INFORMES 11.03.2014. Ceará: Ato na Assembléia Legislativa discute os impactos do adiamento da CONAE e Aprovação do novo PNE 21.02.2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Que EJA temos e queremos?
Dos primeiros passos... I EREJA / Centro-Oeste
HISTÓRICO DA AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RS.
Agenda Territorial Estado do Tocantins
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Audiência Pública Senado Federal 12 de maio de 2010 Maria M. Malta Campos Fundação Carlos Chagas CTC – EB, CAPES PUC/SP.
Deputado Francisco Caminha Presidente da UNIPACE
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
PL 8035/2010 Plano Nacional de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz- DME de Florianópolis/ SC Presidente da Undime/ SC e Região Sul.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Alfabetização Cleuza Repulho
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Valorização dos profissionais do magistério da educação
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Conferência Municipal de Educação
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Participação do Segmento de Ensino Superior Particular O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa.
Comissão de EJA de Alagoas
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
A Política de Formação no Sistema Nacional de Educação. 29 e 30 de maio de 2014.
POSICIONAMENTO DE ENTIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS EM RELAÇÃO AO PL 6.998/2014 QUE PREVÊ ALTERAÇÕES NO ECA Fortaleza, 13/05/2014.
INFORMES FEIC – ABRIL 2014 INFORMES FEIC – ABRIL 2014.
Secretaria da Educação
Direito à educação infantil de qualidade é tema da SAM 2012
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS / CONSULTORIA PARLAMENTAR
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
NÚCLEO DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS E NORMATIVOS Atualmente tramitam no Congresso Nacional cerca de 160 proposições de interesse do Consed. Câmara dos Deputados:
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
CRESCIMENTO ECONÔMICO x CRISE EDUCACIONAL Brasil é a 7ª economia no mundo (Crescimento recorde enquanto grandes potências afundam na crise mundial) Brasil.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
1 - A Secretaria Municipal de Educação, como articuladora das políticas educacionais do município, convidará, mediante ofício, dois representantes, titular.
EIXO GESTÃO ESCOLAR COORDENAÇÃO: MARIA CECÍLIA E FÁTIMA GAVIOLI Linha Estratégica do CONSED.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS Vice-presidente.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
SISMUC E SISMMAC1 HISTÓRICO DAS MOBILIZAÇÕES DO ICS: ► ► Os sindicatos de servidores reivindicaram e conseguiram que em 2006 fosse formado um.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Diretrizes para Ead na Educação Superior CONTEE Luiz Dourado Sào Paulo, 04/03/2015.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
PNE: trajetória e situação atual Cleuza Rodrigues Repulho Dirigente Municipal de Educação de São Bernardo do Campo/ SP Presidenta daUndime.
Pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Quem somos Criada em 1990, a Fundação Abrinq – Save the Children é uma organização sem fins lucrativos, que.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
SEMINÁRIO DE POLÍTICA EDUCACIONAL Emendas Constitucionais nº 53/2006 e nº 59/2009.
III FÓRUM UNDIME REGIÃO SUL XXVII FÓRUM DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL P ORTO A LEGRE, 12 DE ABRIL DE 2016.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Seminário Nacional: O PNE e o futuro da Educação Brasileira FUNDEB Vander Oliveira Borges Câmara dos Deputados.
Transcrição da apresentação:

INFORMES

Ceará: Ato na Assembléia Legislativa discute os impactos do adiamento da CONAE e Aprovação do novo PNE

Participaram do Ato, representantes de organizações como (Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência), Fórum Estadual de Educação do Ceará – FEE-CE, Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará, Fórum de Educação Infantil/Mieib, Cedeca, Sindifort (Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza), Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Educação da Universidade Estadual, além de delegações dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Crateús e Pentecoste. Estiveram presentes, ainda, o vereador Ronivaldo Maia (PT) e Moésio Mota, assessor do vereador João Alfredo (PSOL). “É triste, mas não se pode deixar de registrar o estranhamento pelas ausências da Apeoc [Sindicato dos Professores e Servidores no Estado do Ceará] e do Sind-UTE [União dos Trabalhadores em Educação]”.

ATO PÚBLICO - CEARÁ

ATO PÚBLICO – ASSEBLÉIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

Plano Nacional de Educação – PNE Encontra-se em fase final de tramitação na Câmara Federal o PL, nº 8.035/2010. Votação do PL, próximo dia 19 de março. A rede da Campanha e a comunidade educacional querem que os deputados retomem o texto da Casa para o novo PNE (Plano Nacional de Educação - PL 8035/10).(Plano Nacional de Educação - PL 8035/10).

Relatado por Angelo Vanhoni (PT-PR) e aprovado na Comissão Especial dedicada à matéria em junho de 2012, o texto de PNE da Câmara dos Deputados foi construído por meio de forte participação social. Ele determinou a destinação do equivalente a 10% de todas as riquezas produzidas no país, o PIB (Produto Interno Bruto), exclusivamente para a educação pública. No Senado, o projeto sofreu mudanças e, por isso, voltou à análise dos deputados em dezembro passado. CÂMARA DOS DEPUTADOS

CNE vai discutir resolução que fixa idade para pré-escola e ensino fundamental “Como vem ocorrendo essa avalanche de questionamentos, não vamos ficar de braços cruzados. Vamos procurar uma saída que seja a mais adequada possível à vida escolar dessas crianças”, disse o presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, Moacir Feitosa. Ele completou: “Vamos buscar a elaboração de uma emenda modificatória, que atenda os sistemas de tal forma a se ter um consenso em relação à matrícula de crianças na pré-escola, com 4 anos de idade, e no ensino fundamental com 6 anos de idade”. O CNE convidará para a reunião – em que será discutida a Resolução n° 6, de 2010 – Undime, o Consed, a CNTE e as coordenações de educação infantil e de ensino fundamental do Ministério da Educação. A reunião será dia 12/03/2014.

ESTRATÉGIAS DE LUTA DO FEIC: Marcar audiência com a justiça local para esclarecer a idade de corte de matrícula Enviar ao CNE/CEB um ofício solicitando que antes de tomar qualquer decisão amplie a discussão com a sociedade civil