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PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE
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PLANEJAMENTO EM SAÚDE PLANEJAR OU IMPROVISAR? A DECISÃO É SUA!!!!!!
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PLANEJAMENTO EM SAÚDE PLANEJAR É ATIVIDADE HOMEM.
NECESSIDADE EM TODAS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO. MAIOR COMPLEXIDADE DOS PROBLEMAS, MAIOR NECESSIDADE PLANEJAR PARA GARANTIR MELHORES RESULTADOS.
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PLANEJAMENTO EM SAÚDE DEFINIÇÃO.
É O PROCESSO DE DECIDIR O QUE FAZER. É NÃO IMPROVISAR. É A ESCOLHA ORGANIZADA DOS MELHORES MEIOS E MANEIRAS DE SE ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS.
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PLANEJAMENTO EM SAÚDE DEFINIÇÃO.
PLANEJAR É PREPARAR E ORGANIZAR BEM UMA AÇÃO. DECIDIR O QUE FAZER. ACOMPANHAR A SUA EXECUÇÃO E AVALIAR OS RESULTADOS FINAIS.
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PLANEJAMENTO EM SAÚDE PROCESSO PLANEJAMENTO CONTEMPLA TRÊS MOMENTOS
DE INTERAÇÃO PERMANENTE
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FORMAS DE PLANEJAR EM SAÚDE.
CENTRALIZADO: EQUIPE DE SAÚDE PENSA E DECIDE O QUE FAZER: CONTROLE GESTOR. NECESSIDADE EPIDEMIOLÓGICA. NÃO REFLETE NECESSIDADE POPULAÇÃO. NÃO PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
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FORMAS DE PLANEJAR EM SAÚDE.
PARTICIPATIVO: POPULAÇÃO + EQUIPE DE SAÚDE DECIDEM AS AÇÕES. ANÁLISE E REFLEXÃO DOS TÉCNICOS E POPULAÇÃO. PROCESSO DEMOCRÁTICO. TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE.
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PLANEJAMENTO EM SAÚDE “UMA AÇÃO PROBLEMATIZADORA E PARTICIPATIVA PRESSUPPÕE QUE A POPULAÇÃO COMPARTILHE DE FORMA REAL DE TODOS OS PASSOS DA AÇÃO”. EXECUÇÃO AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO
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PLANEJAMENTO EM SAÚDE A POPULAÇÃO DEVERÁ PARTICIPAR “TOMANDO PARTE” NAS DECISÕES, ASSUMINDO AS RESPONSABILIDADES QUE LHE CABEM, COMPREEENDENDO AS AÇÕES DE CARÁTER TÉCNICO REALIZADAS OU INDICADAS.
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ETAPAS DO PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
1. DIAGNÓSTICO: COMPREENDE A COLETA DE DADOS, A DISCUSSÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS E O ESTABELECIMENTO DE PRIORIDADES.
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ETAPAS DO PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
2. PLANO DE AÇÃO: INCLUI A DETERMINAÇÃO DE OBJETIVOS, POPULAÇÃO-ALVO, METODOLOGIA, RECURSOS E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.
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ETAPAS DO PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
3. EXECUÇÃO: IMPLICA A OPERACIONALIZAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO.
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ETAPAS DO PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
4. AVALIAÇÃO: INCLUI A VERIFICAÇÃO DE QUE OS OBJETIVOS PROPOSTOS FORAM OU NÃO ALCANÇADOS.
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ETAPAS DO PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
UM DOS PRINCÍPIOS DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO É A FLEXIBILIDADE, QUE PERMITE A REFORMULAÇÃO DAS AÇÕES PLANEJADAS DURANTE SUA EXECUÇÃO. REPROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES/ NECESSIDADE DE NOVOS DIAGNÓSTICOS.
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ETAPAS DO PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE:
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1. O QUE ENTENDEMOS POR DIAGNÓSTICO?
É UMA LEITURA DA REALIDADE, PERMITINDO A COMPREENSÃO E A SISTEMATIZAÇÃO DOS PROBLEMAS E NECESSIDADES DE SAÚDE DE UMA POPULAÇÃO.
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1. O QUE ENTENDEMOS POR DIAGNÓSTICO?
CONHECER CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E CULTURAIS DA POPULAÇÃO. CAUSAS DOS AGRAVOS DE SAÚDE. FATORES POLÍTICOS, ECONÔMICOS E DE ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E DA SOCIEDADE.
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FASES DO DIAGNÓSTICO
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FASES DO DIAGNÓSTICO/ COLETA DE DADOS
PROPICIAR LEITURA DA REALIDADE CONCRETA. IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS E NECESSIDADES DE SAÚDE DO GRUPO E/OU DA POPULAÇÃO ESTUDADA.
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FASES DO DIAGNÓSTICO/ COLETA DE DADOS
OBTER DADOS SOCIOECONÔMICOS, CULTURAIS E EPIDEMIOLÓGICOS. OFERECEM SUBSÍDIOS SOBRE AS CAUSAS DOS AGRAVOS DE SAÚDE E A INTER-RELAÇÃO COM A ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
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FASES DO DIAGNÓSTICO/ COLETA DE DADOS
FONTES DADOS PRIMÁRIOS: ÀQUELES QUE PRECISAM SER COLETADOS ATRAVÉS DE: QUESTIONÁRIOS/ FORMULÁRIOS. FICHA DE OBSERVAÇÃO. ENTREVISTA. OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE.
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FASES DO DIAGNÓSTICO/ COLETA DE DADOS
FONTES DADOS SECUNDÁRIOS: BOLETINS EPIDEMIOLÓGICOS. RELATÓRIOS/PLANILHAS. PRONTUÁRIOS, ATAS. ARTIGOS CIENTÍFICOS/ LIVROS. (LEITURA DE TEXTO: “O CASO DOS BARRANCOS NO FUNDO DO QUINTAL)
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AÇÕES PLANEJADAS/ANÁLITICO-DESCRITIVO
EQUIPE TÉCNICA GRUPOS/POPULAÇÃO
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AÇÕES PLANEJADAS/PARTICIPATIVAS
REALIDADE SITUAÇÃO PROBLEMA EQUIPE DE SAÚDE GRUPOS POPULAÇÃO
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FASES DIAGNÓSTICO: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS.
PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO: 1) VISÃO DAQUELES QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELO DESENCADEAMENTO DAS AÇÕES DE DIAGNÓSTICO DE UMA DADA SITUAÇÃO-PROBLEMA.
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FASES DIAGNÓSTICO: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO: 2) O TIPO DE DADOS A SEREM COLETADOS. 3) A SITUAÇÃO PROBLEMA SER OU NÃO EMERGENCIAL.
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FASES DIAGNÓSTICO: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO: 4) A POSTURA E VISÃO DA POPULAÇÃO A SER ENVOLVIDA. 5) O COMPROMISSSO COM A PARTICIPAÇÃO REAL.
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FASES DIAGNÓSTICO: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO: TODOS OS FATORES CITADOS DIRECIONAM PARA UM DIAGNÓSTICO DESCRITIVO/ANALÍTICO E/OU PARTICIPATIVO.
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LEVANTAMENTO DE PRIORIDADES
INTERPRETAÇÃO DOS DADOS? DIAGNÓSTICO? CAUSA? O QUE ESTAS PALAVRAS TÊM EM COMUM? EFEITOS? VARIÁVEIS?
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LEVANTAMENTO DE PRIORIDADES
ÚLTIMA FASE DO DIAGNÓSTICO: DEFINEM PROBLEMAS IDENTIFICADOS. AQUELES QUE SÃO PASSÍVEIS DE INTERVENÇÃO. PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO
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PLANO DE AÇÃO ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: OBJETIVOS;
POPULAÇÃO-ALVO; RECURSOS HUMANOS/MATERIAIS; ESTRATÉGIAS DE EXECUÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO.
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