Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SCRUM para Gerência de Projetos
Advertisements

GUG Porto Alegre/Brasil Desenvolvimento em GeneXus, Métodos Ágeis e Scrum.
Gestão Ágil de Projetos
Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.
Modelos de processo de software:
Soluções de Software Sistemas e aplicações sob medida para as necessidades do seu negócio. Vivenciando SCRUM Experiência e desafios.
Israel M. Santos Rafael Mendonça
O mundo ágil do SCRUM Alexsandro Marques 02/09/2009.
KANBAN Por: Jessica Nunes e Karine Oliveira.
Métodos Ágeis de Desenvolvimento
Ari Stopassola Daniel #
Métodos Ágeis e SCRUM VISÃO GERAL
Rational Unified Process
Métodos Ágeis Agile Modeling, ou AG
MAPEANDO O SCRUM SEGUNDO O MPS.BR NÍVEL G
Técnicas e Projeto de Sistemas
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Visão Geral PRO.NET.
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE SISTEMAS ALINHADO À GOVERNANÇA DE TI
Sumário Motivação Metas Metodologias Ágeis Caso de Estudo: Ambiente
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária
Outra metodologia Ambientes mutáveis
SCRUM Equipe Amauri Cleverson Daiane Mauri Mauricio.
Capability Maturity Model (CMM)
Desenvolvimento Ágil aplicado aos Projetos de Software
Engenharia de Software
Gerência de Projetos de TI 15
Técnicas e Projeto de Sistemas
XPRecife Madson Menezes Costa Ricardo de Oliveira Cavalcanti.
Scrum EDIMILSON ESTEVAM.
Metodologia Ágil SCRUM
Scrum Visão Geral Janeiro/2010.
Engenharia de Software
Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início.
Scrum.
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação Análise de Demandas
# development Teresa Maciel DEINFO/UFRPE. # Fidelidade do cliente CompetitividadeSobrevivência Prazos curtos Baixo custo Agregação ao negócio.
Técnicas e Projeto de Sistemas
SCRUM Processo de Desenvolvimento de Software
Engenharia de Software
Gestão de projetos de Software GTI-16
Gerenciamento de Equipes com Scrum Curso de Verão 2008 – IME/USP Dairton Bassi Danilo Sato 24/Jan/2008.
Trabalho de PAW Scrum Nome: Jaila Cíntia.
SCRUM Metodologia para o Desenvolvimento Ágil de Software Rafael Rodrigues, Rafael Rost.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Técnicas e Projetos de Sistemas SUBSEQUENTE 1.
Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software
Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ANA PAULA LIMA.
SCRUM.
Gestão Ágil de Projetos
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (EXTREME PROGRAMMING) Pós-Graduação em Engenharia de Software Metodologias.
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
PSP - Aula 02 Vanilson Burégio.
Metodologias Ágeis – Leandro Rafael
Robson Godoi Grupo de Estudos em Processos de Desenvolvimento CIN - UFPE Outubro 2002.
Utilizando práticas do PMBOK para implantar o Scrum
SCRUM.
SCRUM Development Process Universidade Federal de Pernambuco Lenylda Albuquerque
Scrum Gathering Brazil 2009 Diego Asfora
Metodologia Ágil THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 04 JOINVILLE 2016 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS AGÉIS: SCRUM
Pós-Graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas Centro Universitário Estácio do Ceará.
CMMI Capability Maturity Model Integration
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software ANA PAULA LIMA

Por que é que projetos falham?

Falta de envolvimento do usuário final?

Falha no levantamento de requisitos?

Cronogramas irreais?

Falta de gerenciamento de controle de mudanças?

Falta de testes

Por que ser ágil? Crescentes pressões do mercado por: Inovação, Produtividade (prazos cada vez mais curtos), Flexibilidade, Melhoria no desempenho/qualidade dos projetos de desenvolvimento de SW O ágil surgiu dado a necessidade de melhorarmos a forma como estamos desenvolvendo SW e nosso foco principal é satisfazer o cliente.

O que são métodos ágeis É uma atitude, não um processo prescritivo. É um suplemento aos métodos existentes, ele não é uma metodologia completa. É uma forma efetiva de se trabalhar em conjunto para atingir as necessidades das partes interessadas no projeto. Funciona na prática, não é teoria acadêmica

O que são métodos ágeis É para o desenvolvedor médio, mas não é um substituto de pessoas competentes. Não é um ataque à documentação, pelo contrário aconselha a criação de documentos que tem valor. Não é um ataque às ferramentas CASE São baseados em princípios e valores

Quem usa isso?

RESPONDA... O que ocorreria onde você trabalha caso: –Alguma das entregas não forem feitas no prazo? –A meta de orçamento do mês não for atingida? –O desenvolvedor faz uma entrega cujo resultado desagrade o cliente?

Disponível em agilemanifesto.org

Manifesto Ágil Propõe, através dos seus 12 princípios, uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em : forte interação com o cliente; redução e simplificação da quantidade de documentos gerados durante o projeto; entrega freqüente de executáveis

Por que usar?

Por que usar? Dos 63% restantes: 2/3 possuem problemas Estouro de Prazo Não atendem as necessidades Estão cheio de defeitos 1/3 é um total fracasso Cancelado/engavetado Nunca colocado em produção ou utilizado pelo cliente Dos casos de sucesso, em geral apenas 20% das funcionalidades são realmente úteis.

Ser ágil é ... Evitar o desperdício Buscar a melhoria contínua Agregar valor ao que está sendo produzido Colaborar Ser pró-ativo

Você é ágil ? Busca ir além do que lhe foi pedido ? Fazer sempre melhor ? Fica esperando que lhe digam o que fazer ? Onde trabalhar ? É capaz de se adaptar ? De lidar com as mudanças ? É colaborativo ? Busca prazer naquilo que faz ? Vê propósito no que faz ? É diligente, inspirador e compreensivo ? Consegue manter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal ?

OBSERVE... Quem você é ?

PRINCIPAIS METODOLOGIAS Guarda Chuva Ágil

Scrum

Scrum Em Rugby, Scrum é um time de oito integrantes que trabalham em conjunto para levar a bola adiante no campo. Ou seja: times trabalhando como uma unidade altamente integrada com cada membro desempenhando um papel bem definido e o time inteiro focando num único objetivo.

Scrum Metodologia para gestão de projetos de desenvolvimento de software. Ideal para equipes de 5 a 9 profissionais. Não existem as figuras de programador, testador, arquiteto, etc. Equipe multidisciplinar Time!

Scrum Papéis: Scrum master: é o responsável por garantir que os princípios, valores e regras do Scrum sejam aplicados. Product owner: é um representante do cliente. Responsável pelo levantamento de requisitos (histórias) e manutenção do backlog. Time

Papéis Product Owner (PO) Define as funcionalidades do produto Define as datas dos releases Responsável pelo retorno do investimento (ROI) do projeto Prioriza as funcionalidades de acordo com seu valor de negócio Ajusta o product backlog a cada sprint, se necessário. Pode ser o representante de um cliente, ou o próprio cliente.

Papéis Time Multi-disciplinar, com 7 (+-2) membros Define o Sprint e define como será feito o trabalho Tem o direito de fazer o que estiver ao seu alcance para alcançar o Sprint Auto-gerenciado: o time se organiza e se gerencia Demonstra o que foi feito para o Product Owner ao fim de cada Sprint Time

Papéis Responsável pelo processo, incluindo a realização do Daily Scrum e datas e horários das reuniões Remove os impedimentos Garante que o time está sempre funcionando e produtivo Facilita a cooperação entre todos os membros do time Protege o time das interrupções externas Scrum Master

Scrum Princípios: Aceitar as incertezas Constante planejamento Trabalhar como um time Equipes auto-gerenciáveis Manter um ritmo de trabalho suportável Entregas freqüentes

Práticas Ágeis SPRINT No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um tempo definido dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Geralmente duram de 1 a 4 semanas. Ao final do qual é apresentada uma nova funcionalidade integrada ao sistema

Reuniões - Sprint Planning Daily Scrum Sprint Review Sprint Retrospective PLANEJAMENTO Entendimento do Escopo Estimativas de complexidade Definição do Sprint

Sprint Planning O Sprint Planning Meeting é uma reunião na qual estão presentes o Product Owner, o Scrum Master e todo o Time, bem como qualquer pessoa interessada que esteja representando a gerência ou o cliente. Durante o Sprint Planning Meeting, o Product Owner descreve as funcionalidades de maior prioridade para a equipe. A equipe faz perguntas durante a reunião de modo que seja capaz de quebrar as funcionalidades em tarefas técnicas, após a reunião. Essas tarefas irão dar origem ao Sprint Backlog.

Reuniões – Daily Scrum Sprint Planning Daily Scrum Sprint Review Sprint Retrospective 3 PERGUNTAS 1. O que foi feito desde o último DS? 2. O que será feito hoje? 3. O que esta impedindo? Peer-pressure (em pé) Máximo de 15 minutos Comprometimento

Reuniões – Sprint Review Sprint Planning Daily Scrum Sprint Review Sprint Retrospective DEMONSTRAÇÃO Apresentação das funcionalidades Aceitação do Product Owner

Reuniões – Sprint Retrospective Sprint Planning Daily Scrum Sprint Review Sprint Retrospective REVISÃO O que foi bom? O que pode ser Melhorado?

Práticas Ágeis Backlog é uma lista das atividades a serem realizadas pela equipe. Os itens que compõe a lista são chamados de histórias Todos podem incluir histórias Somente o Product Owner pode priorizá-las Product Owner pode priorizar novamente no início de cada Sprint

KANBAN SPRINT1

Ferramenta - Kanban http://youtu.be/LJOiFRsp0Z8

Ferramenta

Práticas Ágeis Daily Meetings: reuniões diárias de 15 minutos em pé, onde todos respondem às perguntas: O que você realizou desde a última reunião? Quais problemas você enfrentou? Em que você trabalhará até a próxima reunião?

Referências Abrahamson, Pekka; Salo, Outi; Ronkainen, Jussi. Agile Software Development Methods: review and analysis. Otamedia Oy, Espoo 2002. VT Publications 478. Disponível em http://www.vtt.fi/inf/pdf/publications/2002/P478.pdf Beck, Kent. Extreme Programming Explained: embrace changes. Addison-Wesley, 2000 Freire, Flávia. Desvendando o Scrum. Revista TIDigital pags 36 – 43. abr 2009.

Referências Cohn, Mike. User Stories Applied For Agile Software Development. Edt. Pearson. 2004 Costa, Fernando. Agilidade: scrum e xp. Disponível em http://www.slideshare.net/fernandocostafln/agilidade-scrum-e-xp-presentation Kniberg, Henrik. Scrum and XP from the Trenches. Disponível em http://infoq.com/minibooks/scrum-xp-from-the-trenches.