PROJETO ITC BRAZIL ITC - BRAZIL Resultados parciais da Pesquisa:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda
Advertisements

OS SINDICATOS E A LUTA CONTRA A CONTAMINAÇAO POR HIV
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Os Fatos sobre o tabaco.
Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
Epidemiologia das Dependências Químicas
3/24/2017 6:58 AM LMF 9512 Alcohol Dependence
Pesquisa sobre Medicamentos Genéricos:
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA
A pesquisa ITC Brasil como parte do Projeto Internacional de Avaliação de Políticas de Controle do Tabaco Geoffrey T. Fong, Ph.D. Universidade de Waterloo.
Conselho Regional de Medicina – São Paulo Novembro 2002
Fumar mata.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Vigilância de Tabagismo em Escolares
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
Programa de Tratamento do Tabagista
PROJETO DE CONTROLE DE TABAGISMO
Doenças provocadas pelo tabagismo
O Tabagismo Fator de risco para as principais causas de morte no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Estão associadas ao uso do cigarro: 30% das mortes.
PESQUISA INCA: Impacto do Custo de Doenças Relacionadas com o Tabagismo Passivo, Brasil COPPE – UFRJ LTDS – Laboratório Tecnológico de Desenvolvimento.
FUMAR MATA! PES 2º ciclo Coordenadora PES.
TENTE ADIVINHAR O QUE SÃO AS SEGUINTES IMAGENS
EPIDEMIOLOGIA DA TUBERCULOSE EM ARACAJU/SE NO PERÍODO DE 1984 A 2006
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
Tabagismo Tabagismo é intoxicação causada por abuso de tabaco .
31 de maio. Dia Mundial Sem Tabaco
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
4 VÍTIMAS DE CÂNCER POR HORA 100 POR DIA EXPERIMENTE A LIBERDADE.
Comportamento no Trânsito
POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL VITÓRIA DA CONQUISTA BAHIA
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Suzana E Tanni, Paula A B de Camargo, Nathalie I Iritsu, Massaki Tani e Irma Godoy A divulgação sobre os riscos do tabagismo mudou o conhecimento dos fumantes.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Amanda Barros R1 Endocrinologia 07/05/13
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Desenvolvimento de um Programa Nacional: Estudo de Caso do Brasil Dra. Vera Luiza da Costa e Silva,
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Rastreamento das mortes e doenças relacionadas ao tabaco.
TEXTOS JORNALÍSTICOS NOTÍCIA.
TRATAMENTO DO TABAGISMO: estratégias para aconselhamento CARLOS A A VIEGAS Prof. Associado F. Medicina - UnB C N A P – SBPT 2012.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Tabagismo Ensino- Grade Curricular Área de Atuação Mesa Redonda 25/08/2007 II Congresso Brasileiro de Tabagismo-BH.
Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana do Brasil Antonio José Leal Costa – IESC/UFRJ Valeska C. Figueiredo – INCA Tania Cavalcante.
17 de Novembro Dia do Não Fumador.
Capacitação em Eventos
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT.
Nome do aluno: Caroline Magri Bonfante Disciplina: Educação em Saúde III Professora: Catarine Grisa Guaporé,julho de 2011.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção C Estudo de caso: Irlanda.
O desafio em ajudar o paciente a parar de fumar
Comportamentos Sexuais
Tabagismo e Fatores Associados Ilone Fabiane Rhoden Fabio Mulher
Análise dos resultados da implantação do Plano de Abordagem e Tratamento do Tabagismo (MS/INCA) em Unidade de Saúde (SUS) de Curitiba- Pr Luci Bendhack.
 2007 Escola de Saúde Pública Bloomberg, Universidade Johns Hopkins (Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health)  2007 Johns Hopkins Bloomberg School.
Gabriel Menezes Felipe Porto Gunther Malta 8º ano “A”
CONGRESSO ASMA, DPOC E TABAGISMO SBPT 2007
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
Porque fumam os jovens?.
Desperdício. Quando falamos de desperdício pensamos em...
Raça e Saúde Reprodutiva: Mulheres em contexto da gravidez, métodos contraceptivos e aborto Dados preliminares Emanuelle Freitas Goes Novembro, 2015 UNIVERSIDADE.
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
PROJETO ANTI-TABAGISMO
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
Transcrição da apresentação:

PROJETO ITC BRAZIL ITC - BRAZIL Resultados parciais da Pesquisa: Projeto Internacional de Avaliação do Controle do Tabaco no Brasil International Control Policy Evaluation Project PROJETO ITC BRAZIL

ITC - BRAZIL Realização INCA – Conprev Universidade de Waterloo do Canadá Financiamento Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas Parceiros ACTbr UFRJ

ITC - BRAZIL Objetivo Avaliar o impacto das políticas de controle do tabaco sobre conhecimento, atitude e comportamento entre os fumantes no Brasil. Esta pesquisa será usada para desenvolver e orientar a implementação de fortes políticas de controle do tabaco em apoio à Convenção-Quadro para Controle do Tabaco – OMS (CQCT).

ITC - BRAZIL Desenho do estudo: População de estudo Estudo de seguimento (coorte) com ondas de coleta de dados através do telefone com intervalo de 6 meses a um ano entre as mesmas. População de estudo A primeira onda da Pesquisa ITC Brasil está sendo conduzida em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Em cada uma das cidades, serão entrevistados 400 fumantes de cigarros e 200 não-fumantes, totalizando 1.800 entrevistados. Até o momento foram entrevistados 717 pessoas nas 3 cidades.

Distribuição de fumantes e ITC – BRAZIL Resultados Preliminares N= 717 Distribuição de fumantes e não fumantes por sexo Masculino Feminino 39,3% 60,7% 35,6% 64,4% Fumante Não fumante

ITC – BRAZIL Resultados Preliminares Conhecimento sobre o tabagismo e seus efeitos sobre a saúde Com base no que você sabe ou acredita, fumar causa. . . (%sim)

ITC – BRAZIL Resultados Preliminares 91,8% dos fumantes ouvidos disseram que se pudessem voltar atrás, não teriam começado a fumar; 50% dos fumantes e 28% dos não fumantes notaram as advertências sanitárias nos maços frequentemente ou muito frequentemente; 32,7% dos fumantes, ou seja ****, leram ou olharam atentamente para as advertências dos maços frequentemente ou muito frequentemente;

ITC – BRAZIL Resultados Preliminares 61,6% dos fumantes (e 83.2% dos não-fumantes) disseram que as advertências os fizeram pensar - um pouco ou muito - acerca dos riscos à saúde provocados pelo tabagismo; 48,2% dos fumantes disseram que as advertências fazem com que eles fiquem mais propensos a deixar de fumar; 39,1% dos fumantes relataram que as imagens e frases das advertências impediram que pegassem um cigarro quando estavam prestes a fumar, nos últimos 30 dias;

ITC – BRAZIL Conclusões Pelo menos um em cada dois fumantes notou as advertências sanitárias frequentemente ou muito frequentemente O conhecimento da população das cidades alvo quanto as principais doenças associadas ao tabagismo é elevado As advertências sanitárias nos maços dos cigarros estimulam os fumantes a pensarem sobre os riscos do tabagismo As advertências sanitárias estimulam os fumantes a deixarem de fumar