Refatoração no Módulo de Grupos criação de grupos, inscrição e gerenciamento.

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Transcrição da apresentação:

Refatoração no Módulo de Grupos criação de grupos, inscrição e gerenciamento

Contexto O módulo de grupos desenvolvido no Claroline permite que administradores e gerentes de disciplinas criem grupos e os gerenciem. Cada aluno pode escolher o grupo e efetuar a inscrição. Como o ambiente é dinâmico, no momento da inscrição dois alunos podem escolher o mesmo grupo e realizar a inscrição, causando transtorno na postagem de trabalho ou alteração da inscrição para outro grupo.

Contexto Há também várias solicitações realizadas pelos pólos e colaboradores internos de existir disponibilidade do tutor local criar o grupo e vincular os alunos ou os próprios alunos no ato da criação do grupo vincular seus próprios RU’s. Os problemas se agravam na alteração de grupos, o processo é realizado através da tutoria e do suporte AVA, onde várias verificações são necessárias. Por exemplo: se o aluno possuir trabalho postado, não pode permitir a alteração do grupo, verificação esta que nem sempre é realizada, ocasionando uma série de problemas.

Proposta Alteração na criação de grupos, inscrição e gerenciamento, sem alteração na estrutura atual de grupos, evitando impacto no desenvolvimento realizado baseado nessa estrutura e aos projetos em andamento.

Cenários Tela do módulo de grupos atual apresentado ao gerente da disciplina. Esta tela deve continuar existindo, para atender as disciplinas que não estão integradas ao 5ºE.

Cenários

Tela do módulo de grupos proposta para o tutor local criar o grupo.

Cenários

Tela que o gerente da disciplina criar n grupos com m quantidade de integrantes.

Cenários

O tutor local poderá definir quantos integrantes terá a equipe.

Cenários

Os grupos criados pelo gerente são visualizados por todos os alunos, cada aluno fica responsável de escolher um grupo e efetuar a inscrição “registrando- se”, sem qualquer interação do tutor local nesse processo. O aluno precisa realizar uma busca na quantidade máxima de integrantes de sua equipe.

Cenários

No grupo criado pelo tutor local, somente os alunos que participam daquele grupo terão a visualização. O gerente continuará visualizando todos os grupos. O tutor local visualizará todos os grupos pertencentes ao seu local. O Gerenciamento do grupo das disciplinas

Cenários O Gerenciamento do grupo das disciplinas

Cenários A edição dos grupos é realizada pelo administrador ou gerente da disciplina, porém o número de ligações para essa ação é grande e nem sempre as devidas validações são realizadas corretamente. O Gerenciamento do grupo das disciplinas

Cenários O Gerenciamento do grupo das disciplinas

Cenários A nova forma de gerenciamento será dividida entre gerente e tutores locais, como apresentada na tela seguinte. O Gerenciamento do grupo das disciplinas

Cenários O Gerenciamento do grupo das disciplinas

Regras Regras iniciais deverão ser implementadas. O tutor local criará os grupos com os alunos disponíveis do seu local. O setor responsável deverá configurar o período de formação de grupos. Após o período de formação de grupos encerrado os alunos que não pertencerem a nenhum grupo deverão ser inseridos em grupos individuais. Para formação dos grupos será apresentado ao tutor todos os aluno que pertencem ao mesmo local de cadastro do tutor local. Depois da formação de grupos os alunos poderão postar os trabalhos. Caso o aluno não realize a postagem do trabalho no período especificado, seja disponibilizado um período de solicitação de protocolo de 2ª chamada para os trabalhos, porém os grupos continuaram o mesmo. Após a formação dos grupos será bloqueada qualquer edição nos grupos, para evitar que alunos fiquem de fora de grupos ou trabalhos sejam perdidos em grupos com número reduzido de integrantes. Como será realizado um piloto com um CA, o sistema deve ser preparado para suportar esse piloto sem alteração no processo que já é utilizado.

Regras A tela de administração antiga deverá estar disponível para as disciplinas que não estão integradas com o 5ºE, pois estas não possuem referencia de onde os alunos pertencem e outras informações que podem ser relevantes na criação dos grupos, além de manter o histórico de gerenciamento de grupos antigo.

Informação e treinamento Antes de publicar as alterações, os setores responsáveis deverão ser informados das mudanças, através de manual de usuário e se houver necessidade treinamento. No próprio módulo de grupos deverá conter um link para o manual de uso. Deverá ser realizado um teste piloto com um CA de Curitiba, antes da divulgação para o restante do Brasil.

Considerações As alterações propostas serão aplicadas somente as disciplinas que estão integradas ao 5ºE. A estrutura de banco de dados e relacionamentos com outras funcionalidades do sistema não serão alteradas.

Discussões e decisão ??????