recorde os pontos principais e detalhes importantes. Depois confira nos apontamentos.  Tópicos esquecidos ou não compreendidos terão atenção especial (Notas + Livro)  Faça e/ou analise provas anteriores

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Tipos de Prova ObjetivaDissertativa  Reconhecer a informação  Mais releitura que repetição  Recordar e organizar a matéria  Mais repetição que releitura

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Questões de Múltipla Escolha  Examina a prova para saber como distribuir o tempo  Leia as instruções, e siga-as  Descubra a forma de correção - “chutar” ou não?  Leia todas as questões cuidadosamente. Faça primeiro todas as de resposta imediata. A seguir, dedique-se as mais difíceis e/ou valiosas. Use a técnica de eliminação. Não pare demais em uma única pergunta.  Responda a luz do livro ou da aula. Cuidado com opiniões pessoais ou de outros autores/professores

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Provas Objetivas: Como terminá-las Questões difíceis Revisão Final Terminadas as questões fáceis, calcule o tempo disponível para cada uma das difíceis. Reserve alguns minutos para a revisão final. Releia toda a prova a procura de erros por distração (respostas fora do lugar, questões não respondidas, etc.).! Responda-as em duas fases; rapidamente para as medianamente difíceis, deixando por último as realmente complexas Trocar respostas só com certeza. O melhor palpite é o primeiro !

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Outras Questões: Estratégia básica é a mesma Acasalamento Preencher lacunas Reduza as combinações possíveis pelo pareamento das opções mais fáceis. Para cada item da coluna da esquerda, cheque todos os da direita. Escolha a palavra com atenção. Ë geralmente um termo técnico ou expressão significativa no contexto do curso. Se as opções forem longas sentenças no lugar de palavras ou frases curtas, procure as palavras chave. “Chutar’ t depende da forma de correção

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Provas Dissertativas: Princípios básicos  Leia toda a prova: Planeje sua estratégia. Se puder escolher as questões, faça-o agora.  Planeje o tempo: Quanto para cada questão.  Identifique as Palavras-Chave: São as instruções para responder. Siga-as. Discutir não é dissertar !  Organize suas respostas: Planeje, esquematize  Escolha as palavras: Seja preciso. Use-as para expressar as idéias principais, os detalhes e os termos importantes.  Atenção para a Caligrafia, Ortografia e Sintaxe

Prof. Mauricio A. P. Peixoto - NUTES-UFRJ Laboratório de Currículo e Ensino - Provas Domiciliares ou com Consulta  Objetivo: Resolução de problemas, raciocínio e descoberta  Descubra as regras e siga-as  Planeje com antecedência a execução da prova  Espaço físico  Tempo disponível  Fontes de consulta  Materiais e/ou equipamentos  Aplique todas as regras das provas dissertativas, com especial cuidado. Pequenos deslizes, erros de cálculo, citações incompletas, não são perdoados.  Nas provas domiciliares faça um intervalo entre o fim da prova e a revisão final (horas ou dias).