NOÇÕES DE IMUNOGENÉTICA E DA GENÉTICA DOS SISTEMAS SANGUÍNEOS ABO e RH

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Immunologia Curso de Análises Clinicas Aula Teórica Nº 5
Advertisements

SISTEMA ABO Antígenos: substâncias estranhas ao organismo, provocam reações de defesa. Aglutinogênio= antígenos existentes na superfície das hemácias.
Cruzamentos em Genética
RESISTÊNCIA DO ORGANISMO À INFECÇÃO II
Geração da diversidade de anticorpos
GENÉTICA DOS GRUPOS SANGUÍNEOS
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
RESPOSTA IMUNE HUMORAL
CÉLULAS E ÓRGÃOS DO SISTEMA IMUNE
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET
Sumário Excepções às leis de Mendel: dominância incompleta, co-dominância, alelos letais e alelos múltiplos. Correcção de exercícios sobre hereditariedade.
Imunoglobulinas e TCR Ana Paula Ravazzolo.
Genética.
ANTICORPOS (IMUNOGLOBULINAS)
ANTICORPOS Funções biológicas
Ativação da Célula B, Produção de Anticorpos e Resposta Imune Humoral
ANTICORPOS: ESTRUTURA E FUNÇÃO
Imunogenética - Temas que serão tratados (plano de aula)
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
Genética Molecular Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública
Alelos Múltiplos (Polialelia)
Exercícios de Genética
GRUPOS SANGUÍNEOS.
Sistema ABO, RH, MN.
Prof. J. Oliveira São Luis 2010
NOÇÕES DE GENÉTICA Você é igual ao seu pai ou a sua mãe?
SANGUE E GRUPOS SANGUÍNEOS 1os anos Pessoa 2009
Resposta imune humoral
É responsável pelo transporte, regulação e proteção do nosso organismo.
Os genes Juliana Zimmermmann.
Prof. Ana Rita Rainho O sistema Rh.
SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO BIOLOGIA-2°E.M
GENÉTICA DOS GRUPOS SANGUÍNEOS

TIPOS DE IMUNIDADE Enfª Jamilie Sena
Alelos múltiplos ou polialelia
SISTEMA ABO Karl Landsteiner, no início do século XX, fez reagir amostras de sangue de diversas pessoas, isolando as hemácias e fazendo diferentes combinações.
Alelos múltiplos.
Alelos Múltiplos ou Polialelia
Descobre o teu sistema imunitário através de várias ferramentas de diagnóstico Responsáveis: Glória Nunes Manuela Correia Paula Videira Julho 2010.
Herança dos grupos sanguíneos
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Alelos múltiplos Série de três ou mais genes alelos que, ocupando o mesmo locus produzem, dois a dois, diferentes aspectos da mesma característica biológica.
Extensão Mendeliana Prof. Adair Carvalho.
Moléculas de Reconhecimento do Sistema Imune
Polialelia (Alelos Múltiplos)
ANTICORPOS (Ac) ou IMUNOGLOBULINAS (Ig)‏
Recombinação V(D)J: Os genes das Ig e TCR
Cadeias leves Tipo lambda Tipo kappa Cada Ac tem somente 1 tipo
Imunoglobulinas(Anticorpos)
Reconhecimento do antígeno pelas células da resposta imune adaptativa
Aluno (a): Professora: Patrícia 8º Ano Vespertino
GENÉTICA: GRUPOS SANGUÍNEOS
Grupos sanguíneos Sistema ABO e Rh
Imunologia - Imunidade
Imunogenética: sistemas sanguíneos.
MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS
Prof. Adriane Martins Dias
UPGRADE - Semana 3 Polialelia
GENÉTICA: GRUPOS SANGUÍNEOS
Células do Sistema Imune
Mecanismos de defesa não específica
Sistema sangüíneo ABO.
A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE
Grupos sanguíneos Sistema AB0 e Rh
DEFESA ESPECÍFICA OU IMUNIDADE ADQUIRIDA Linfócito B.
DOMINÂNCIA INCOMPLETA Considere: V – alelo responsável pela corola vermelha B – alelo responsável pela corola branca Indique os genótipos dos hibrídos.
IMUNIDADE ADQUIRIDA DEFESA ESPECÍFICA 1.
SANGUE Página 113.
Transcrição da apresentação:

NOÇÕES DE IMUNOGENÉTICA E DA GENÉTICA DOS SISTEMAS SANGUÍNEOS ABO e RH A RESPOSTA IMUNE 1. O Sistema Imune Inato: É formado pelos FAGÓCITOS, LINFÓCITOS killer e SIST. COMPLEMENTO

O Sistema Imune Adaptativo Possui dois sistemas: 1. O Sistema Imune Humoral - É formado pelos Linfócitos B, originados na Medula Óssea, e que atuam através da síntese e secreção dos ANTICORPOS. 2. O Sistema Imune Celular - É formado pelos Linfócitos T, originados do Timo, e que atuam diretamente no microrganismo ou pela secreção de CITOCINAS.

O Controle Genético da Imunidade Humoral As Imunoglobulinas ( Ig ): Pertencem ao grupo das gama-globulinas plasmáticas; existem 5 classes: IgG, IgM, IgA, Ig D e Ig E. As moléculas de Ig são formadas por 4 cadeias polipeptídicas, sendo um par mais longo ou pesadas ( H) e um par menor ( L )., ligadas por pontes S-S;existem 5 classes de cadeias H que são específicas das sub-classes Ig e dois tipos de L que não estão juntas no mesmo anticorpo.

A Estrutura da Molécula das Ig As cadeias H e L possuem um segmento constante, C-terminal (C) e um variável, N-terminal (V), a qual reconhece o antígeno e se liga ao anticorpo. A região C das cadeias H determina a classe de Ig.

A Base Genética da Diversidade de Anticorpos Genética das cadeias L: três segmentos gênicos diferentes codificam as cadeias L - C para a reg.C, V para a reg. V e J para região de Junção; os genes para a cadeia L tipo kappa estão no crom.2 e os da cadeia lambda estão no crom.22. Genética das cadeias H: quatro segmentos gênicos diferentes codificam; C,V,J e um D entre a junção e a reg.variável. Os genes estão no crom.14.

Genética da Síntese dos Anticorpos Teoria “Um Gene- Um Anticorpo”: Impossível Hoje: Vários mecanismos são responsáveis por gerar a diversidade de anticorpos - 1. Múltiplos genes de Ig na linhagem germinativa: para cada cadeia H e L uma pessoa possui mais de 80 segmentos V e 6 J diferentes localizados continuamente na linhagem germinativa; existem mais de 30 segmentos D para as cadeias H.

Genética da Síntese de Anticorpos - cont. 2. Recombinação Somática (VDJ): nos linfócitos B maduros há recombinases que quebram o DNA entre os segm. V e D e após são ligados por ligases com novos rearranjos - é o processo de corte e reunião ou recombinação somática. 3. Diversidade Juncional: após a montagem das novas regiões V,D e J ocorrem novas deleções ou inserções de nucleotídeos na reg. J.

Genética da Síntese de Anticorpos - cont. 4. Hipermutação Somática: após a estimulação pelo antígeno os linfócitos B sofrem uma dif.sedundária e a taxa de mutação dos genes V,D E J aumenta para aprox. 10-3 por base/divisão. 5. Múltiplas combinações de cadeias H e L: há combinação aleatória de cadeias H e L na montagem da Ig.

A Genética dos Sistemas Sangüíneos ABO e Rh Os grupos sangüíneos são sistemas de antígenos de superfície das hemácias importantes nas transfusões de sangue. O Sistema ABO (Landsteiner,1900) - 2 antígenos A e B e 2 anticorpos anti-A e anti-B, que determinam 4 grupos sangüíneos entre as pessoas ( A,B,AB e O).

Determinação Genética do Sistema ABO É codificado por um locus no crom. 9 com 3 alelos ( alelismo múltiplo ) - I A, IB, Io Genótipos Grupo Sangüíneo Anticorpos IAIA A Anti-B IAIo A Anti-B IBIB B Anti-A IBIo B Anti-A IAIB AB - IoIo O Anti-A e B

O Sistema Sangüíneo Rh (Landsteiner e Wiener,1930) Este grupo sangüíneo descoberto primeiro no macaco Rhesus (Rh) é responsável pela principal incompatibilidade sangüínea mãe-feto ( A Doença Hemolítica do RN). Geneticamente existem dois loci muito ligados, sendo o principal o locus D que é o responsável pela DHRN: São 2 alelos com relação de dominância e recessividade - D e d.

Genética do Sistema Rh Genótipos Fenótipo Antígeno DD Rh + Rh Dd Rh + Rh dd Rh - - Sensibilização: Mãe Rh- (dd) - Pai Rh+, se for DD todos os filhos Rh+; se for Dd somente 50% dos filhos Rh+. Uso da Ig anti-D na gestação.