1. TEODICEIA O termo foi criado em 1710 pelo filósofo Alemão Gottfried Leibniz O sofrimento é uma realidade tão presente entre pessoas boas e ruins que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cap. V – Da Providência Seção IV – O onipotente poder, a imutável sabedoria e a infinita bondade de Deus, de tal maneira se manifestam em sua providência,
Advertisements

1- TEOLOGIA DA ESPERANÇA
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
O DISCIPULADO E A MATURIDADE
A VOCAÇÃO.
AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?
Apologética.
A Providência de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
SENIB SENIB PRINCÍPIOS DE VIDA PRINCÍPIOS DE VIDA AUTO-IMAGEM.
Como Lidar com o Dinheiro – Parte 1
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
SENIB DOUTRINAS 1.
A Ressurreição do Corpo
Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem.
Jesus Cristo e os grandes desafios. Mc 6:30-44.
COMO LIDAR COM AS DIFICULDADES NA
Professor Uelinton Jorge Dias
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
Tempo presente é o Tempo da semeadura.
Confissão de Fé de Westminster
Em busca de uma compreensão
A Pessoa e Obra de Cristo
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
Estudo Panorâmico da Bíblia O livro de Jó
A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS
Brasília – 409 sul
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
EXPERIMENTANDO O PODER DE DEUS O PODER DE DEUS EM SUA VIDA EM SUA VIDA SÉRIE: Texto: Pr Carlito Paes Adaptação: Pr Nilson C D Reis.
Cristianismo Prático Tiago 2:14:26.
A SUFICIÊNCIA DE CRISTO
IGREJA DE CRISTO- Fortaleza Ce LIÇÃO N. 08
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Este é um texto teste para este slide.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO
Cinco propósitos de Deus para sua vida - Propósito 3 -
11 O passado de Israel com Deus. 11 O passado de Israel com Deus.
7 O pecado, o batismo e a graça. 7 O pecado, o batismo e a graça.
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
AUTORIDADE ESPIRITUAL
Edificando Famílias Saudáveis
“Você crê que existe um só Deus. Muito bem
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
JURAMENTO E ORAÇÃO Tiago 5:12-20.
2 Co dr. Paul Brand &Sadagopan(Sadan)  É um grande problema na vida de Sadan o fato de não ter nenhum “sistema de dor” para adverti-lo dos perigos.
Série: O maravilhoso caráter de Deus
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Pegue a sua Bíblia e diga:
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Chiara Lubich Março de 2009 Palavra de Vida “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.” (Jo 16,23)
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Relacionamento com Deus
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
Porque Só Deus tem o atributo da Unidade? Em que sentido?
6. Uma comunidade adoradora
LIÇÕES TAREFAS: 9hs -10hs: Lição 4 10hs -11hs: Tarefas 11hs -12hs:
O mundo inteiro precisa ouvir?”
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Transcrição da apresentação:

1. TEODICEIA O termo foi criado em 1710 pelo filósofo Alemão Gottfried Leibniz O sofrimento é uma realidade tão presente entre pessoas boas e ruins que foi preciso cunhar uma expressão chamada Teodicéia, a qual analisa e justifica a aparente discrepância entre bondade de Deus e a maldade presente na existência humana. Segundo define Champlin, a palavra Teodicéia vem do grego theos (Deus) + dike (justiça). No uso comum a palavra designa a controvérsia sobre como podemos reconciliar a existência do mal com a bondade e a onipotência de Deus. Leibniz é citado pelo mesmo Champlin como aquele que usou o termo pela primeira vez em 1710. Assim, a Teodicéia é a “Teoria para justificar a bondade de Deus em vista da existência de maldade no mundo”. Na Teodicéia examinamos e exploramos argumentos que justificam a conduta de Deus no mundo

1.1- O PROBLEMA DO MAL: O mais sério obstáculo à fé cristã No que consiste o problema do mal? Pode-se apresentar o problema do mal a partir da enorme dificuldade de se sustentar concomitantemente as quatro proposições seguintes: Deus existe; Deus é totalmente bondoso; Deus é todo-poderoso; O mal existe. O problema do mal se baseia basicamente na impossibilidade de sustentar as três primeiras afirmativas sem ter que negar ao mesmo tempo a quarta afirmativa. Caso contrário conclui-se que: Se Deus existe, deseja todo o bem e é poderoso o suficiente para conseguir tudo o que deseja; então não deveria haver mal. Se Deus existe e deseja apenas o bem, mas o mal existe então Deus não consegue tudo o que deseja. Portanto ele não é Todo-poderoso. Se Deus existe e é Todo-poderoso, se o mal também existe; então, Deus deseja que o mal exista. Portanto, ele não é totalmente bondoso. Finalmente, se Deus significa um Ser que ao mesmo tempo é totalmente bondoso e Todo-poderoso, e ainda assim o mal existe; então Deus não existe.

1.2-A DIFÍCIL TAREFA DE COMPREENDER O MAL E O SOFRIMENTO Um Sumário de Três Concepções Teológicas e de Diferentes Cosmovisões Sobre o Tema Primeira Concepção: Deus Determina e Controla Todas as Fatalidades; Segunda Concepção: O mal e sofrimento são produzidos pela pessoa humana; Terceira Concepção: Teísmo aberto e Teologia do Processo.

1.3-DEUS E A RELAÇÃO COM O MAL Se o mal não é algo separado de Deus e ao mesmo tempo não pode proceder de Deus, então o que é? O problema pode ser exposto da seguinte forma: Deus é o autor de tudo que existe; O mal é algo que existe; Portanto, Deus é o autor do mal. Rejeitar a primeira premissa leva indubitavelmente ao dualismo. Negar a segunda premissa leva a uma forma de panteísmo e ambas as concepções não são aceitas pelo teísmo clássico. Por outro lado, negar que Deus não criou todas as coisas é minar a sua soberania, porém afirmar que é o criador de tudo pode levar à conclusão que Deus é o autor do mal.

1.4- CAUSAS DO SOFRIMENTO Nossa própria culpa; Calamidades naturais; Forças demoníacas; Desejos maus ; O próprio Deus?

2. O PROPÓSITO DIVINO ACERCA DO SOFRIMENTO Segundo LEWIS CHAFER o sofrimento pode ser: PREVENTIVO ( 2Cor 12:1-10); cf. Rm 8:34; CORRETIVO (Hb 12:3-15), pois tem como resultados possíveis tanto a santidade quanto o fruto pacífico da justiça (cf. também Jo 15:2; 1 Co 11:29-32; 1 Jo 5:16). EDUCATIVO. Os cristãos podem ser ampliados em sua vida espiritual pelo sofrimento. Ainda que Filho, Cristo aprendeu a obediência pelas coisas que Ele sofreu (Hb 5:8). Contudo a Bíblia avança em alguns outros propósitos: Para pôr à prova o caráter, Jo 42:1-6; Rm 5:3-5; Para ajudar os outros em situações assemelhadas, II Cor 1:3-7; Para ensinar acerca da obediência, Hb 2:10,17,18; 5:8,9; Para provar o valor da fé, I Pedro 1.6-7; Para conduzir à dependência de Deus, II Co 12:7-10. ; Para a glória de Deus, Jo 9:1-3.

2.1- UMA CONCLUSÃO QUASE CONCLUSIVA O maior sofredor que existiu: Jesus; Em plena tragédia da Segunda Guerra Mundial, dizia Dietrich Bonhoeffer: “somente um Deus que sofre pode nos ajudar” O céu como parte da resposta; A cabana em chamas e a borboleta.