Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Universidade de Aveiro
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Contexto de Educação a Distância
André Neves, Flávia Barros & Geber Ramalho
COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: concepção de uma ferramenta para que os professores gerem ambientes de construção do conhecimento na Web Lafayette.
Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
Aprendizagens em Arte Coordenadora
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
© Paulo Lima – Internet: / 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Comunidades Virtuais de Aprendizagem Lafayette Batista Melo E-mail: lafa@netwaybbs.com.br Luciano R. de Lemos Meira E-mail: lmeira@npd.ufpe.br Universidade Federal de Pernambuco Pós-graduação em Psicologia Doutorado em Psicologia Cognitiva

Tópicos 1. Introdução 2. Comunidades Virtuais de Aprendizagem 3. Modalidades de Educação Virtual Aplicações hipermídia para instrução distribuída Sites educacionais Sistemas de autoria para cursos à distância Salas de aula Virtuais Frameworks para aprendizagem cooperativa Ambientes distribuídos para aprendizagem cooperativa Exemplos 4. Diretrizes de análise para as formas de educação à distância 5. Vantagens do trabalho com educação virtual 6. Projetos ligados ao CEFET-PB Drapweb (minha tese) Projeto Remav (zé...)

1. Introdução “O virtual possui uma plena realidade, enquanto virtual.” Gilles Deleuze “... O funcionamento tecno-social da cognição seguindo uma dialética da objetivação da interioridade e da subjetivação da exterioridade.” Pierre Lévy “Os coletivos mais virtualizados e virtualizantes do mundo contemporâneo são os da tecnociência, das finanças e dos meios de comunicação. São também os que estruturam a realidade social com mais força...” Pierre Lévy

Introdução A Internet e o virtual existem e são uma realidade cada vez mais presente A Internet e o virtual possibilitam a transformação cognitiva dos indivíduos em direção a eles próprios e em direção ao social A Internet e o virtual possibilitam a transformação e a emergência de comunidades

2. Comunidades Virtuais de Aprendizagem Comunidades Virtuais: comunidades construídas na Internet nas quais os sujeitos compartilham informações e estabelecem relações não presenciais síncronas ou assíncronas As informações são compartilhadas através de recursos da Internet (e-mail, listas de discussão, fóruns, ftp, telnet, chat, mensagens, ferramentas de busca, web, icq etc) As relações ocorrem na medida em que os sujeitos realizam atividades duráveis ao redor de um determinado objetivo

Comunidades Virtuais de Aprendizagem Há diversas comunidades tanto no Brasil como no exterior Comunidades Virtuais direcionadas à aprendizagem têm surgido “espontaneamente” ou através de projetos pré-determinados Muitas Comunidades Virtuais de Aprendizagem têm como intuito objetivos sócio-culturais ou didático-pedagógicos Há muitas tentativas de se construir e de se estabelecer relações entre comunidades presenciais e virtuais, especialmente na educação

3. Modalidades de educação virtual Aplicações hipermídia para instrução distribuída incluem cursos multimídia com objetivos educacionais e cursos no formato hipertexto. Sites educacionais formas de apoio ao trabalho docente e ao aprendizado autônomo do estudante studyweb http://www.studyweb The World lecture Hall http//www.utexas.edu/world/lecture Site ACD http://www.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/acd/acd_index.htm Sistemas de autoria para cursos à distância sistemas para construção de aulas webct http://homebrew1.cs.ubc.ca/webct HM-Card http://www.iicm.edu.hmcard

Modalidades de educação virtual Salas de aula virtuais passagem gradual de professores e estudantes da sala de aula presencial para a sala de aula virtual, alguns sistemas ampliam os espaços de comunicação e cooperação entre os participantes de um curso Projeto Virtus http://www.virtus.ufpe.br Aula Nett http://aulanet..les.inf.puc-rio.br/aulanet Open University http://www.open.ac.uk/frames.html Frameworks para aprendizagem cooperativa permitem construção de ambientes customizáveis integrando ferramentas disponíveis Habanero http://www.ncsa.uiuc.edu/SDG/Software/Habanero/Tools

Modalidades de educação virtual Ambientes distribuídos para aprendizagem cooperativa ambientes de construção colaborativa que utilizam documentos, ferramentas e metáforas para o conhecimento Belvedere http://advlearn.ldrc.pitt.edu/belvedere

Exemplos Aplicações hipermídia para instrução distribuída Sites educacionais

Sistemas de autoria para cursos à distância

Salas de aulas virtuais

Frameworks para aprendizagem cooperativa Ambientes distribuídos para aprendizagem cooperativa

4. Diretrizes para análise das formas de educação à distância Suporte ao trabalho educacional enfoque pedagógico: instrucionista e construtivista tipo da tarefa: desenvolvimento de conteúdos, de habilidade meta-cognitivas (conceitos e solução de problemas formas de interação: síncrona e assíncrona grau da interação atividades cooperativas: coordenação de atividades, tomada de decisão, representação de conhecimento, memória de grupo Usabilidade customização, facilidade para professores e alunos, interface, estabilidade, segurança

Diretrizes para análise das formas de educação à distância Ferramentas de apoio ao professor planejamento de atividades, monitoramento de atividades, suporte ao progresso do aluno, facilidade multimídia, apoio para trabalhos em grupo, importação de recursos didáticos Ferramentas de apoio ao aluno compartilhamento assíncrono: e-mail, listas compartilhamento síncrono: chat, editor cooperativo, compartilhamento de aplicações, videoconferência auto-avaliação bookmarks buscas anotações individeualizadas

5. Vantagens do trabalho com educação virtual Experiência O mercado e o governo estão fazendo vários investimentos Projetos em desenvolvimento Área que integra a parte tecnológica, científica e mercadológica Possibilidade de trabalhos interdisciplinares Laboratório, estrutura e material de pesquisa na instituição Trabalhos com educação tecnológica Expectativa da área de computação e telemática

6. Trabalhos do CEFET-PB Drapweb Projeto Remav

DrapWeb Ferramenta que possibilita a construção de comunidades virtuais através da disponibilização de um ambiente no qual os usuários requerem os recursos que lhe são necessários. A partir das informações obtidas pelos usuários, a ferramenta coleta na Internet recursos disponibilizados gratuitamente Conceito advindo de “drap-art”, forma de construção artística surgida nos anos setenta Os usuários (professores) utilizarão um Wizard (assistente) através do qual serão coletados dados para se definir os tipos de recursos a serem retornados

Quais recursos são necessários? DrapWeb Comunidades Virtuais Ferramenta drapweb Busca dos recursos Internet Quais recursos são necessários? Wizard Ambiente (recursos) Professor Respostas

Metodologia do Drapweb Concepção Aplicação de questionários (elaboração e aplicação de questionários com professores leigos e que tenham acesso à Internet para se definir a ferramenta) Interpretação de questionários (verificação das frequências e do conteúdo das respostas) Projeto (criação de um projeto por meio de métodos de análise de sistemas) Implementação (construção da ferramenta no computador por meio de ambientes de programação tais como Java, CGI, Delphi etc) Testes (testes de execução do sistema para detecção de situações não previstas e de erros lógicos)

Metodologia do Drapweb Análise Constituição das comunidades (uso da ferramenta por parte dos professores e criação das comunidades segundo seus interessses; pretende-se testar a ferramenta em três CEFET’s do Brasil - PB, PE e RN - a fim de se verificar como as comunidades serão criadas e se desenvolverão) Observação e coleta de dados dos ambientes (registro de informações colocadas nas páginas e do comportamento dos sujeitos através de análise microgenética - filmagem dos sujeitos) Interpretação dos ambientes gerados e das ações do indivíduo