3. Como identificar requisitos?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Bons e maus designs O que é design de interação
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Interface Usuário Máquina
Alex de Magalhães Machado
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Análise e Projeto de Sistemas
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 9. Modelo conceitual (diagrama.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB Noções de Engenharia de Software.
Noções de Engenharia de Software 1. 1 O problema do software 1
Noções de Engenharia de Software
Comunicação e Coordenação
Modelos conceituais de interação
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Análise e Projeto de Sistemas Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Desenvolvimento de Software para a Internet.
8. Análise e projeto orientados a objetos e UML (casos de uso) 8
14. Componentes e implantação
Design Leis do design Impressão e mídia digital
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7.3 Diagrama de transição de.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Design de Interface / Interface Homem-Máquina.
Introdução à avaliação
O PROCESSO DO DESIGN DE INTERAÇÃO
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Curso Superior de Desenvolvimento de Software para a internet Disciplina: Interface – Professor:
Análise e Projeto de Sistemas
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO A interface de software deve ser projetada para atender as necessidades e os desejos do usuário Por que o usuário.
6. Análise estruturada 6.1 DFD
Testes de usabilidade e Estudos de Campo
Introdução à avaliação. Os objetivos Discute como os desenvolvedores lidam com as restrições do mundo real Explica os conceitos e termos usados em uma.
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Análise e Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso Módulo 0 Sobre o Curso.
O Portal do Estudante de Computação
5. Como fazer o gerenciamento de software? Objetivo: entender a idéia de gerenciamento aplicada ao processo de desenvolvimento de sotware e obter uma noção.
Objetivo: compreender e aplicar um modelo conceitual
Gerenciamento de Implantação
Engenharia de Usabilidade
Usabilidade, funcionalidade e estética
Engenharia de Software
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Psicologia da interface
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Para entender o design como uma atividade profissional que contribui no estudo de Interfaces Web é preciso entender.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Análise e Projeto de Sistemas
Modelos conceituais de interação
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 11. Comunicação Objetivo: compreender a notação do diagrama de.
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Competências e Habilidades
O Processo de desenvolvimento de software
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Fabrica Um Engenharia de Requisitos Definição das Ferramentas, Modelos e Padrões.
Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014 Material criado por Prof. Edinelson Revisão e atualização: Prof. Gustavo Gonzalez Faculdade.
Modelo para Design de Interfaces
1. Como a engenharia de software pode contribuir no desenvolvimento de sistemas? 1.1 O problema do software 1.2 A velha crise do software 1.3 Os velhos.
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
UML e a Ferramenta Astah
Análise e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos Profa. Ana Karina Barbosa.
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Engenharia de Software
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
Transcrição da apresentação:

3. Como identificar requisitos? Noções de Engenharia de Software 3. Como identificar requisitos? Objetivo: mostrar o papel da análise de requisitos de sistemas e as principais atividades relacionadas

3.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE REQUISITOS Podem surgir de várias formas... ... mas não implicam simplesmente escrever uma lista de desejos das características pretendidas retirados da cabeça do usuário A atividade de entender o que o produto pode realizar já recebeu várias denominações Coleta de requisitos ou captura de requisitos Elicitação de requisitos Análise de requisitos Engenharia de requisitos No design de interação é ESTABELECIMENTO DE REQUISITOS  (interpretação + coleta)

Objetivos do estabelecimento de requisitos E o que são requisitos? Declaração sobre um produto pretendido que especifica o que ele deveria fazer ou como deveria operar Objetivos do estabelecimento de requisitos Especificidade Retirar ambiguidades Clareza Exemplos de requisitos para um site: “Tempo de download de uma página completa em 5 s” “Os adolescentes devem achar o site atrativo” “Tempo de resposta rápido” “Estrutura de menu fácil de utilizar”

3.2 TIPOS DE REQUISITOS Requisitos funcionais – dizem o que o sistema deve fazer. Exs.: Suporte a formatações Formatação por parágrafo Formatação por caractere Requisitos não-funcionais – indicam as limitações no sistema e em seu desenvolvimento Ser executado em várias plataformas Funcionar em um computador com 64 Mb de RAM Estar pronto em seis meses

Tipos de requisitos não funcionais Requisitos de dados Requisitos ambientais Ambiente físico Ambiente social Ambiente organizacional Ambiente técnico Requisitos do usuário Requisitos de usabilidade

. 3.3 CUIDADOS NA ANÁLISE DE REQUISITOS Se perguntar não sobre COMO deve ser feita alguma tarefa para construir o sistema, mas sobre O QUE é exigido Estar preparado para ambiguidades: “sei que você acredita que entendeu o que acha que eu disse, mas não estou certo de que percebe que aquilo que ouviu não é o que eu pretendia dizer…” Etapas que antes eram construídas posteriormente devem ser pensadas em conjunto com a análise: Construção do manual do usuário Plano dos testes de usabilidade .

Um analista deve exibir nos seus esforços traços característicos… Compreensão de conceitos abstratos Absorver fatos pertinentes Entender o ambiente do usuário Aplicar elementos do sistema aos elementos do usuário Comunicar-se bem nas formas escrita e verbal Capacidade de “ver as florestas entre as árvores” … e coordenar cada uma das tarefas associadas à análise de requisitos de software

Primeira lei da engenharia de sistemas “Não importa onde se esteja no ciclo de vida do sistema, o sistema se modificará, e o desejo de mudá-lo persistirá ao longo de todo o ciclo” (Bersoff)