Prontuário Eletrônico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Fórum de Informática em Saúde e Prontuário Eletrônico Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico Brasília, 29/04/05 Certificação de Sistemas de.
Advertisements

O Médico Leipzig Zeus.
Cuidados com Atestados Médicos para vários fins
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP
SIMPÓSIO DE BIOÉTICA HOSPITALAR
AUDITORIA MÉDICA Dr. Antonio Pereira Filho Conselheiro do CREMESP.
Agradeço.
Proposta de novo modelo de Reconhecimento de Direito do Benefício por Incapacidade 1.
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
SERVIÇO DE ARQUIVO MÉDICO
Aspectos éticos e legais dos arquivos médicos
SUMÁRIO Introdução Responsabilidade Civil e Criminal do Médico
PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico Ribeirão Preto, 08/11/04 Certificação de Sistemas de Registro.
Auditoria e Enfermagem
CÓDIGO DE DEONTOLOGIA DA ENFERMAGEM
ATESTADO MÉDICO EM MEDICINA DO TRABALHO: DÚVIDAS E POLÊMICAS
Programa de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo Prontuário Eletrônico do Paciente Marcelo Lúcio da Silva.
Margarete Moraes MMP Consultoria e treinamento 30/06/2008
TABELA DE TEMPORALIDADE SEMINÁRIO DE VICE-PRESIDENTES
A Enfermagem na Era da Informática
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
PRONTUÁRIO ELETRÔNICO
PERÍCIA MÉDICA MEDICINA LEGAL ÉTICA MARIO JORGE TSUCHIYA
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
Jornada das Delegacias do CREMESC do Litoral Balneário Camboriú – SC 5 a 6 de novembro de 2010.
A IMPORTÂNCIA DO PRONTUÁRIO MÉDICO DO PACIENTE
Oficina de capacitação de Multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário SuAS
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Simplificação de processos
Prontuário Médico Eletrônico CT de Informática em Saúde do CFM
Conselho Regional de Psicologia 09 – Goias e Tocantins
ASPECTOS JURÍDICOS RECENTES DA INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
DEONTOLOGIA.
Informação Privacidade e Confidencialidade
Prof.: REGINALDO INOJOSA
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
O Trabalho em Enfermagem e a Lei do Exercício Profissional
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter.
SIGILO PROFISSIONAL.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem
sistemas de informação
BIOÉTICA DO PROFISSIONAL EM RADIOLOGIA
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
O PACIENTE / CLIENTE Cliente= Constituinte, em relação ao seu advogado, ou doente em relação ao seu médico. Aquele que compra; freguês Paciente= Que revela.
Auditoria em Serviços de Saúde
Prontuário do paciente
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
Definição de papéis de trabalho
Prontuário do Paciente Prontuário O prontuário é um documento elaborado pelo profissional e é uma ferramenta fundamental para seu trabalho. Nele constam,
Aspectos Éticos e Legais
Violência Sexual Em agosto de 2013, o governo brasileiro publicou a Lei considerando violência sexual como qualquer forma de atividade sexual não.
COFEN-DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE. DIREITOS
Transcrição da apresentação:

Curso de enfermagem 7º período Processos criativos e inovações em enfermagem Prof.º Julio

Prontuário Eletrônico

Prontuário do paciente? Prontuário médico? ou Prontuário do paciente?

“Documentação constituída de formulários padronizados, destinados ao registro da assistência ao cliente.” MINISTÉRIO DA SAÚDE

Prontuário do Paciente é o conjunto de documentos padronizados e ordenados, destinados ao registro dos cuidados profissionais,prestados ao paciente pelos serviços de saúde públicos ou privados Resolução do C.F.M.

Características Conjunto de formulários preenchidos por profissionais saúde onde constituem documentos essenciais para elucidação de questões jurídicas, éticas e de evolução do paciente.

Objetivos Facilitar assistência ao paciente Promover meios de comunicação entre os profissionais de saúde Assegurar a continuidade do atendimento Suporte para a área administrativa do hospital, nos aspectos financeiros e legais

Arquivo Médico Serviço técnico do serviço que permite continuidade e controle do trabalho profissional aumentando o grau de eficiência com que são tratados os pacientes que recorrem ao mesmo.

Finalidades Coletar, tabular, analisar e interpretar os dados obtidos dos prontuários . Participar de trabalhos de pesquisa que demandem a análise e controle estatístico.

PRONTUÁRIO: HISTÓRIA HIPÓCRATES: SINAIS E SINTOMAS, ORIENTAÇÃO TEMPORAL, CENTRADO NA HISTÓRIA DO PACIENTE; SÉCULO XIX: OBSERVAÇÃO MÉDICA (AUSCULTA, EXAME FÍSICO); 1907: CONCEITO DE REGISTRO INDIVIDUAL PARA CADA PACIENTE: MISTURA DE OBSERVAÇÕES, INTERPRETAÇÕES, TRATAMENTOS E RESULTADOS.

EVOLUÇÃO DOS PRONTUÁRIOS PASSADO:acesso por uma pessoa (o médico) a cada tempo. PRESENTE:equipes multidisciplinares, 100-180 pessoas envolvidas, de diferentes locais. FUTURO:acesso instantâneo e múltiplo, integração de diferentes fontes e mídias, integração de informações clínicas, uso concorrente e interativo.

FINALIDADES DO PRONTUÁRIO O Prontuário é um elemento valioso para o paciente e a instituição que o atende, para o Profissional de saúde, bem como para o ensino, a pesquisa e os serviços de saúde pública, servindo também como instrumento de defesa legal.

IMPORTÂNCIA DO PRONTUÁRIO Histórico Hospitalar- O prontuário é um documento formal onde devem está registradas todas as atividades executadas pela equipe de saúde a um determinado paciente, durante o período de internamento do mesmo. Este documento deve ser bem elaborado pela equipe de saúde, como também pela instituição hospitalar. Esta ficará responsável de confeccionar os vários formulários necessários

Importância De Um Prontuário Bem organizado Ganho de tempo Qualidade no atendimento Documento de defesa ética profissional Facilita o entendimento da história clínica e terapêutica e da evolução dos pacientes Facilidade em fornecer um laudo/atestado Facilidade em realizar um relatório Possibilita pesquisas científicas

PROVA DE EVIDÊNCIA DA EQUIPE DE SAÚDE O Prontuário é um documento unívoco, ou seja ele é único,registro aceito como prova legal dos atos da equipe saúde. O Prontuário é um documento de valor probatório (prova legal), este serve também como prova administrativa e financeira (auditoria), pois através dele pode-se demonstrar todos os gastos realizados durante o período de internamento e atendimento do paciente.

Componentes Do Prontuário •Dados de identificação do paciente •Anamnese e exame físico •Prescrição •Lista de problemas •Evolução clínica •Sumário de alta •Exames complementares

É vedado ao médico: Artigo 69: Deixar de elaborar prontuário médico para cada paciente

É vedado ao médico Artigo 70: Negar ao paciente acesso a seu prontuário médico, ficha clínica ou similar, bem como deixar de dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionar riscos para o paciente ou para terceiros

É vedado ao médico: Artigo 108 Facilitar manuseio e conhecimento dos prontuários, papeletas e demais folhas de observação médica sujeitas ao segredo profissional, por pessoas não obrigadas ao mesmo compromisso.

Quem pode consultar o prontuário? Processo Consulta nº 1.242/89 - A consulta ao prontuário deve ser de competência exclusiva dos médicos, da equipe médica, da equipe de saúde e do paciente. Os profissionais estão sujeitos ao Segredo Profissional.

Quanto ao Segredo Profissional

Processo Consulta nº 1.242/89 -A consulta ao prontuário deve ser de competência exclusiva da equipe de saúde e do paciente. Os profissionais estão sujeitos ao Segredo Profissional

Constituição da República Federativa art Constituição da República Federativa art. 5, inciso X -São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas...

Código Penal art. 154 -Revelar a alguém, sem justa causa, segredo de que ciências de função, ministério, oficio ou profissão, cuja revelação possa produzir dano a outrem

art. 102 do CEM -É vedado ao médico revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício Profissional….

Quanto à Responsabilidade e Tempo de Guarda Art. 4º -Estabelecer o prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro, para a preservação dos prontuários médicos em suporte de papel.

Art. 5º -Autorizar, no caso de emprego da microfilmagem, a eliminação do suporte de papel dos prontuários microfilmados, de acordo com os procedimentos previstos na legislação arquivística em vigor (Lei nº 5.433/68 e Decreto nº 1.799/96), após análise obrigatória da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da unidade médico-hospitalar geradora do arquivo.

Normas Técnicas Integridade da Informação e Qualidade do Serviço Cópia de Segurança Bancos de Dados Privacidade e Confidencialidade

Autenticação Auditoria Transmissão de Dados Certificação do software Digitalização de prontuários

Novo Código Civil Art. 225 As reproduções fotográficas, cinematográficas, os registros fonográficos e, em geral quaisquer outras reproduções mecânicas ou ELETRÔNICAS de fatos ou de coisas fazem prova plena desta, se a parte, contra quem forem exibidas, não lhes impugnar a exatidão. -

Certificação Convênio CFM/SBIS De acordo com a complexidade Deve cumprir TODAS as normas Selo digital de qualidade Revalidação a cada nova versão do sistema