Choque cultural: “Hispano-Hablantes” no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mudanças profissionais.
Advertisements

Unidade 7 SEQUÊNCIAS E REGULARIDADES
Material pedagógico Multiplicar x 3 Clica!
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Português Professora Pollyanna Mattos.
Feiras.
Realizado no Curso EFA Cozinha – Valença
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Sociologia da Educação
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
FUNÇÃO MODULAR.
FALANTES DE TRÊS IDIOMAS
AGÊNCIAS DE RELACIONAMENTO
Proposta Levando em conta a crescente onda de banalização do problema das drogas e do álcool, seja na mídia, ou no meio acadêmico, este breve estudo pretende.
INICIAR.
Questões sobre quatro quadrados
Provas de Concursos Anteriores
Pesquisa de Mercado Empresa- O Mundo da Diversão Problema da pesquisa?
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
AUTOLIDERANÇA Palestra 1 hora
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Exercício Visual Instruções.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
AS MENTIRAS MAIS CONTADAS.
OPERAÇÕES COM CONJUNTOS
Aprendizado de Máquina Aula 8
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Rivalidade entre Brasileiros e Argentinos
Questões de 4 quadrados Pronto(a) ? B A Vê bem este Diagrama.
Estatísticas da Criança no Brasil
BASTA VOCÊ QUERER! Automático Celinha Neme.
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Salas de Matemática.
TODOS OLHOS VOLTADOS PARA O BRASIL Rondineli Alves 2 PPN.
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
O Pai Espiritual Lucas 15:
Ele – Oi, estive o dia todo pensando em você!
ANEDOTA JCA.
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
1.
REVISÃO PRODUTOS NOTÁVEIS FATORAÇÃO FRAÇÕES ALGÉBRICAS
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
SOMANDO E PINTANDO INICIAR Marina Martins Vieira de Lima
Quiz de Geografia – prof. Padovani – 7ºs anos
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Avaliação dos Impactos das Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do I PET Estudos no Departamento de Química da FFCLRP/USP PET Química USP Ribeirão Preto.
INICIAR CLIQUE NO BOTÃO INICIAR e cruze os braços (reprodução automática)
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Topografia Formas Naturais do Terreno
Convocados: 1.André 2.Anna Catterine 3.Bethiele 4.Caroline 01. André Qualidade:criativo 02. Anna Catterine Qualidade:querida 03. Bethiele Qualidade:falante.
HOMENAGEM DOS DESENHISTAS DO MUNDO A JOÃO PAULO II
2 Co dr. Paul Brand &Sadagopan(Sadan)  É um grande problema na vida de Sadan o fato de não ter nenhum “sistema de dor” para adverti-lo dos perigos.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Questões sobre quatro quadrados
VISITE para mensagens gratuitas PowerPointSemanal Questões sobre quatro quadrados Este teste não tem pegadinhas ou é longo demais, não devia, mas já vou.
Transcrição da apresentação:

Choque cultural: “Hispano-Hablantes” no Brasil Objetivo: coletar dados para verificar o choque cultural dos falantes nativos de espanhol ao chegarem no brasil.

Choque cultural: “Hispano-Hablantes” no Brasil Para a analise levamos em conta os seguintes fatores: Alimentação; Educação; Vestuário; Idioma; Clima; Relacionamento interpessoal; Violência; Infra-estrutura da cidade.

Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil Para a analise destes fatores elaboramos um questionário que consistiu nos seguintes tópicos: Motivo da vinda para o Brasil e os dados pessoais de cada entrevistado; Idéia do Brasil antes de estar aqui; Dificuldades, as diferenças e as semelhanças com o país de origem; Sentimento atual que o estrangeiro sente no que converge ao Brasil (jogo de futebol, por exemplo).

Choque Cultural: “Hispano- Hablantes no Brasil” Dados obtidos com o questionário: 1. Entrevistados: 12 Faixa etária: de 20 à 47 anos, com a maioria entre 22 à 25 anos. Profissão: professores, estudantes e atendentes de telemarketing bilíngue. País de origem: Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Argentina e Peru, sendo a maior parte chilenos e paraguaios.

Choque cultural: “Hispano-Hablantes” no Brasil 5 .Tempo que estão no Brasil: 85% de 2 à 4 anos, o restante estão a mais tempo. 6 . Motivo da vinda: 65% imposição familiar, 20% estudar, 15% o marido é brasileiro. 7. Definição (idéia) de Brasil, antes de estar aqui: Carnaval, praia, mulher bonita, País lindo, com muitas árvores, Muito feriado, festa, Favela (somente 1 resposta negativa).

Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil 8.     Maiores dificuldades em aprender o português: 45% pronúncia, 25% nasalização, 10% sotaque, 10% gírias, 10% não teve dificuldades.

Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil Diferenças que sentiu em relação a: 9 . Clima: mais frio, mais úmido, falta de calefação, quatro estações em um dia 10 . Relações interpessoais: pessoas frias, pouco carinhosas, difícil fazer amizade, as pessoas “enrolam” nas respostas, não são diretas, sem nenhuma educação, são mais hospitaleiras, se visitam mais (uma resposta)

Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil 11 . Violência: 50% aqui é bem maior, 25% aqui é menor, 25% é a mesma coisa. 12 . Educação: Chile e Uruguai- são mais rígidos, Colômbia - é bem melhor, mais qualificada, Paraguai – a pública é igual, Argentina- tem mais qualidade, Brasil- fraca, fraquíssima (duas respostas).

Choque cultural: “Hispano- Hablantes”no Brasil 13. Infra-estrutura: aqui as cidades são mais avançadas, aqui é tudo super organizado, não há comparação, aqui é tudo péssimo ( uma resposta).   14 . Vestuário: no Chile é parecido, mas é um pouco mais formal, no Uruguai não é tão alegre, na Argentina é igual, o Brasil é mais colorido.

Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil 15. Em relação ao Brasil hoje, como você se sente? Mais estrangeiro ou mais brasileiro? 50% estrangeiro, 15% mais brasileiro, Não me sinto brasileiro, mas quando vou para Argentina, me sinto estranho. Não sou de lá (Argentina), nem de cá. 16. Por que optou por ser ou não naturalizado? 30% naturalizados brasileiros, para não ter problemas no trabalho ou com a Polícia Federal. O restante não se naturalizou, por opção de não abandonar sua nacionalidade.

Choque cultural: “Hispano- Hablantes" 17. Para quem você torce na copa? Brasil ou seu país? 70% para seu país, 30% para o Brasil.

Choque cultural: “Hispano- Hablantes” no Brasil Conclusão: Nossa primeira idéia de que, apesar da proximidade entre os países a diferença cultural existe e se apresenta de maneira forte, confirma-se com essa pesquisa.