Pontuação professorafabianajulia@yahoo.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas
Advertisements

DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Sinais de pontuação.
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Pontuação.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
Aula de Redação Profª. Naira Veras
Professora Lúcia Brasil
Classificações das conjunções
Prof. Francisco Platão Savioli
SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ...
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Uma linda idéia a ser imitada......
Assim é a Vida....
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ROSAS VERMELHAS Por:
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
A BONECA.
PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
APREDENDO A ORAR.
Se eu morrer antes de você ...
Acentuação gráfica e pontuação
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Tipos de Período Profa Shirlene Xavier
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
PONTUAÇÃO Professora: Sandra Mary Foppa Graduada em Língua Portuguesa
Colaboração: Carlos Penatti
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
PORTUGUÊS JURÍDICO DIREITO 2014
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
Pontuação.
Claudio Geldres Era uma vez um rapaz que tinha muitos problemas. Constantemente, em suas orações, ele pedia que Jesus viesse visitá-lo no seu sofrimento.
Sinais de pontuação:.
Orações coordenadas.
Pontuação.
Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
PONTUAÇÃO: ponto-e-vírgula dois pontos parênteses aspas travessão
Mulheres, Mães & Adolescentes Mulheres, Mães & Adolescentes Angela Dillenburg.
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
PONTUAÇÃO.
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
Era uma vez uma menina ajuizada. Chamava-se Menina Vírgula
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
Se eu morrer antes de você ...
Período Composto.
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah.
A VÍRGULA É USADA: Para isolar o aposto e o vocativo:
ORAÇÕES COORDENADAS Introdução ao período composto.
Pontuação Imagine um menino mandando um bilhete para uma menina que gosta dele: Eu gosto de você não dela. Daí a menina fica.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Uso dos sinais de pontuação Professor Marcel Matias.
, ; : Sinais de Pontuação.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

Pontuação professorafabianajulia@yahoo.com.br

Uso da Vírgula No interior das orações: Termos da mesma função sintática “Tivera pai, mãe, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido.” Atenção para conectivos E / NEM

“Tenho muita inveja dos meus livros e dos meus CD’s.” “Nem os meus amigos, nem minhas irmãs, nem meus cunhados gostaram do espetáculo.” “Saímos e fechamos a faculdade.” “Saímos, e a faculdade fechou.”

2. Indicar que uma palavra foi suprimida. “Maria deu um presente aos seus irmãos; ao namorado, dois.”

3. Isolar vocativo “Pois, Seu Pedrinho, saci é uma coisa que eu juro que existe.” 4. Isolar aposto “Vitória, capital do Espírito Santo, é uma ilha que tem belas praias.”

5. Adjuntos adverbiais ou complementos verbais e nominais deslocados: “No Brasil, os corruptos ficam soltos.” “De sua terra natal, ele sente saudades. “Uma dor pavorosa, o jogador sentiu quando quebrou a perna.”

6. Indicar conjunções intercaladas: “A ferida já foi tratada. É preciso, porém, cuidar para que não piore.” 7. Em datas, separar nome de lugares: “Arcoverde, 23 de março de 2009.”

8. Intercalar expressões: ou seja, isto é, em suma, por exemplo, além de outras.

Atenção! “A velhice ridícula (sujeito e predicado) é, porventura, a mais triste e derradeira surpresa da natureza humana.” “O médico estressado (sujeito e predicado) não aceita opinião.” “O médico, assustado, não aceita opinião."

Entre as orações: Adverbiais antecedentes da principal: “Logo que soube do nascimento, correu para maternidade.” “Correu para maternidade, logo que soube do nascimento.” Facultativa

2. Adjetivas explicativas: “As frutas, que estavam maduras, caíram no chão.” 3. Coordenadas assindéticas: “Cheguei, peguei o livro, voltei correndo para o colégio.”

4. Coordenadas sindéticas: Estudamos, mas não passamos. Exceto as aditivas. Cuidado com as exceções anteriores.

5. Intercaladas: E o ladrão, perguntei eu, foi condenado? Atenção! “A casa, em que predominava a pesada alvenaria daquele tempo, estremeceu.”

“A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, se não forem adotadas medidas para conter o consumo, dentro de 25 anos 4 bilhões de pessoas não terão água em quantidade suficiente para as necessidades básicas.” Estima-se que a indústria encarregada de captar água das fontes, entregá-la na torneira do consumidor e tratá-la antes que volte para a natureza, movimente 400 bilhões de dólares, entre empresas públicas e privadas

Uso de ponto e vírgula a) separar itens enumerados: A Matemática se divide em: - geometria; - álgebra; - trigonometria; - financeira.

b) separar um período que já se encontra dividido por vírgulas: Ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.

Uso de dois pontos a) se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala: Ele respondeu: não, muito obrigado! b) se quer indicar uma enumeração: Quero lhe dizer algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas, não responda a professora.

c) Introduzir um esclarecimento ou explicação a respeito de algo previamente mencionado: Foram acrescidas facilidades irresistíveis para os investidores: além de portos e aeroportos modernos, o Nordeste fica muito mais perto dos mercados da Europa e da América do Norte.

Uso de aspas a) citação de alguém: “A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09) b) expressões estrangeiras, neologismos, gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.

c) Indicar ironia: André, o “gênio”, chegou.

Uso de Reticências Indicar suspensão de pensamento: “Essa incapacidade de atingir, de entender, é que faz com que eu, por instinto de...” Indicar dúvida ou surpresa: “E as obras? A igreja...já haverá Igreja nova?” Indicar ironia: “O Torres virá mesmo dessa vez? Até parece...”

Uso de Parênteses Intercalar uma ideia ou uma oração acessória ao texto: Macabeia começou (explosão) a tremelicar toda por causa do lado penoso que há na excessiva felicidade. Referências bibliográficas: Mas quando olhar a mancha viva na minha camisa faça uma careta e me deixa passar. (Chico Buarque de Holanda)

c) Nas indicações cênicas das peças de teatro (rubricas): Sampaio – Pois não é, não senhor...(agarram ambos no leitão e puxam cada um para seu lado)

Uso do Travessão Indicar a fala: Você não precisa de remédios? Que remédios? b) Enfatizar frases ou expressões: Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia.

Questão de Pontuação Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a própria vida: que viva em ponto de exclamação (dizem: tem alma dionisíaca); viva em ponto de interrogação (foi filosofia, ora é poesia); viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação (na política): o homem só não aceita do homem que use a só pontuação fatal: que use, na frase que ele vive o inevitável ponto final. João Cabral de Melo Neto