PROCAD Programa Nacional de Cooperação Acadêmica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Política Nacional de Meio Ambiente
Técnicas e Projeto de Sistemas
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
1. Conceitos de Álgebra Booleana 2. Portas Lógicas e Inversores
Gustavo Vieira Pereira
Compressão por Hardware
O que é XtremWeb(XW)? Projeto de pesquisa relacionado a light-weight Grids. Plataforma Open Source para a elaboração de grades baseadas em PCs, desenvolvida.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Registro de Carta Topográfica
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
Departamento de Engenharia Elétrica
Mestrado em Engenharia Elétrica - UFPR
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Prof: Encoder Linear Prof:
Sensor de Umidade Relativa
Conversor Analógico Digital
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Instrumentação de Sistemas - INS
1.a Aula: Laboratório Integrado 10. Prof. Cesar da Costa.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
Segurança de Dados no MAER.
Componente de Software de Computador Suporte do VANT
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Organização e Redução de Custos
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado Sistema de Reconhecimento de Escrita On-Line.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
COMUNICAÇÃO DIGITAL TRANSMISSÃO DIGITAL EM BANDA BASE Evelio M. G. Fernández
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
Novembro 2009.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Análise do Desempenho dos Modelos
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
SUPERVISÃO E CONTROLE OPERACIONAL DE SISTEMAS
SUPERVISÃO E CONTROLE OPERACIONAL DE SISTEMAS
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Transcrição da apresentação:

PROCAD Programa Nacional de Cooperação Acadêmica UFCG/UFBA/UFMA/UFPA Sistemas de Aquisição e Tratamento de Sinais de Sensores

Objetivos Estimular a criação de grupos de pesquisa na área de instrumentação eletrônica Ênfase em aquisição e tratamento de sinais de sensores – UFBA/UFPA/UFMA – UFCG Promover a formação de doutores – através de projetos conjuntos de pesquisa Apoiar a realização de pesquisas conjuntas em instrumentação eletrônica

Linhas de pesquisa Processamento analógico e digital do sinal de sensores Correção ou compensação de características não ideais de sensores. Compensação de influências não desejadas em processos de medição. Estimação indireta de grandezas relacionadas à grandeza de medição. Extração de padrões e características do sinal, relativos à grandeza medida. Remoção ou redução de ruído.

Linhas de pesquisa Técnicas avançadas de medição Configurações de medição com realimentação. Circuitos reconfiguráveis. Circuitos analógicos programáveis: ganho e ajuste de nível cc; filtros; conversores A/D e D/A. Processamento digital embarcado: Utilização de microcontroladores, FPGA, FPAA e DSP[1]. Fusão e consistência de dados Processamento de sinais usando redes neuronais, lógica nebulosa e paraconsistente, etc. 1] Digital Signal Processor; Field Programmable Gate Array; Field Programmable Analog Array

Áreas de aplicação Medição de grandezas ambientais – temperatura; concentração de oxigênio dissolvido em sistemas de tratamento de esgotos e controle ambiental; radiação solar; velocidade de fluidos; unidade, etc. Instrumentação biomédica - sinais cardíacos e cerebrais; avaliação da função pulmonar; ajuda a deficientes auditivos.

Temas de pesquisa 1. Instrumentação Eletrônica Inteligente Neste trabalho será dado ênfase à consistência de dados, tendo como objetivos: definição de uma arquitetura genérica de sensor inteligente e de sistema de instrumentação inteligente; definição de campos de aplicação e o estudo dos transdutores e atuadores associados; estudo da possibilidade de realização; e desenvolvimento de circuitos reconfiguráveis analógicos ou mistos de interface, concepção, estudo da testabilidade, validação de protótipos de circuitos integrados e de circuitos desenvolvidos em FPGA e FPAA e aplicação do trabalho em plataformas demonstrativas.

Temas de pesquisa 2.      Estudo e implementação de dispositivos para análise da função pulmonar. Pretende-se estudar as técnicas para a análise da função pulmonar, buscando assim desenvolver novos dispositivos, elaborar modelos para o sistema respiratório, procurando contribuir para o desenvolvimento de pesquisa e definições de padrões na análise e diagnostico do sistema respiratório. Pretende-se também desenvolver sensores e arquiteturas de circuitos para tratamento dos sinais dos sensores para medição desses parâmetros, bem como dos sinais excitadores. Pretende-se desenvolver também circuitos integrados que possam gerar os sinais de excitação e processar todos os sinais oriundos dos sensores e que tenha uma interface que lhe permita se comunicar com outros equipamentos, como computadores pessoais.

Temas de pesquisa 3.      Sistema de aquisição e tratamento de sinais sonoros para ajuda a deficientes auditivos. Objetiva-se estudar a transmissão de parâmetros de voz da língua portuguesa, para aplicação no auxilio à leitura labial, através da estimulação vibrotátil. Deve-se desenvolver estimuladores e sistemas de aquisição e detecção de fonemas que confundem o deficiente auditivo que faz leitura labial.

Temas de pesquisa 4. Anemômetros com sensor único. Serão desenvolvidas arquiteturas de medidores de velocidade de fluidos com sensor termo-resistivo único. Estes instrumentos deverão ter compensação da temperatura do fluido e considerar os erros associados aos parâmetros não ideais dos amplificadores operacionais. O uso de um só sensor para a medição da velocidade do fluido e da compensação de sua temperatura evita os erros de descasamentos entre sensores que ocorrem nos instrumentos que usam mais de um sensor.

Situação atual Doutorado Pleno UFMA - Lucilene UFPA- Guilherme UFBA - Ligia

Situação atual Mestrado Sanduíche UFMA – Will UFPA - Negrão

Integração Entre os pesquisadores Participação em bancas Publicações em congressos Nacionais e Internacionais Publicações em periódicos