Um pouco de História PRIMÓRDIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Camille Monet e a Criança
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Descrever sistema de saúde
Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
EPIDEMIOLOGIA Enf.Paulina A.M. Pereira AULA1.
Professora: Karina Oliveira Bezerra
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Aula 1: Conceitos Básicos em Epidemiologia
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Habilidades em Comunicação V
História da alimentação
CIDADANIA.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARESNO SUS
1. "Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não.
O normal e o patológico G. Canguilhem.
Epidemiologia e Saúde Ambiental
Introdução à Epidemiologia
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Os avanços da ciência e o Iluminismo.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
Epidemiologia: Conceito e Definições – Um Breve Histórico
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
Práticas Integrativas e Complementares no SUS
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
A formação da sociedade moderna.
História da Epidemiologia
DOENÇAS OCUPACIONAIS Prof Lorena Amorim
EPIDEMIOLOGIA Profº Julio C. V. Nova.
EPIDEMIOLOGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE: CONCEITOS, INSTRUMENTOS E MODOS DE FAZER Lorene Pinto Setembro 2009.
Que sociologia política é essa?
DILEMAS DO PARADIGMA BIOMÉDICO: O CAMPO DA NUTRIÇÃO ---AGOSTO 2010
Carla Maria R. Alves Elisangela de Souza Santos
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
Breve Histórico da Epidemiologia
Psicologia da Saúde: caracterização do campo de saber
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
DIREITO CONSTITUCIONAL I
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
Epidemiologia Tásio Lessa.
EPIDEMIOLOGIA HISTÓRICO DA EPIDEMIOLOGIA PRIMÓRDIOS
Transformação com as PIC
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
O que é Sociologia?.
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Processo saúde e doença
Saúde Coletiva Profª Ilana Soares Martins. Saúde/ Doença “ O Que é Ter saúde”, “ O Que é Ter saúde”, “ O Que é Ter Doença” “ O Que é Ter Doença”
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
O Campo da Saúde Coletiva
Um pouco de História PRIMÓRDIOS Hipócrates – estrutura e o conteúdo dos textos hipocráticos sobre as epidemias e sobre os ambientes. (adesão à tradição.
Contexto histórico - “A modernidade”
Professora: Luciana Campos Aula 1 –
MAPA MUNDI. A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA NO TERMO MAIS REMOTO A GEOGRAFIA “NASCEU” ENTRE OS GREGOS JUNTO COM A FILOSOFIA E A HISTÓRIA. NO TERMO MAIS REMOTO.
Epidemiologia Palavra de origem grega Epi-sobre Demos-população Logos-tratado.
Introdução à Epidemiologia
Transcrição da apresentação:

Um pouco de História PRIMÓRDIOS Hipócrates – estrutura e o conteúdo dos textos hipocráticos sobre as epidemias e sobre os ambientes. (adesão à tradição de Higéia) Asclépio – Deus da saúde Panacéia – padroeira da medicina individual curativa.Prática terapêutica baseada em intervenções sobre indivíduos doentes – Manobras físicas, encantamentos, preces e uso de medicamentos. Higéia – saúde é o resultado da harmonia entre os homens e os ambientes. Os higeus pretendiam promover a saúde por meio de ações preventivas, mantenedo-res do perfeito equilíbrio entre os elementos funda-mentais: terra, fogo, ar e água.

Primórdios Roma antiga – primeiros médicos (em geral escravos gregos) modelados na figura de Galeno. Contribuição romana para a Epidemiologia Censos periódicos. Registro compulsório de nascimentos e óbitos. Idade Média – práticas de caráter mágico-religioso, caracterizado por amuletos, orações e cultos a santos protetores.

Principais eixos de constituição da ciência Epidemiológica Raízes Principais eixos de constituição da ciência Epidemiológica Clínica Médica Estatística Medicina Social

Clínica Médica Na constituição do saber clínico racionalista e moderno – fundamental para a formação histórica da epidemiologia – pode-se observar três etapas ou eixos: Momentos iniciais da luta contra os leigos e religiosos encarregados do corpo-saúde-doença, buscando a legitimação do projeto político-científico de uma clínica integrada às novas racionalidades, não se verificando uma distinção muito clara entre as dimensões individual e coletiva da saúde.

A clínica médica se consolida como corporação e no processo de construção de um saber técnico próprio e de uma rede de instituições de prática, reforça ainda mais o estudo do unitário, do caso, a partir da investigação sistemática dos enfermos. A última etapa vincula-se ao nascimento da fisiologia moderna (Claude Bernard ( 1813-1878), estruturada a partir da definição das patologias no nível subindividual., o que é reforçada com o advento da teoria microbiana de Louis Pasteus (1828-1895)

Estatística O projeto de quantificação das enfermidades representa um elemento metodológico distintivo da nova ciência da saúde. Estatística (séc.XVII) = medida do Estado – termo criado por Hermann Conrig (1606-1681). A partir do séc XVIII alcança-se uma razoável integração entre a clínica moderna e a estatística. Faltava algo essencial para que desta combinação resultasse uma nova ciência da saúde

Medicina Social Princípio de que a saúde é uma questão social e política, aliado a uma preocupação sociológica e a um compromisso com os processos de transformação da situação de saúde. Final do séc. XVIII com a Revolução Industrial e sua economia política fizeram emergir o fenômeno concreto do proletariado e o conceito de força de trabalho. 1850 – criada a London Epidemiological Society 1854 – John Snow – fundador da Epidemiologia