Cuba é um país insular americano, descoberto pelo Almirante de la Mar Oceana Cristóvão Colombo em sua primeira viagem ao que depois seria chamado de Novo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GUERRA FRIA.
Advertisements

Independência da América Latina
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico.
O SONHO DE INDEPENDÊNCIA
REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 MODELO A SEGUIR OU PERIGO A EVITAR.
AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
COMOS CHEGAMOS AO PODER?
AMÉRICA CENTRAL INSULAR
América Central.
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO
1959 A Revolução Cubana.
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
Curso Direito à Memória e à Verdade
Prof. José Victor GayLussac
América Central Prof. Rudimir.
Os Conflitos durante a Guerra Fria
Independência da América Espanhola
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Departamento de História
Rumos da América Latina no Século XX
Revolução Cubana.
Curso Direito à Memória e à Verdade
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
Estados Unidos da América
Movimento Revolucionário 8 de Outubro
América.
O poder dos EUA sobre a América Latina
ÁFRICA.
Cuba.  4 séculos de colonização espanhola  guerra espano americana.  governo militar americano  Espanha perdeu terras para os EUA.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Revoluções do Século XX (II)
A colonização espanhola na América
Conflitos quentes da Guerra Fria
INDEPENDÊNCIA DOS EUA.
Independência dos Estados Unidos
OS EUA Século XIX.
História – 8ª série Prof. Lisiane
Parte 1: Território e Nação
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
CUBA Estou AQUI!!!.
Webster Pinheiro.
Sudeste.
Independência Cubana Cuba último país latino-americano independente (1898) – apoio dos EUA – Emenda Platt (Dispositivo que autorizava intervenção.
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
O Continente americano
AULA 23 PROF. FERNANDO GONDIM
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Revisão 8º ano.
AMÉRICA LATINA - CHIAPAS
América Central.
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
Colonização Africana Colonização Africana.
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
Experiências de esquerda na América Latina
América Latina.
CORÉIA DO NORTE.
O que foi? A Revolução Cubana foi o primeiro movimento que conseguiu resultados positivos contra a hegemonia norte-americana no continente.  * Hegemonia significa.
Luta pela emancipação política nas Américas
A Jamaica é um país das Caraíbas, localizado a sul de Cuba
REVOLUÇÃO CUBANA PROF: MACEDO NETO,JL.
Revolução Cubana Alan.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
América Porções Central e Sul
E.E.M. PLÁCIDO ADERALDO CASTELO DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO “B” ESTADOS UNIDOS: Da Colonização à Independência EQUIPE: Thalyneide Josiane Renata Thays.
Transcrição da apresentação:

Cuba é um país insular americano, descoberto pelo Almirante de la Mar Oceana Cristóvão Colombo em sua primeira viagem ao que depois seria chamado de Novo Mundo, no dia 27 de outubro de 1492, localizado no norte do Mar do Caribe. Os territórios mais próximos são as Bahamas, a nordeste, o Haiti, a sudeste, os Estados Unidos da América, a norte, a colônia britânica das Ilhas Caymans, a sul, a Jamaica também a sul, e o território norte americano de Navassa, ainda a sul. A sua capital é Havana

Língua Oficial: castelhano Capital Havana (La Habana) Maior cidade Havana (La Habana) Presidente Comandante Raul Castro (interino) Área - Total - % água 106º 100.860 km² Insignificante População - Total (2002) - Densidade 67º 11.184.023 101/km² Independência - Declarada - Reconhecida Guerra Espanha-EUA 10 de Outubro, 1868 20 de Maio, 1902 Moeda Peso cubano Fuso horário UTC -5 Hino nacional La Bayamesa TLD (Internet) .CU Código telefónico 53 IDH(2003) 0,817

Antecendentes Durante quatro séculos a ilha de Cuba foi uma colônia explorada pela Espanha. Após o esgotamento dos metais preciosos, ainda em meados do século XVI, a partir do século XVIII a produção açucareira tornou-se a base de sua economia, baseada na monocultura extensiva e na mão-de-obra do escravo africano. No século XIX, os Estados Unidos já eram o maior comprador do açúcar cubano

Golpe Militar Em 1933, um golpe militar encabeçado pelo sargento estenógrafo Fulgêncio Batista derrubou a ditadura de Geraldo Machado. Ao se tornar chefe do exército, Batista dominou a situação usando uma orientação (segundo alguns) socialista, portanto oposta às ingerências norte-americanas.

Revolução Cubana Devido à estrutura politico-econômica seguida por Batista, começou a haver descontentamento das classes média e baixa da população cubana. Na esteira dos protestos, os jovens começaram a se mobilizar e a adquirir idéias revolucionárias oriundas do bloco soviético.

Movimento Estudantil Os estudantes, liderados por José Antonio Etcheverria, criaram um Diretório Estudantil Revolucionário que patrocinou um grupo armado e atacou, em março de 1953, o palácio presidencial. Etcheverria foi morto e o diretório disperso.

Fidel Castro Outro grupo de estudantes iniciou nova movimentação, liderados por um estudante de direito chamado Fidel Alejandro Castro Ruz, (Fidel Castro). Numa ação de guerrilha urbana, o grupo atacou uma guarnição militar chamada de La Moncada. Na ação, alguns dos atacantes foram mortos e Fidel Castro capturado. Julgado, foi condenado a 15 anos de prisão; libertado em seguida por interferência de alguns religiosos, viajou para o México. Lá conheceu um médico argentino comunista chamado Ernesto Guevara, conhecido como Chê.

El Che O guerrilheiro argentino Che Guevara ajudou Fidel na formação de um movimento revolucionário chamado Movimento 26 de Julho, composto de jovens estudantes que iniciaram uma luta contra Batista que durou 25 meses. Em 7 de Novembro de 1958, Ernesto (Che) Guevara começou sua marcha para Havana, capital de Cuba. No dia 1 de janeiro de 1959, Batista põe-se em fuga, acompanhado por todos os dignitários de sua ditadura. Em 1959, Fidel Castro liderou a Revolução Cubana contra o ditador Fulgencio Batista e dois anos mais tarde instaurou um regime ditatorial de orientação marxista e partido único.

Embargo Econômico Inconformados com a expropriação de corporações americanas e de terras rurais de posse de americanos na ilha castrista sem indenização primeiramente, depoiscom o fracasso da operação na Baía dos Porcos (1961), os Estados Unidos impuseram um embargo econômico a Cuba, ameaçando cortar relações com qualquer país que fizesse comércio com Cuba. Foi quando a União Soviética entrou em cena, comprando os produtos que seriam exportados caso não houvesse embargo. Isso causou desespero aos americanos, pois ter um país, durante a guerra fria, sob a órbita de influência soviética a 120km de distância era intolerável. Os EUA mantêm o embargo econômico à Cuba até hoje, alegando desrespeito contínuo de direitos humanos pelo regime castrista

Abertura dos Mercados Com o fim da União Soviética, Cuba acabou por reabrir economicamente o país para o mundo, pois já não dispunha mais do subsídio e sua economia estava em declínio. Porém, dada a força do bloqueio econômico estado-unidense, o país vive isolado economicamente, passando por muitas dificuldades

População Nativa As escavações arqueológicas, os dados históricos e a toponímia do país indicam que Cuba era povoada por várias etnias e culturas, principalmente pelos chamados índios siboneyes e taínos que pertenciam a tribos de agricultores e oleiros. A conquista e a colonização trouxeram como conseqüência seu extermínio, entretanto, seus traços físicos manifestam-se em alguns membros de famílias isoladas.

...