um desafio contemporâneo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Que trata de alunos com altas habilidades/superdotação
Advertisements

Leis e Decretos SurdEZ.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
VIII Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Legislação.
Prof. Orlando Miranda Júnior
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
FORMAÇÃO DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Desenvolver Por uma Nova Escola.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Portadores de Necessidades Especiais e as Tecnologias
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
Presidência da República
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
INCLUSÃO ESCOLAR Tania Mara Zancanaro Pieczkowski.
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
CompetÊncias Profissionais
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Profª. Marta Proença Filietaz
Conferência Municipal de Educação
Educação Especial Aula 7
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
Educação Especial: Surdez
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Campina Grande Outubro 2015
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
O Ensino de Ciências no Contexto da Educação Inclusiva Prof.ª Ana Carla Beja IFRJ – Campus Duque de Caxias.
Para começo de conversa O que vocês entendem por Educação Inclusiva na EJA?
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
um desafio contemporâneo
Transcrição da apresentação:

um desafio contemporâneo Educação inclusiva: um desafio contemporâneo

Um pouco da historia Conferência Mundial de Educação; O UNESCO(1990), Brasil assume o compromisso de lutar pelo ensino inclusivo; A Lei nº. 8.213/91 fixa cotas percentuais, de acordo com o número de empregados;

Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994)- tem papel chave na implementação de políticas públicas/ações para assegurar os direitos à educação das pessoas com deficiência; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-Lei 9394/96 - garante a educação e o atendimento especializado na rede regular de ensino, com apoios necessários;

São publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais –PCNs (1999); Lei nº 10.098/00 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências;

Lei N.º 10.436 de 24 de abril de 2002 - Reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados; MEC/SEESP - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - de 09 de outubro de 2007. Decreto 6.571/08, que reestrutura a educação especial no país.

Integração É inserir o aluno na sala de aula, mas, não basta integrar os alunos deficientes, ou seja, não basta que sejam feitas adaptações para aceitar um determinado grupo de alunos. Isso é relativamente fácil de fazer e vem acontecendo, infelizmente, em muitos casos, até hoje.

Inclusão Requer a reestruturação do sistema educacional de modo que este cuide de todos os alunos, dando-lhes condições de pleno acesso e participação .

Educação Inclusiva Deve refletir mais do que o ensino de conteúdos acadêmicos: deve desenvolver o aluno como um todo, cultivando as competências, atitudes, conhecimentos necessários a inclusão na sociedade.

Processo Inclusivo Fornecimento de informações apropriadas a respeito das dificuldades da criança, de seus processos de aprendizagem e de seu desenvolvimento social e individual aos professores da classe comum;

Auxílio na criação de novas formas de estruturação do processo de ensino-aprendizagem, direcionadas às necessidades dos alunos; Contribuir para compreensão, por parte dos professores, da necessidade de ir além dos limites que as crianças se colocam, no sentido de levá-las a alcançar o máximo de suas potencialidades.

O que é uma escola inclusiva? Ambientes educacionais flexíveis; Estratégias educativas com base em pesquisas; Facilitação do acesso físico dos deficientes; Condições adequadas de trabalho para a equipe técnica dedicada ao projeto de inclusão;

Sistema de colaboração e cooperação nas relações sociais, formando uma rede de auto-ajuda na escola; Estabelecimento de uma infra-estrutura de serviços; Parceria com os pais.

Conquistas da inclusão O sucesso na aprendizagem escolar tem grande influência sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo: Os surdos estão conseguindo vencer a barreira da língua; Obtenção de emprego através da lei das cotas;

Respeito dos colegas e dos professores; Sala de recursos multifuncionais; Vagas em concurso publico para deficientes.

Inclusão digital: O curso de Letras com Libras ( com a maioria das vagas para os surdos); Aumento do número de cegos nas Universidades.

Cursos: Formação continuada; Pós em educação especial entre outras; Seleção para profissionais especializados .

Dificuldades ainda presentes no processo de inclusão As pessoas com deficiência estão ‘invisíveis’ na escola e na sociedade; Grande parte dos alunos deficientes não freqüentam escolas; Parte dos professores não possuem formação profissional para atenderem aos alunos;

A falta de material traduzido em Braille e em Libras – Língua Brasileira de Sinais em tempo hábil; Salas de Recursos Multifuncionais insuficientes A Lei de cotas esbarra na argumentação dos empresários de que as pessoas com deficiência não são suficientemente qualificadas; Subempregos;

Reflexão “O desafio com que se confronta a escola inclusiva é o de ser capaz de desenvolver uma pedagogia centrada na criança, susceptível de educar com sucesso todas as crianças, incluindo as que apresentam graves incapacidades. O mérito destas escolas não consiste somente no fato de serem capazes de proporcionar uma educação de qualidade a todas as crianças; a sua existência constitui um passo crucial na ajuda da modificação das atitudes discriminatórias e na criação de sociedades acolhedoras e inclusivas.” Declaração de Salamanda (1994).

DESAFIO Como posso contribuir para que a educação inclusiva seja uma realidade?

Obrigada a todos Maria de Fátima Messias Cidreira m_cidreira@hotmail.com